Resumo
O projeto Agora Tem Especialistas tem como objetivo qualificar 31 médicos em áreas estratégicas do SUS, ampliando a oferta de atendimentos especializados e reduzindo o tempo de espera por procedimentos. A iniciativa é conduzida pelo Einstein Hospital Israelita, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), dentro do PROADI-SUS. Serão ofertados cursos teórico-práticos em Endoscopia Digestiva Avançada e Procedimentos Terapêuticos, Ultrassonografia Mamária Diagnóstica e Intervencionista e Ecocardiografia Transtorácica, em dois ciclos: setembro/2025 e março/2026.
Ao final da formação, espera-se que os profissionais estejam aptos a fortalecer a atenção especializada em suas regiões, contribuindo diretamente para a redução das filas e para a melhoria da qualidade da assistência.
Introdução
O presente projeto tem como objetivo qualificar 31 médicos especialistas em áreas consideradas estratégicas, em consonância com o Programa Federal Agora Tem Especialistas. Lançado em 2025, esse Programa Nacional busca diminuir o tempo de espera por atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa será conduzida pelo Einstein Hospital Israelita e está sob gestão da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), oferecendo capacitações teórico-práticas a médicos já titulados, com foco em Endoscopia Digestiva Avançada e Procedimentos Terapêuticos, Ultrassonografia Mamária Diagnóstica e Intervencionista e Ecocardiografia Transtorácica Aplicada ao SUS. O projeto oferece aprimoramento com serviço de mentoria especializada, aliando teoria, prática e atividades em ambiente virtual de aprendizagem.
Estão previstos dois ciclos de formação para Ultrassonografia Mamária Diagnóstica e Intervencionista e Ecocardiografia Transtorácica, cada um com seis meses de duração, tendo início em setembro de 2025 e março de 2026 e um ciclo de formação para Endoscopia Digestiva Avançada, com duração de doze meses, com início em setembro de 2025. O total é de 31 vagas nas diferentes áreas para médicos especialistas já titulados (RQE por residência ou AMB), que serão distribuídos em unidades do SUS de regiões prioritárias, atuando diretamente no sistema de saúde enquanto participam do programa formativo.
A iniciativa busca não apenas a atualização técnica, mas também a expansão da capacidade instalada do SUS, reduzindo filas de espera e fortalecendo a qualidade da atenção em áreas estratégicas.
Métodos
O projeto será implementado no contexto do PROADI-SUS, tendo o Einstein Hospital Israelita como responsável técnico e a SGTES/MS como gestora da iniciativa. A estratégia adotada será a de aprimoramento, mentoria e supervisão especializada. Os médicos participantes – já especialistas com RQE obtido por residência médica ou título da AMB – serão alocados em unidades de saúde do SUS situadas em regiões prioritárias e, paralelamente, participarão de um programa formativo estruturado. A metodologia combina atividades teóricas e práticas imersivas elaboradas pelo Einstein com a atuação em seus polos regionais, com supervisão direta durante a imersão presencial. O projeto também contará com atividades de ensino a distância (EaD), incluindo aulas assíncronas e encontros ao vivo, utilizando a expertise e a infraestrutura digital do Einstein em plataformas de ensino virtual. Essa abordagem proporciona maior flexibilidade e acesso a conteúdo de excelência, além de garantir o acompanhamento contínuo por tutores especializados.