Resumo
Visando capacitar profissionais da gestão federal, estadual e municipal, com foco no aumento da eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), será executado durante o triênio 2024-2026 o projeto MBA em Gestão de Projetos em Saúde. Com 540 horas, este curso será sustentado nas áreas de Gestão Pública em Saúde e Gestão de Projetos, esta última, dividida em quatro subáreas:
- Introdução à Gestão de Projetos,
- Planejamento e Elaboração,
- Implementação e Execução e
- Monitoramento, Controle e Encerramento.
Introdução
Devido à complexidade do sistema e às características da gestão pública brasileira, a gestão na área da saúde é desafiadora, especialmente no âmbito do SUS. Assim, o projeto MBA em Gestão de Projetos em Saúde visa qualificar a gestão do sistema de saúde pública, com foco em sua eficiência e sustentabilidade.
Comandado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto proporcionará uma formação robusta para profissionais vivenciarem de forma prática e eficazes a elaboração e o planejamento de projetos de saúde, com interação com especialistas da área. Um dos destaques do projeto é inserir na grade a produção de um Projeto Aplicado, que dará aos participantes a oportunidade de praticar o que foi aprendido, com acompanhamento especializado, o que não é comum em outras instituições de ensino.
O curso terá três módulos curriculares ao longo de 15 meses, e os participantes deverão se dividir em grupos e produzir o Projeto Aplicado com potencial de intervenção no contexto real do ambiente da saúde. Ele será apresentado um mês após o final das aulas, remotamente.
O curso será realizado com aulas síncronas presenciais em:
- Brasília (32 horas, divididas em dois encontros de 16 horas cada) em
- São Paulo (16 horas em 1 encontro, sendo 12 horas de visitas técnicas);
Além disso, haverá aulas síncronas virtuais (364 horas); aulas EAD (90 horas) e orientação do Projeto Aplicado (38 horas).
Métodos
Com 150 vagas distribuídas entre as esferas estadual, municipal e federal, o curso terá duração de 15 meses e uma estrutura curricular abrangente, dividida em Gestão Pública e Gestão de Projetos.
O processo seletivo é conduzido pelas Secretarias de Saúde, com critérios de experiência profissional e formação acadêmica. As aulas, em formato híbrido, abrangem diferentes modalidades de ensino, como presencial, remoto e EAD, com metodologias ativas visando a integração teoria/prática e o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão.
O curso visa formar líderes em saúde, com foco na eficiência, qualidade e sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, seguindo princípios éticos e de cuidado integrado ao paciente, aproveitando os avanços da transformação digital.
Resultados
Os resultados esperados incluem:
- Implantação e execução de um programa de MBA com foco em gestão de projetos, focado nas etapas: planejamento/elaboração, implementação/execução e monitoramento, controle e encerramento;
- Capacitação de gestores no entendimento de questões relevantes para a gestão do SUS, com disciplinas importantes para a apropriada gestão de projetos na área;
- Capacitação e certificação de gestores em competências em gestão de projetos em saúde;
- Construção de Projetos Aplicados relevantes para suas funções atuais e apresentação deles para gestores escolhidos pela SGTES.
Equipe
Einstein Hospital Israelita
Monica Sabino Hasner
Elaine Ferreira da Silva
Weverton Cabral
Sameque Sarai Silva Oliveira
Yalla de Souza Barros
Erika Santana Araujo
Dra. Flavia Angeli Ghisi Nielsen
André Luis Fonseca Ricardi
SGTES