Projetos

Residência Multi
Residência Multiprofissional em Cardiologia

Residência Multiprofissional em Cardiologia

    Resumo
    As Residências Multiprofissionais em Saúde são orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades locais e regionais, e abrangem diversas profissões. Trata-se de uma cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação para favorecer a inserção qualificada de profissionais no SUS, tendo como objetivo a educação voltada para a transformação da realidade. Esta estratégia reconhece o mundo do trabalho como espaço produtor de saberes, pelo desenvolvimento de melhores práticas e pela formação de profissionais no contexto real dos serviços de saúde, o que potencializa a aprendizagem e acelera o desenvolvimento de competência profissional. Além disto, esta estratégia aproxima a produção de novos conhecimentos e a formação de profissionais às necessidades de saúde das pessoas e de organização do sistema de saúde.

    O perfil epidemiológico do país, em especial nas cidades, aponta para a alta prevalência de doenças cardiovasculares, sendo a primeira causa de mortalidade. A atenção qualificada aos pacientes com estas doenças, desde a atenção primária até a atenção terciária, com bases científicas e de maneira sistematizada, pode contribuir para a diminuição desses índices. A Residência Multiprofissional em Saúde em Atenção Cardiovascular visa à melhoria da atenção prestada aos cidadãos com estas doenças, visto que a participação de diferentes profissionais tem potencial para constituir trabalho e aprendizagem interdisciplinar e interprofissional, pela troca contínua de saberes e práticas, criando novas formas de cuidado, baseadas nas melhores evidências.

    Este projeto pretende contribuir com a formação de profissionais de no contexto do SUS, com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio crítico-reflexivo, orientado para a segurança do cuidado ao paciente e trabalho em equipe, comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no país.

    A estrutura curricular contempla uma prática assistencial baseada no princípio do SUS de integralidade do cuidado, tendo em vista à diversidade e complexidade da realidade da saúde, aliada à postura crítica e criativa. Conta com um currículo ancorado numa abordagem construtivista e baseado em metodologias ativas de ensino aprendizagem baseadas em situação problema, além de simulação realística, aula expositiva dialogada, discussão de casos clínicos, práticas em cenários diversificados, estudo dirigido, trabalho de conclusão de curso e atividade complementar (estágio eletivo prático).

    O projeto foi aprovado em dezembro de 2018 e envolve o Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

    Prevê a formação de 36 profissionais que ocorrerá em duas Turmas de Residentes, sendo a primeira Turma com ingresso em 2019 e a segunda com ingresso em 2020. Cada Turma tem duração de 24 meses, em regime de dedicação integral, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% de atividades práticas e 20% teórica.
    Introdução
    As Residências Multiprofissionais em Saúde são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem diversas profissões da área da saúde. Trata-se de uma cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Educação concebida para favorecer a inserção qualificada de profissionais no SUS, tendo como objetivo a educação voltada para a transformação da realidade. Esta estratégia de formação reconhece o mundo do trabalho como espaço produtor de saberes, pelo desenvolvimento de melhores práticas e pela formação de profissionais no contexto real dos serviços de saúde, o que potencializa a aprendizagem e acelera o desenvolvimento de competência profissional. Além disto, esta estratégia aproxima a produção de novos conhecimentos e a formação de profissionais às necessidades de saúde das pessoas e de organização do sistema de saúde.

    O perfil epidemiológico do país, em especial nas cidades, aponta para a alta prevalência de doenças cardiovasculares, sendo a primeira causa de mortalidade. A atenção qualificada aos pacientes com estas doenças, desde a atenção primária até a atenção terciária, com bases científicas e de maneira sistematizada, pode contribuir para a diminuição desses índices. A Residência Multiprofissional em Saúde em Atenção Cardiovascular visa a melhoria da atenção prestada aos cidadãos com estas doenças, visto que a participação de diferentes profissionais tem potencial para constituir trabalho e aprendizagem interdisciplinar e interprofissional, pela troca contínua de saberes e práticas, criando novas formas de cuidado, baseadas nas melhores evidências.

    Este projeto pretende contribuir com a formação de profissionais de no contexto do SUS, com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio crítico-reflexivo, orientado para a segurança do cuidado ao paciente e trabalho em equipe, comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no país.
    Métodos
    A estrutura curricular contempla uma prática assistencial baseada no princípio do SUS de integralidade do cuidado, tendo em vista à diversidade, pluralidade e complexidade da realidade da saúde, aliada à postura crítica, reflexiva e criativa. Conta com um currículo ancorado numa abordagem construtivista e baseado em metodologias ativas de ensino aprendizagem baseadas em situação problema, além de simulação realística, aula expositiva dialogada, discussão de casos clínicos, práticas em cenários diversificados, estudo dirigido, trabalho de conclusão de curso e atividade complementar (estágio eletivo prático).
    Resultados

    O projeto foi aprovado em dezembro de 2018 e envolve o Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

    Prevê a formação de 36 profissionais que ocorrerá em duas Turmas de Residentes, sendo a primeira Turma com ingresso em 2019 e a segunda com ingresso em 2020. Cada Turma tem duração de 24 meses, em regime de dedicação integral, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% de atividades práticas e 20% destinada para a formação teórica e teórico-prática).
    Equipe
    Hospital Moinhos de Vento
    Equipe
    Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes 
    Elvira Alicia Aparicio Cordero - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Scheila Mai - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Alice Paul Waquil - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Vitória Silva da Rosa - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre - Lattes
    Liderança
    Ana Paula Tussi leite - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre –Lattes

    Colaboração
    Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, RJ
    Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Brasília, DF
    Área técnica
    Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS)
    Hospital Sírio-Libanês
    Equipe

    Elizabete Martini Akamine – Líder do projeto

    Felipe Eduardo Martins de Andrade – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/4801143694177425

    Alexandre Piassi Passos – Hospital Sírio Libanês – http://lattes.cnpq.br/1659156185326866

    Sibelle Cosme Pedro - Analista informações assistenciais

    Liliane Silva Pereira - Analista de projetos

    Liderança
    Adriana Lara - Gerente do projeto
    Colaboração
    Elvis Alberto Bueno - Financeiro
    Área técnica
    Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

    Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)

    Ministério da Saúde
    Hospital Alemão Oswaldo Cruz
    Equipe
    Mastologistas: Dr. Luis Fernando Guimarães Santos Filho, Dr. Marcelo Gennari e Dr. Rafaela Cecílio Sahium de Almeida.
    Equipe de Cirurgiões Aparelho Digestivo: Dr. Ricardo Cohen, Dr. Fernando Pecky, Dr. José Carlos Pinheiro Filho, Dr. Sérgio Roll, Dr. Nelson Liboni, Dr. Rodrigo Vincenzi e Dr. Bernardo Ketzer;
    Equipe de Cirurgiões Urologia/ Robótica: Dr. Carlo Passerotti 
    Equipe de Cirurgiões Ortopedista: Dr. João Paulo Mazotti, Dr. Gabriel Pecchia, Dr. Emerson Honda, Dr. Daniel Daniachi, Dr. Luís Carlos Angelini;
    Equipe de Cirurgiões Ginecologia Robótica: Dr. José Carlos Kandelamnn, Dr. Kazuya Yamashiro.
    Liderança
    Ana Paula Marques de Pinho
    Colaboração
    MS Campos Radiologia
    STEI Radiologia
    Área técnica
    Secretaria Municipal de Saúde
    Hcor
    Equipe

    Claudia Satiko Takemura Matsuba - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/7055171042618504


    Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/7659040257112544


    Silvia Maria Cury Ismael - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0715956652398451
    Liderança
    Bernardete Weber - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0961819677749530
    Colaboração

    Consultoria pedagógica:

    Marilda Siriani de Oliveira - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118
    Área técnica
    Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde / Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Ministério da Saúde (DEPREPS/SGTES/MS)
    Einstein Hospital Israelita
    Equipe

    Desenvolvido pelo departamento de Serviço Social do Hospital Albert Einstein em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

    Colaboração
    Escritório PROADI-SUS.
    Área técnica
    Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    Nenhuma instituição encontrada para este projeto.