Notícias

Projeto do PROADI-SUS busca fortalecer áreas de regulação nas Secretarias Estaduais de Saúde em todo o país e melhorar o processo de contratualização junto à hospitais públicos

Com o intuito de fortalecer as áreas de regulação nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) de todo o país e aprimorar os processos de contratualização junto à hospitais públicos, foi iniciado o projeto “Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde”. A iniciativa, conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês, com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), atua no aprimoramento dos processos contratuais junto a dois hospitais de cada estado e prevê a implementação de melhorias na construção dos procedimentos de contrato, bem como o monitoramento e a avaliação do documento para que os processos sejam realizados de maneira mais eficiente e efetiva nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). 

Embora o projeto siga o rito dos projetos que integram o PROADI-SUS em nosso hospital, a origem de seus recursos está em uma contrapartida de captação realizada pelo Sírio-Libanês junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES.

Outro objetivo é realizar os alinhamentos conceituais e a elaboração de modelos de referência sobre os temas, como regulação e contratualização. Segundo Carina Tischler Pires, gerente do projeto pelo Sírio-Libanês “A ideia, nessa fase inicial, é alinhar os conhecimentos e as experiências do hospital, do MS e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), além de buscar experiências exitosas nacionais e internacionais, para balizar os novos documentos e capacitação das equipes envolvidas”.

Esses documentos darão suporte ao diagnóstico das SES participantes para que sejam identificadas as potencialidades e os problemas. Com isso, serão construídos planos de ação visando a melhoria das estruturas em relação ao funcionamento e posicionamento nas estratégias das SES. Ainda nessa primeira fase, os instrumentos contratuais dos hospitais serão desenvolvidos e implementados junto às secretarias.

Na fase final, está prevista a realização de uma avaliação dos resultados obtidos, o monitoramento dos contratos e a elaboração de planos de ação para institucionalização e expansão da contratualização dos demais hospitais pelas SES. 

Contratualização:

A contratualização com hospitais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é um processo pelo qual as partes - ou seja, o gestor municipal ou estadual do SUS de um lado e o representante legal do hospital público ou privado do outro - estabelecem metas quantitativas e qualitativas de atenção à saúde e de gestão hospitalar, formalizadas por meio de um instrumento contratual.

 

Últimas notícias

Três estudos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram apresentados no Health Technology Assessment International (HTAi) 2025, um dos principais eventos internacionais de Avaliaç…