Projetos

imagem-sus-pag-interna-projeto.jpeg
IPIE
Apoio à institucionalização das Políticas Informadas por Evidências

Apoio à institucionalização das Políticas Informadas por Evidências

    Resumo

    O projeto apoia a institucionalização das Políticas Informadas por Evidências (PIE) no Brasil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi concebido na perspectiva de apoiar o uso do conhecimento científico nos processos de tomada de decisão do SUS, por meio de ferramentas, estratégias, capacitações, elaborações de diretrizes e métodos inovadores que tem a meta de contribuir para a melhoria da gestão em saúde. O projeto é realizado em parceria feita entre o Hcor, o Hospital Sírio-Libanês (HSL) e a Coordenação-Geral de Evidências em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (CGEvi/Decit/MS).

    Introdução

    As Políticas Informadas por Evidências (PIE) têm assumido uma posição de destaque nas discussões para a melhoria de sistemas e políticas de saúde, tanto no âmbito acadêmico como político. As PIE são conceituadas como um processo-resultado do uso sistemático, transparente, equilibrado e participativo das evidências, para informar a tomada de decisão e a deliberação pública, sobre temas e problemas prioritários de saúde pública

    As PIE envolvem a tomada de decisões com base em evidências científicas, o uso sistemático de dados, o envolvimento da comunidade, a realização de avaliações sólidas e a divulgação das novas descobertas, e tem como primícia, o estabelecimento de uma melhor relação entre evidências e práticas.

    No Brasil, as PIE têm avançado sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

    A expectativa é que o projeto promova uma melhoria na base de conhecimentos para o SUS, fornecendo evidências que contribuirão para a literatura sobre a tomada de decisões e a definição de prioridades para as PIE. Espera-se ainda, que o projeto proporcione melhorias no sistema de saúde, beneficiando decisores políticos na compreensão da ação política e na gestão e no desenvolvimento institucional em aspectos relacionados a saúde por meio de evidências científicas.

    Métodos

    O enfoque metodológico do projeto se baseia em dois conceitos convergentes e complementares: a tomada de decisão informada por evidências e a capacidade política. Esses conceitos permitem avaliar a habilidade  dos governos e outros atores para  desenvolver e  implementar  políticas públicas baseadas em evidências, eficazes na abordagem dos diversos desafios enfrentados pelo sistema de saúde. O projeto do Hcor adota pilares transversais, como a institucionalização por meio de uma experiência compartilhada, transformando ações para normatização, e a capacitação de tomadores de decisão para o desenvolvimento e a melhor utilização das evidências.

    Objetivo Específico 1: Capacitar tomadores de decisão, pesquisadores, profissionais da saúde e gestores de diferentes esferas

    Produto 1.1: Curso de Desenvolvimento de Síntese de Evidências para Política (SEP)

    Produto 1.2: Curso de Busca de Evidências Científicas em Bases de Dados da Saúde

    Produto 1.3: Curso de Desenvolvimento de Respostas Rápidas (RR)

    Produto 1.4: Curso Introdutório de Políticas Informadas por Evidências (PIE)

     

    Objetivo Específico 2: Elaborar guias, manuais e diretrizes metodológicas

    Produto 2.1: Diretriz de Implementação de Síntese de Evidências para Política (SEP)

    Produto 2.2: Diretriz de Desenvolvimento de Respostas Rápidas

    Produto 2.3: Guia de Comunicação Científica

     

    Objetivo Específico 3: Desenvolver estudos secundários sobre Políticas Informadas por Evidências (PIE) para profissionais da saúde, gestores e sociedade

    Produto 3.1: Estudos secundários

    Produto 3.2: Validação de estratégias de busca

    Resultados
      • Capacitar 100 profissionais em SEP
      • Capacitar 100 profissionais em Buscas em Bases Científicas
      • Capacitar 100 profissionais em Desenvolvimento de Respostas Rápidas
      • Curso Introdutório de PIE em formato PPU para migração de plataforma
      • Entrega de 01 documento elaborado
      • Entrega de 01 documento elaborado
      • Entrega de 01 documento elaborado
      • Entrega de 03 estudos secundários rápidos
      • Entrega de 30 estratégias​ de busca validadas
    Equipe
    Hcor
    Equipe

    Jeane Roza Quintans – Especialista de projetos

    Liza Yurie Teruya Uchimura – Consultora técnica

    Mabel Fernandes Figueiró – Consultora técnica

    Tatiana Yonekura – Especialista de projetos

    Ligia Nasi Laranjeira – Gerente do eixo pesquisa

    Liderança

    Suzana Alves da Silva – Coordenadora do projeto

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    São Paulo
    São Paulo
    • ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA CUIDAR HCOR