Resumo
Apesar da expansão dos programas, permanece no país a existência de vazios assistenciais ocasionado, entre outros motivos, por vagas não disponibilizadas devido a dificuldades enfrentadas pelas instituições proponentes de programas, desde a construção de projetos pedagógicos até a estruturação do programa.
Este projeto pretende apoiar o Ministério da Saúde no mapeamento da situação dos Programas Residência Multiprofissional, identificando os nós críticos que dificultam a expansão e o alcance das metas, e ofertando apoio pedagógico aos programas que tiverem esta necessidade identificada.
Quatro macroações serão desenvolvidas neste projeto:
1) Mapeamento dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde no país.
2) Apoio pedagógico às instituições proponentes dos Programas de Residência, por meio de Ambiente Virtual de Apoio Pedagógico e Educação Permanente – AVAEP.
3) Construção de uma rede de apoio entre os programas das diferentes regiões do país, por meio de AVAEP, um espaço de compartilhamento de vivências.
Projeto aprovado em dezembro de 2018, e envolve o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Espera-se como resultado deste projeto impactar os os programas de Residência Multiprofissionais em Saúde, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, tornando-os qualificados, munidos de processos, estratégias e ferramentas pedagógicas; com potencial para expansão ou aumento e otimização de vagas; e articulados ente si e a Rede de Atenção à Saúde nas diferentes regiões do país.
Introdução
Apesar da expansão dos programas, permanece no país a existência de vazios assistenciais ocasionado, entre outros motivos, por vagas não disponibilizadas devido a dificuldades enfrentadas pelas instituições proponentes de programas, desde a construção de projetos pedagógicos até a estruturação do programa. O fortalecimento do SUS, por meio da formação de profissionais na modalidade residência, é o principal compromisso social deste projeto. Esse compromisso está orientado na construção de uma consciência crítica dos trabalhadores do SUS em relação à necessidade de melhoria das práticas de saúde, no que se refere à organização do sistema de saúde para o enfrentamento da complexidade do quadro epidemiológico, socioeconômico e cultural da população brasileira.
Este projeto pretende apoiar o Ministério da Saúde no mapeamento da situação dos Programas Residência Multiprofissional, identificando as dificuldades na expansão e no alcance das metas, e ofertando apoio pedagógico aos programas que tiverem esta necessidade identificada.
Métodos
Quatro macroações serão desenvolvidas neste projeto:
1) Mapeamento dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde no país:
- avaliação normativa dos projetos pedagógicos dos programas, utilizando o referencial de currículo de Sacristán e as diretrizes do Ministério da Educação;
- construção e aplicação de um instrumento, a fim de identificar os macroproblemas enfrentados pelas instituições proponentes de programas;
- realização de grupo focal e visita técnica para uma amostragem dos programas cuja avaliação foi satisfatória e para uma amostragem para os que precisam melhorar/insatisfatórios. A técnica do “grupo focal” tem o potencial de captar a visão do processo na perspectiva dos diferentes atores que mais diretamente acompanham o programa de residência.
2) Apoio pedagógico efetivo e resolutivo às instituições proponentes dos Programas de Residência. Serão utilizadas duas estratégias:
- Consultoria realizada por especialista com expertise na temática “residência em área profissional da saúde”, por meio de Ambiente Virtual de Apoio Pedagógico e Educação Permanente – AVAEP, onde serão disponibilizadas tecnologias com potencial para um apoio resolutivo como bibliografias, vídeos, fóruns, entre outros.
- Videoconferências com os especialistas segundo dimensões do currículo em processo (planejado, desenvolvido e avaliado) para os programas com necessidades singulares afins.
3) Promoção da interlocução dos Programas de Residência com a Rede de Atenção a Saúde e entre eles, por meio de AVAEP, um espaço de compartilhamento de vivências, visando a construção de uma rede de apoio e matriciamento entre os programas das diferentes regiões do país.
Resultados
Projeto aprovado em dezembro de 2018, e envolve o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Espera-se como resultado deste projeto impactar os os programas de Residência Multiprofissionais em Saúde, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, tornando-os qualificados, munidos de processos, estratégias e ferramentas pedagógicas; com potencial para expansão ou aumento e otimização de vagas; e articulados ente si e a Rede de Atenção à Saúde nas diferentes regiões do país.
Em médio prazo, se pretende disseminar as metodologias ativas como uma ferramenta de educação que possibilita a ampliação das capacidades dos residentes de negociação, busca por evidências científicas, além do desenvolvimento dos raciocínios clínico-epidemiológico, crítico-reflexivo e estratégico-situacional, aplicado às situações-problema do cotidiano de trabalho e da formação em saúde.
Equipe
Hospital Moinhos de Vento
Elvira Alicia Aparicio Cordero - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
Scheila Mai - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
Alice Paul Waquil - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
Vitória Silva da Rosa - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Brasília, DF
Hospital Sírio-Libanês
Elizabete Martini Akamine – Líder do projeto
Felipe Eduardo Martins de Andrade – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/4801143694177425
Alexandre Piassi Passos – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/1659156185326866
Sibelle Cosme Pedro - Analista informações assistenciais
Liliane Silva Pereira - Analista de projetos
Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)
Ministério da Saúde
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Equipe de Cirurgiões Aparelho Digestivo: Dr. Ricardo Cohen, Dr. Fernando Pecky, Dr. José Carlos Pinheiro Filho, Dr. Sérgio Roll, Dr. Nelson Liboni, Dr. Rodrigo Vincenzi e Dr. Bernardo Ketzer;
Equipe de Cirurgiões Urologia/ Robótica: Dr. Carlo Passerotti
Equipe de Cirurgiões Ortopedista: Dr. João Paulo Mazotti, Dr. Gabriel Pecchia, Dr. Emerson Honda, Dr. Daniel Daniachi, Dr. Luís Carlos Angelini;
Equipe de Cirurgiões Ginecologia Robótica: Dr. José Carlos Kandelamnn, Dr. Kazuya Yamashiro.
STEI Radiologia
Hcor
Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/7659040257112544
Flávia Saraiva Leão Fernandes - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/4532319203997720
Consultoria pedagógica:
Marilda Siriani de Oliveira - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118
Einstein Hospital Israelita
Desenvolvido pelo departamento de Serviço Social do Hospital Albert Einstein em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
