Notícias

Conheça a iniciativa do Hcor pelo PROADI-SUS que auxilia os gestores de saúde na tomada de decisões no SUS

Conheça a iniciativa do Hcor pelo PROADI-SUS que auxilia os gestores de saúde na tomada de decisões no SUS

As políticas públicas são fundamentais para o funcionamento da gestão e do planejamento em saúde por auxiliarem na execução dos serviços e distribuição de recursos. Nesse contexto, as evidências científicas são essenciais para embasar as melhores decisões a serem tomadas por gestores da área.  

Objetivando auxiliar o poder público na elaboração e revisão dessas políticas, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Hcor, em parceria com o Ministério da Saúde/DECIT, executa desde 2018 o projeto Desenvolvimento, Implementação e Disseminação de Políticas Informadas por Evidências (PIE), que fornece insumos para a criação de métodos e estratégias inovadoras à saúde pública. “Há muitas lacunas entre a produção dos resultados de pesquisa e a implementação desses na tomada de decisão – seja na elaboração, produção, monitoramento ou avaliação das políticas públicas”, explica Tatiana Yonekura, especialista de projetos do Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde (LICS Hcor). 
 

A iniciativa atua com foco na elaboração de estudos científicos, diretrizes metodológicas e na capacitação de profissionais dos Núcleos de Evidências (NEvs), centros de referência na produção ou adaptação das evidências internacionais e locais, em todo o Brasil. 

Como o projeto funciona: 

As PIE identificam as melhores evidências científicas para serem apresentadas aos gestores de acordo com uma demanda específica ou uma condição prioritária de saúde. Estes resultados irão subsidiar a formulação e implementação das políticas públicas formuladas posteriormente, como explica a especialista: “A partir da priorização de um problema, as evidências adquiridas pela iniciativa servirão como base à tomada de decisão dos gestores, de maneira mais assertiva e que promova a qualidade de vida, segurança e satisfação do paciente no SUS”. 

As conclusões de cada pesquisa e decisões tomadas são traduzidas e resumidas pelas PIE no Instituto de Ensino Hcor, para serem apresentadas à gestão pública, garantindo a tradução e disseminação do conhecimento. 

Pelo PROADI-SUS, o Hcor disponibiliza um curso introdutório de PIE, que busca apresentar e implementar metodologias padronizadas, com uma linguagem mais simples para que diversas esferas consigam se apropriar do uso de evidências em diversos contextos da saúde. 

 

Últimas notícias

Três estudos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram apresentados no Health Technology Assessment International (HTAi) 2025, um dos principais eventos internacionais de Avaliaç…