Notícias

Profissionais do SUS são capacitados a realizar Avaliação Neurológica Simplificada e Grau de Incapacidade Física em pacientes com hanseníase

Profissionais do SUS são capacitados a realizar Avaliação Neurológica Simplificada e Grau de Incapacidade Física em pacientes com hanseníase

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano são registrados cerca de 200 mil novos casos de hanseníase em mulheres, homens e crianças ao redor do mundo, sendo o Brasil, o segundo país com maior número de casos . Até 50% das pessoas afetadas pela hanseníase enfrentarão, além da própria doença, problemas de saúde mental, decorrentes principalmente do estigma e do preconceito associado à doença.

No âmbito do Proadi-SUS, o projeto "Fortalecimento das ações de vigilância em saúde e ambiente para o enfrentamento de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN)", realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a CGHDE/SVSA do Ministério da Saúde, tem como um de seus objetivos principais, capacitar os profissionais de saúde, principalmente da atenção primária, para aprimorar e reforçar os conhecimentos para o combate à hanseníase.

O projeto prevê a realização de Oficinas teórico-práticas que incluem práticas intensivas que contribuem diretamente para o avanço da saúde no país, promovendo ferramentas que auxiliam no diagnóstico da doença, além de aprimorar a avaliação das funções neurais e a classificação das alterações físicas que podem acontecer devido à progressão da doença.

Nesse mês de novembro, foi realizada a Oficina de Avaliação Neurológica Simplificada (ANS) e Grau de Incapacidade Física em Hanseníase , que contou com a realização de aulas práticas realizadas em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hospital da Universidade de Brasília, permitindo a prática dos profissionais em capacitação em contexto real com os próprios pacientes do ambulatório de hanseníase.

Até o momento, o projeto capacitou 88 profissionais das secretarias de saúde de várias regiões e estados do país, sendo priorizados aqueles municípios com maior incidência de casos.

O projeto está avançando na capacitação de novos profissionais e na melhoria dos serviços de saúde para um melhor atendimento dos pacientes atingidos pela hanseníase!

Últimas notícias

Três estudos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz foram apresentados no Health Technology Assessment International (HTAi) 2025, um dos principais eventos internacionais de Avaliaç…