Projetos

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AD-JUS
Apoio técnico-científico à tomada de decisão judicial em Saúde no Brasil

Apoio técnico-científico à tomada de decisão judicial em Saúde no Brasil

    Resumo

    Entre 2008 e 2017, as demandas judiciais relacionadas à saúde têm tido um crescimento progressivo no Brasil, por esbarram em processos de liberação para medicamentos e tratamentos que não são disponibilizados para população, via Sistema Único de Saúde (SUS).

    O projeto ADJUS busca promover com equidade e de modo racional o acesso a tratamentos que se mostram efetivos e seguros para a população, colaborando para a tomada de decisões sobre estas ações que sobrecarregam o sistema judicial. Assim, o Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, vem fazendo um trabalho estruturante para otimizar a sistematização e manter a agilidade no andamento das ações jurídicas, garantindo o melhor para a população.

    Contribuir para o uso de evidências científicas na tomada de decisão judicial e priorizar o fornecimento de tecnologias para que sejam eficazes e seguras são dois dos objetivos principais do projeto ADJUS. O paciente, em busca do tratamento rápido e considerado ideal, às vezes, pode se deparar com iniciativas ineficazes, prejudiciais ou que tenham efeitos – sejam eles benéficos ou prejudiciais – incertos, por isso o projeto traça iniciativas para assertividade de tratamentos e para melhorar o orçamento do SUS, já que esses gastos inesperados têm um impacto considerável no orçamento público.

    Introdução

    De modo geral, as atividades relacionadas ao apoio à tomada de decisões judiciais em saúde impactam em todas as esferas da assistência à saúde, seja de forma direta ou indireta. Uma pesquisa feita pela Coordenação Geral de Gestão de Demandas Judiciais em Saúde (CGJUD/SE) mostrou que entre os anos de 2008 e 2017, as demandas judiciais aumentaram em 130% no Brasil. Em 2020, foram abertos cerca de 4.634 processos relacionados a este assunto, e teve uma crescente de 6.235 em 2021.

    Em relação ao custo para os cofres públicos, estima-se que entre 2017 e 2023, aproximadamente R$15 bilhões foram gastos para cumprir decisões judiciais. Um ponto de atenção para estes episódios é que a aquisição de medicamentos, sob pressão judicial, pode penalizar o orçamento público, já que o preço pode ser elevado em até 44% em comparação com a compra em situações habituais. Tendo isso em vista, o ADJUS traça estratégias para garantir que as decisões judiciais sejam tomadas com base nas melhores evidências científicas, pois além de prejuízo financeiro, a deliberação sem embasamento pode prejudicar o tratamento de pessoas doentes.

    Desde 2023, o projeto vem sendo financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, e apoia a tomada de decisão judicial em saúde pelo Hospital Sírio-Libanês, ao coordenar ações de:

    ​​​​

    • Elaboração de documentos técnicos-científicos sobre efeitos de tecnologias em saúde;
    • Capacitação contínua e tutoria de membros do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus) em métodos de BEM e análise crítica da literatura científica;
    • Elaboração, padronização e disseminação de ferramentas, formulários e plataformas para manter a transparência e agilidade do processo judicial em saúde.

    O objetivo principal do projeto é apoiar o processo de decisão judicial em saúde, utilizando conceitos e métodos da medicina baseados em evidências para fornecer produtos técnico-científicos, sobre os efeitos de intervenções e tecnologias em saúde, além de aprimorar as competências de colaboradores do judiciário na condução dos produtos citados. Espera-se que com as iniciativas que se priorize o fornecimento de tecnologias eficazes e seguras.

    Métodos

    O projeto será executado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, do Hospital Sírio-Libanês. Estão previstas três reuniões anuais, feitas de forma presencial, com a participação da equipe. Nos encontros, serão realizados alinhamentos referentes às entregas, identificação de potenciais barreiras para execução das instruções e proposição de planos de ação para conclusão das seguintes atividades:

    • Condução de curso teórico-prático sobre busca e identificação de evidências científicas para elaboração de notas técnicas;
    • Condução de curso teórico-prático sobre comunicação de evidências científicas;
    • Condução de oficinas locais com conteúdo técnico-científico para NATJus;
    • Respostas a consultas rápidas de magistrados e membros dos NATJus;
    • Elaboração e disponibilização de revisões sistemáticas sobre tecnologias demandadas em ações judiciais;
    • Elaboração de revisão de escopo sobre estratégias de monitoramento após deferimento ou incorporação de tecnologia;
    • Monitoramento piloto após deferimento de tecnologia via judicial;
    • Análise de adequação de notas técnicas do e-NATJus ao formulário padrão de elaboração;
    • Análise do uso de evidências nos processos judiciais sobre tecnologias em saúde;
    • Elaboração de um glossário com termos de ATS para operadores do direito;
    • Manutenção do blog Rede NATJus.
    Equipe
    Hospital Sírio-Libanês

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    Distrito Federal
    Brasília
    • HOSPITAL REGIONAL DE CEILANDIA
    Goiás
    Campos Belos
    • REGIONAL DE SAUDE NORDESTE I CAMPOS BELOS
    • VIGILANCIA SANITARIA E EPIDEMIOLOGICA DE CAMPOS BELOS
    Goiás
    • REGIONAL DE SAUDE RIO VERMELHO GOIAS
    Jataí
    • REGIONAL DE SAUDE SUDOESTE II JATAI
    Luziânia
    • REGIONAL DE SAUDE ENTORNO SUL LUZIANIA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE LUZIANIA
    Mairipotaba
    • CENTRO DE SAUDE DE MAIRIPOTABA
    Novo Gama
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
    Posse
    • REGIONAL DE SAUDE NORDESTE II POSSE
    Rio Verde
    • REGIONAL DE SAUDE SUDOESTE I RIO VERDE
    São Luís de Montes Belos
    • REGIONAL DE SAUDE OESTE II SAO LUIS DE MONTES BELOS
    Valparaíso de Goiás
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE VALPARAISO DE GOIAS
    Maranhão
    Caxias
    • CEAMI CENTRO DE ESPECIALIDADE EM ASSIST MATERNO INFANTIL
    • MATERNIDADE CARMOSINA COUTINHO
    Gonçalves Dias
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE FRANCISCO GONCALVES DIAS FILHO
    Governador Archer
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE RAIMUNDO BARBOSA DE SOUSA
    Paço do Lumiar
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE MAIOBA
    Peritoró
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE PERITORO
    • UBS CECILIA MARIA DA CONCEICAO POVOADO SAO JOAO DAS NEVES
    • UBS MARIA DO CARMO DA SILVA POVOADO LIVRAMENTO
    • UBS MESSIAS FERREIRA POVOADO INDEPENDENCIA
    • UBS VERA LUCIA DE SOUSA POVOADO PRECATEIRA
    Presidente Dutra
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE MAE DOS ANJOS
    Santo Antônio dos Lopes
    • DEPTO VIGILANCIA AMBIENTAL SANITARIA E EPIDEMIOLOGICA
    • U B S CENTRO DOS RODRIGUES
    • U B S DO LIVRAMENTO
    • U B S ELIZONETH FERREIRA LIMA
    • U B S LAGOA NOVA
    • U B S OLHO DAGUA
    • U B S RAIMUNDO PEREIRA BARBOSA
    São João dos Patos
    • UNIDADE DE VIGILANCIA EM SAUDE DE SAO JOAO DOS PATOS
    São Mateus do Maranhão
    • UBS ANTONIO SILVA COELHO NEVES
    Minas Gerais
    Cachoeira Dourada
    • PSF 03
    Rio Grande do Sul
    Colinas
    • MATERNIDADE ESTADUAL HUMBERTO COUTINHO
    Rondônia
    Cacoal
    • CREAMI DR FRANCISCO EMMANOEL FELIX NOGUEIRA
    • HOSPITAL REGIONAL DE CACOAL HRC
    • II GERENCIA REGIONAL DE SAUDE DE CACOAL
    • UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA EDMUR JOSE MARCHIOLI
    Ji-Paraná
    • I GERENCIA REGIONAL DE SAUDE DE JI PARANA IGRS
    Nova Brasilândia D'Oeste
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE SEMUSA
    Nova Mamoré
    • SEMUSA NOVA MAMORE
    Novo Horizonte do Oeste
    • CENTRO DE SAUDE NOVO HORIZONTE
    Rolim de Moura
    • HOSPITAL MUNICIPAL AMELIO JOAO DA SILVA
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
    São Paulo
    São Paulo
    • HOSPITAL BP
    • HOSPITAL SIRIO LIBANES