Projetos

template-planificasus-capa-inicial.jpg
PlanificaSUS
Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde

Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde

    Resumo

    A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma metodologia utilizada para organização  das Redes de Atenção à Saúde (RAS), baseada em diretrizes clínicas e no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), ela permite que as equipes desenvolvam competências para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários. 

    O público-alvo do projeto engloba todos os profissionais e gestores das unidades de saúde participantes, incluindo tutores locais. Cada etapa acontece concomitantemente nas 24 regiões, somando 270 municípios e cerca de 3.000 unidades de saúde.

    Introdução

    Em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a proposta contribui com o desenvolvimento da APS por meio de mudanças na formação e organização de processos de trabalho dos profissionais que fazem parte das equipes assistenciais e de gestão. A capacitação ocorre a partir de workshops, oficinas temáticas e cursos EAD, além de protocolos, políticas, rotinas e ferramentas de qualidade.  

    Dessa forma, a iniciativa visa colaborar significativamente com a organização do processo de trabalho das equipes do SUS, além de fomentar a integração das RAS, gerando resultados capazes de apoiar o processo de reorganização das equipes.

    Também faz parte desse trabalho apoiar o corpo técnico-gerencial das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde no que se refere ao planejamento, organização e operacionalização das oficinas e dos macroprocessos que fazem parte da APS e da AAE. Espera-se auxiliar na mudança da cultura das organizações de saúde, englobando a segurança do paciente e a implantação de melhorias. 

    Métodos

    A Fase 2 do PlanificaSUS está dividida nas seguintes etapas:

    • Etapa Preparatória: Monitoramento do Plano Controle e Planejamento da Fase 2;
    • Integração e Comunicação entre Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE);
    • Monitoramento e Avaliação na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE);
    • Autocuidado Apoiado na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE);
    • Cuidados Continuados e Paliativos na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE);
    • Transversalidade da Segurança do Paciente na Planificação da Atenção à Saúde;
    • Macroprocessos da Vigilância em Saúde;
    • Plano controle para continuidade da estratégia.

    Cada etapa está organizada para desenvolver a metodologia da PAS regionalmente, por meio de workshops e das oficinas tutoriais. Os workshops utilizam práticas de problematização para estimular a reflexão dos gestores e suas equipes, feitas a partir de oficinas educacionais voltadas à criação de competências, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

    Em seguida, os profissionais conduzem as oficinas tutoriais nas unidades de saúde da APS e AAE, apoiando diretamente as equipes no exercício de suas funções assistenciais e gerenciais. Assim, é possível identificar lacunas e oportunidades para a integração e fortalecimento da RAS, em um movimento de “fazer junto” e não de fiscalização das práticas locais. Em cada uma das regiões de saúde participantes, existe uma equipe de um consultor regional, um analista da APS, um analista da AAE e um tutor para dar o suporte necessário à condução do processo. 

    Resultados

    Principais Resultados:

    Abrangência no SUS 

    • 18 Unidades federativas;
    • 24 Regiões de Saúde;
    • 264 municípios; 
    • 1248 unidades básicas de saúde; 
    • 3.231 equipes; 
    • 31 ambulatórios em implantação do Modelo PASA; 
    • 30.627 profissionais envolvidos; 
    • 1.551 profissionais atuando enquanto tutores do projeto; 
    • 71% de expansão na APS; 
    • 42% de municípios com 100% de expansão. 

     

    Indicadores da Atenção Primária à Saúde 

    Os indicadores de APS elencados pelo projeto para o monitoramento, foram os indicadores vigentes do Ministério da Saúde no período 2021-2023 (PrevineBR):

    • 85% dos municípios alcançaram ISF ≥7; 
    • 54% dos municípios alcançaram indicador 6+ consultas pré-natal; 
    • 86% dos municípios alcançaram indicador exames de sífilis e HIV na gestação; 
    • 100% dos municípios do baixo Amazonas- AM alcançaram o indicador de exames de sífilis e HIV na gestação; 
    • Os municípios de Ipueira-RN; Gouveia-MG e Veredinha-MG apresentaram ISF= 10 por dois quadrimestres seguidos; 
    • 100% dos municípios na região de Irati-PR alcançaram o indicador de 6+ consultas de pré-natal. 

     

    Segurança do Paciente| Núcleos de Segurança do Paciente 

    Ao longo do triênio 2021-2023, o PlanificaSUS dedicou-se a abordar de forma transversal a Segurança do Paciente na APS e na AAE:

    • 18 Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente implantados;
    • 05 unidades federativas (DF, MA, MG, PR e SE) atualizaram e reformularam as políticas estaduais de Segurança do Paciente: Plano Estadual de Segurança do Paciente e Regimento dos Núcleos Estaduais de Segurança do Paciente; 
    • 91 municípios com Núcleo de Segurança do Paciente implantado;
    • 140 times de segurança implantados nos serviços de APS e AAE. 

     

    Cuidados Paliativos na APS| Pós-graduação 

    • implantação dos cuidados paliativos na APS, focando a abordagem paliativa e a elegibilidade de pessoas usuárias ao cuidado paliativo foram prioritários no PlanificaSUS;
    • Foram formados 139 profissionais especialistas em cuidados paliativos na APS de diferentes unidades federativas do país;
    • A pós-graduação foi disponibilizada para profissionais de todo país, não se restringindo às regiões participantes do projeto.  

     

    Validação de Escalas em Saúde 

    • Escala de vulnerabilidade Familiar (EVFAM-BR): esta escala permite classificar os domicílios em estratos de vulnerabilidade, contribuindo com as equipes no planejamento de ações e intervenções em saúde;
    • Escala de Vulnerabilidade Odontológica (EVO-BR):a aplicação e interpretação da EVO-BR, os usuários da APS podem ser classificados em dois estratos de vulnerabilidade, permitindo nortear as equipes de saúde bucal no planejamento das suas ações e intervenções em saúde bucal com base nas necessidades da população de sua responsabilidade;
    • Escala de Avaliação da Necessidade de Cuidado em Saúde Mental (Cuida SM): esta escala permite mensurar o grau de necessidade de cuidado em saúde mental em pessoas usuárias acompanhadas na APS, de forma a apoiar o processo de escolamento do cuidado. 

     

    Atenção Ambulatorial Especializada (AAE): 

    • Fortalecimento do compartilhamento do cuidado do usuário: ferramentas instrumentos e comunicação para o compartilhamento do cuidado; 
    • Atenção Contínua: tecnologia leve de cuidado, que possibilita um atendimento contínuo, sendo seu produto plano de cuidados multiprofissional; 
    • Fortalecimento de funções do ambulatório: assistencial, matricial e educacional. 
    Equipe
    Einstein Hospital Israelita
    Equipe

    Adriane Reis Arcos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Ana Cláudia Pereira da Paz - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Beatriz Gabriele de Oliveira Vieira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Elaine Cristina de Melo Faria - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Eliana Tiemi Masuda - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Emanuela Brasileiro de Medeiros - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn

    Evelyn Lima de Souza - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Francisco Timbó de Paiva Neto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Gabriela Alves de Oliveira Hidalgo - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Guilherme Barbosa Shimocomaqui - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Ilana Eshriqui Oliveira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Isadora Siqueira de Souza - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Ives Priscila dos Santos Ferraz - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Joana Moscoso Teixeira de Mendonça - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Jonny William de Souza Domingos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn 

    Marcelo Eiji Kitsuse - Hospital Israelita Albert Einstein , São Paulo, SP

    Natan do Santos Nunes - Hospital Israelita Albert Einstein , São Paulo, SP

    Rebeca Correia Cardoso - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn 

    Rebecca Cabral de Figueiredo Gomes Pereira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Rosilene Campos dos Santos Rocha - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Samara Ercolin de Souza - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes 

    Verônica Rodrigues Oliveira dos Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes  

    Liderança

    Caroline Midori Tamanaha - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Larissa Karollyne de Oliveira Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Marcio Anderson Cardozo Paresque - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes 

     

    Área técnica

    Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Coordenação Geral de Garantia dos Atributos da Atenção Primária, Departamento de Saúde da Família (SAPS/MS)

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    São Paulo
    São Paulo
    • HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN