Conheça as iniciativas do PROADI-SUS que realizam a qualificação uni e multiprofissional a médicos residentes e preceptores de todo o Brasil

Conheça as iniciativas do PROADI-SUS que realizam a qualificação uni e multiprofissional a médicos residentes e preceptores de todo o Brasil Conheça as iniciativas do PROADI-SUS que realizam a qualificação uni e multiprofissional a médicos residentes e preceptores de todo o Brasil

Os programas de residência são essenciais para a formação de médicos especialistas e demais profissionais da área da saúde. Durante a especialização, um preceptor participa integralmente como instrutor do residente, sendo responsável pelo desenvolvimento de competências técnicas e valores indispensáveis para a atividade médica. 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desde sua criação, oferece diversas iniciativas que atuam na capacitação de preceptores e no aprimoramento dos programas de residência no país. Viviane Cristina Uiliana Peterle, Secretária da Comissão Nacional de Residência Médica, acredita que a parceria é fundamental para garantir a qualidade do cuidado no SUS: “O trabalho executado em parceria com o PROADI-SUS é de suma importância pois, ao formar  preceptores altamente qualificados,  formaremos melhores residentes,  e, consequentemente, o sistema público de saúde poderá oferecer um atendimento de excelência e humanizado”.

Conheça algumas dessas iniciativas. 

Modalidade: Tele-presencial (aulas síncronas e atividades assíncronas)| Duração: 360 horas | Público-alvo: Preceptores de residência médica | Vagas: 1.200 vagas disponíveis via edital (400 vagas por edição).

Com abrangência em todo o país, o curso de especialização de médicos preceptores, de qualquer especialidade do SUS, é oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com o apoio de tutores durante as aulas, os profissionais desenvolvem competências técnicas e comportamentais, importantes nas atividades diárias de ensino e assistência : “Antes das práticas clínicas, a principal competência do preceptor é a de transferir a humanidade; de fazer com que toda a equipe médica entenda a sua responsabilidade no tratamento”, afirma a Dra. Racire Sampaio, médica pediatra, ex-aluna e, atualmente, tutora da iniciativa. 

Juliana Rodrigues, coordenadora do projeto, salienta que a ação garante a qualificação para a formação do residente e consequente aprimoramento dos programas do SUS: "A formação dos preceptores e troca de vivências ocorre a cada aula possibilitando um aprendizado mais amplo. Os trabalhos de conclusão de curso (TCC) consolidam estes conhecimentos e são avaliados e monitorados durante sua construção, o que nos possibilita certificar a aplicabilidade e benefícios à prática da residência médica."

 

Modalidade: Híbrida | Duração: Entre 5 e 16 horas Público-alvo: Residentes, preceptores uni e multiprofissionais, tutores e gestores de programas de Residência | Vagas: 7.300 vagas

Presente em 100 Programas de Residência em todo o país, o projeto Processos Formativos, viabilizado pelo Hcor, realiza a capacitação de profissionais da atenção básica do SUS e gestores dos Programas de Residência. Stefanie Dechen, líder da iniciativa, acredita que as entregas do projeto são de grande importância para a prática: “O profissional volta à sua atuação mais preparado, competente e comprometido com a qualidade da atenção à saúde, podendo até aumentar a sobrevida do paciente, diminuindo riscos e erros”.

Victoria da Silva-Reimberg, Residente do Programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular e aluna da primeira turma do curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular.

A experiência adquirida na capacitação foi de grande valor para os residentes, que se sentem mais seguros para realizar a atividade profissional. “A partir de agora tenho outra visão de como abordar um paciente em emergência, juntando técnica, prática e respaldo científico, que fazem um atendimento de qualidade ao paciente”, diz 

 

Modalidade: EaD | Duração: 420 horas | Público-alvo: Preceptores multiprofissionais | Vagas: 1.700 vagas

A partir deste ano, o Hospital Moinhos de Vento passa a oferecer um novo curso de especialização a profissionais da atenção primária e gestão em saúde, sendo este uma expansão da formação anterior, voltada à medicina da comunidade. A Dra. Carmen Daudt, coordenadora do projeto, explica a importância da especialização multiprofissional e a ampliação dos programas de residência. “Não se faz saúde apenas com médicos. Desenvolver e difundir as residências e oferecer essa formação para outras áreas é privilegiar o trabalho em equipe”. 

Durante o curso, os alunos serão tutorados por professores da Faculdade Moinhos de Vento e, durante três módulos, avaliados em competências técnicas voltadas ao trabalho de preceptoria em todas as áreas da saúde. A iniciativa é desenvolvida por meio de metodologias ativas, pelas quais o aluno é o protagonista de seu aprendizado – com atividades interativas, fóruns e simulações aplicadas durante as aulas, dando a oportunidade ao aluno em vivenciar a prática hospitalar.

Além desse, outros projetos oferecidos pelo PROADI-SUS atuam na educação médica, como é o caso do projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência, viabilizado pelo Hospital Sírio-Libanês desde 2015; e cursos de qualificação em diversas outras áreas como boas práticas e uso de tecnologias, oferecidos por outras instituições do Programa, como o Hospital Israelita Albert Einstein e, mais recentemente, a BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo.



Assine a Newsletter