Projetos

ced-banner.png
Cuidado Especializado Digital
Tecnologias e Estratégias Remotas para Avanço da Saúde Especializada em Territórios Indígenas.

Tecnologias e Estratégias Remotas para Avanço da Saúde Especializada em Territórios Indígenas.

    Resumo

    O Projeto Saúde Digital Indígena visa apoiar a resolução de problemas de saúde da população indígena, bem como a reduzir o tempo de espera para atenção secundária ambulatorial, além de ampliar a oferta de cuidado especializado.

    A iniciativa é viabilizada por meio da implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), fortalecendo a Regulação do Acesso à Assistência e o cuidado especializado das pessoas usuárias do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no Sistema Único de Saúde (SUS) nos diferentes Pontos de Atenção Secundária Ambulatorial.

    O projeto beneficia Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena (EMSI) vinculadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) aderentes e sua meta é proporcionar maior resolutividade das EMSI, rapidez no diagnóstico e no tratamento e reduzir deslocamentos desnecessários ao paciente indígena para o acesso integral à saúde.

    Três linhas de cuidado serão priorizadas para atuação do Projeto: Câncer de Colo de Útero, Saúde Materno-Infantil e Atenção Psicossocial.

    Introdução

    No Brasil, o longo tempo de espera para consultas especializadas está entre as principais barreiras ao acesso a cuidados integrais no Sistema Único de Saúde (SUS).

    O aumento da demanda – decorrente da ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS), do aumento da expectativa de vida e da prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis –, somado à insuficiência de recursos e de serviços, têm dificultado o acesso à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

    Esses impactos são percebidos também pelas populações indígenas, que enfrentam inúmeras tensões no âmbito da saúde. Dados de saúde nacionais refletem que a qualidade de atendimento prestado nos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) tem sido altamente impactado, pela descontinuidade de atendimentos à população aldeada, alta rotatividade e/ou falta de profissionais, bem como problemas logísticos que dificultam o deslocamento regular dos profissionais  às aldeias,  e de materiais e equipamentos essenciais para o desenvolvimento das ações de saúde.

    Para que as Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena (EMSI) intervenham decisivamente no âmbito da Atenção Primária para pacientes indígenas, torna-se indispensável desenvolver nos profissionais de saúde competências clínicas que permitam estratificar adequadamente o risco de cada pessoa usuária e identificar as oportunidades assistenciais a partir da do risco estabelecido. Neste sentido, iniciativas em saúde digital podem reduzir desigualdades no acesso, ampliar a qualidade dos serviços e torná-los mais eficientes, impactando também na satisfação das pessoas usuárias, fortalecendo toda a Rede de Atenção do SUS

    Métodos

    Fase 1 – Preparação do modelo operativo: apresentação aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) na formalização da adesão e na pactuação dos critérios de inclusão e exclusão; constituição do grupo condutor do Projeto; diagnóstico situacional das redes de atenção à saúde vinculadas às Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e às Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena (EMSI); mapeamento das medicinas indígenas e suas tecnologias do cuidado.

    Fase 2 – Elaboração do modelo operativo: construção da jornada da pessoa usuária por meio do processo de diagnóstico de necessidades e de cocriação (Design Thinking); apresentação dos produtos “service blueprint do serviço de saúde digital” e “plano de ação para ativação do modelo operativo do Projeto”.

    Fase 3 – Operacionalização do modelo operativo: implantação, execução e monitoramento do serviço de saúde digital para as EMSI beneficiadas; treinamento dessas equipes para a execução da jornada; sintonização das agendas de monitoramento do Projeto com os responsáveis técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESA) e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

    Equipe
    Hospital Sírio-Libanês

    Indicadores

    Profissionais capacitados 0
    Profissionais envolvidos em pesquisa 0
    Participantes envolvidos em pesquisa 0
    Profissionais envolvidos em projetos de gestão 0
    Profissionais-projeto envolvidos em ATS 0
    Quantidade de atendimentos planejados 0
    Quantidade de atendimentos realizados 0

    Abrangência

    Acre
    Assis Brasil
    • POLO BASE DE ASSIS BRASIL
    Cruzeiro do Sul
    • POSTO DE SAUDE HASHEME KAMANAWA
    Jordão
    • POLO BASE INDIGENA
    Manoel Urbano
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE BUACU
    Marechal Thaumaturgo
    • POLO BASE DE MARECHAL THAUMATURGO
    Mâncio Lima
    • POSTO DE SAUDE PUNHYANAUAS
    Porto Walter
    • POLO BASE DE PORTO WALTER
    Rio Branco
    • DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA ALTO RIO PURUS DSEI
    Santa Rosa do Purus
    • POLO BASE DE SANTA ROSA DO PURUS
    Sena Madureira
    • POLO BASE DE SENA MADUREIRA
    Tarauacá
    • UNIDADE ASSISTENCIAL A SAUDE INDIGENA DE TARAUACA POLO BASE
    Amazonas
    Amaturá
    • CASAI LOCAL INDIGENA DE AMATURA
    • POLO BASE NOVA ITALIA
    • POLO BASE SAO FRANCISCO DE CANIMARI
    Atalaia do Norte
    • CASAI ATALAIA DO NORTE
    • POLO BASE ALTO CURUCA
    • POLO BASE ALTO ITUI
    • POLO BASE ITACOAI
    • POLO BASE JAQUIRANA
    • POLO BASE MEDIO CURUCA
    • POLO BASE MEDIO ITUI
    • POLO BASE MEDIO JAVARI
    • POLO BASE RIO BRANCO
    • SEDE DO DSEI JAVARI
    • UBSI ALDEIA JARINAL NOVO
    • UBSI ALDEIA LAGO GRANDE RIO JAVARI
    • UBSI ALDEIA NOVA ESPERANCA
    • UBSI ALDEIA NUNTEWA
    • UBSI ALDEIA PARANA
    • UBSI ALDEIA REMANSINHO
    • UBSI ALDEIA SOLES
    • UBSI BASE ITUI
    Benjamin Constant
    • POLO BASE FEIJOAL
    • POLO BASE FILADELFIA
    • POSTO DE SAUDE INDIGENA DE BOM CAMINHO
    • POSTO DE SAUDE INDIGENA DE PORTO CORDEIRINHO
    • UBSI GUANABARA III
    Boca do Acre
    • POLO BASE DE BOCA DO ACRE
    Envira
    • POLO BASE ENVIRA
    Japurá
    • POLO BASE VILA BITTENCOURT
    Pauini
    • POLO BASE DE SAUDE INDIGINA DE PAUINI
    Santo Antônio do Içá
    • POLO BASE DE BETANIA
    São Paulo de Olivença
    • POLO BASE DE CAMPO ALEGRE
    • POLO BASE DE SAO PAULO DE OLIVENCA
    • UBSI NOSSA SENHORA DE NAZARE
    Tabatinga
    • CASA DE SAUDE DO INDIO DE TABATINGA
    • POLO BASE DE BELEM DO SOLIMOES
    • POLO BASE DE UMARIACU II
    • POSTO DE SAUDE INDIGENA DE SAPOTAL
    Tonantins
    • POLO BASE SAO SEBASTIAO
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE CLEBSON SOUZA DA COSTA
    Bahia
    Planalto
    • UBS AREA INDIGENA DE PLANALTO
    Piauí
    Francinópolis
    • UMS PEDRO LOPES
    Rio Grande do Sul
    Barra do Ribeiro
    • POLO BASE BARRA DO RIBEIRO
    Benjamin Constant do Sul
    • CENTRO DE SAUDE DE VOTOURO BENJAMIN CONSTANT DO SUL
    Cacique Doble
    • UBS AREA INDIGENA SEDE E CAMPO VERDE CACIQUE DOBLE
    Charrua
    • POSTO INDIGENA DO LIGEIRO CHARRUA
    Iraí
    • SAUDE INDIGENA GOJ VESO
    Nonoai
    • POLO BASE NONOAI
    • POSTO SAUDE INDIGENA NONOAI
    Osório
    • POLO BASE OSORIO
    Passo Fundo
    • POLO BASE PASSO FUNDO
    Porto Alegre
    • DISTRITO SANITARIO INDIGENA POLO BASE TIPO II PORTO ALEGRE
    Tenente Portela
    • POLO BASE GUARITA
    Vicente Dutra
    • UNIDADE DE SAUDE INDIGENA DE VICENTE DUTRA
    Água Santa
    • UNIDADE BASICA AREA INDIGENA AGUA SANTA
    Rondônia
    Porto Velho
    • POLO BASE DE EXTREMA
    • UNIDADE BASICA DE SAUDE INDIGENA PEDREIRA
    Santa Catarina
    Araquari
    • POLO BASE TIPO I
    Biguaçu
    • POLO BASE DE FLORIANOPOLIS
    Chapecó
    • CENTRO DE SAUDE ALDEIA CONDA
    • POLO BASE DE CHAPECO
    Ipuaçu
    • DISTRITO SANITARIO ESPECIAL INDIGENA INTERIOR SUL IPUACU
    José Boiteux
    • POLO BASE JOSE BOITEUX