Resumo

O projeto tem como objetivo qualificar até 40 médicos especialistas para a realização de ecocardiografias transtorácicas em adultos e ultrassonografias mamárias bilaterais, com foco na atuação ambulatorial no SUS. Alinhado a programas como Mais Médicos e Agora Tem Especialistas, visa fortalecer a atenção especializada, reduzir desigualdades no acesso e qualificar a força de trabalho médica. A formação terá duração de seis meses e incluirá atividades teóricas online, práticas supervisionadas, telementorias e imersões presenciais no Hcor, totalizando 480 horas por participante.

A capacitação será desenvolvida por meio de metodologias inovadoras de educação em saúde e telemedicina, além de realizar o monitoramento contínuo por meio de indicadores pactuados com o Ministério da Saúde. Espera-se ampliar a oferta de exames, reduzir filas, fixar especialistas nas regiões e consolidar um modelo formativo sustentável e centrado na realidade do SUS.


Introdução

Este projeto tem como finalidade capacitar até 40 médicos especialistas na realização de exames de ecocardiografia transtorácica em adultos e ultrassonografia mamária bilateral, com ênfase na atuação ambulatorial dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca fortalecer e ampliar a resolutividade da atenção especializada, estando em consonância com as diretrizes do Programa Mais Médicos, do Projeto Mais Médicos Especialistas e do Programa Agora Tem Especialistas. Dessa forma, contribui para a qualificação da força de trabalho médica e para a diminuição das desigualdades no acesso aos serviços especializados.

O processo de capacitação terá duração de seis meses (de setembro de 2025 a fevereiro de 2026), totalizando uma carga horária de 480 horas por participante, sendo 384 horas dedicadas à prática e 96 horas ao conteúdo teórico. A formação será composta por atividades práticas supervisionadas de forma remota nos municípios polo, aulas teóricas online, telementorias, teleconsultorias e períodos presenciais de imersão no Hospital do Coração (Hcor). Os cursos contarão com suporte pedagógico contínuo, avaliação por meio de logbook e certificação para os participantes que concluírem todas as etapas propostas.

Paralelamente à formação, o projeto realizará um diagnóstico situacional nas regiões beneficiadas, identificando a infraestrutura disponível, os fluxos de atendimento e os obstáculos para a realização de ecocardiogramas transtorácicos em adultos e ultrassonografias mamárias bilaterais. Essas informações subsidiarão o planejamento das ações formativas e assistenciais, promovendo maior aderência às demandas locais.

A abordagem metodológica do projeto integra estratégias inovadoras de ensino em saúde, como o uso de plataformas virtuais de aprendizagem, suporte remoto via telemedicina e capacitação em serviço. Todas as ações estão alinhadas com o Plano Nacional de Saúde 2024–2027, com a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES) e com o Programa Mais Médicos Especialistas.

O projeto também prevê o monitoramento constante por meio de indicadores acordados com o Ministério da Saúde, avaliando desde a execução dos exames até a satisfação dos profissionais envolvidos. Relatórios periódicos serão elaborados e devolvidos às regiões participantes.

Entre os principais resultados esperados destacam-se: o aumento da oferta de exames de ecocardiografia transtorácica em adultos e de ultrassonografia mamária bilateral no SUS; a redução das filas e do tempo de espera nos serviços especializados; o fortalecimento da assistência local com a fixação de especialistas; e a consolidação de um modelo de formação sustentável, baseado na prática e nas necessidades do sistema público de saúde.


Métodos

A metodologia adotada foi concebida para atender ao objetivo principal do projeto, que é qualificar médicos especialistas na realização de exames de ecocardiografia transtorácica em adultos e ultrassonografia mamária bilateral, fortalecendo sua atuação na atenção ambulatorial especializada no SUS. Para isso, será implementado um processo formativo estruturado, que combina atividades teóricas e práticas, estratégias de educação permanente, acompanhamento pedagógico contínuo e suporte técnico especializado.


Equipe

  • Hcor

    Liderança

    Gizelda Monteiro da Silva (Consultora de Ensino) - Hcor

     


    Equipe

    Beatriz Poli Miranda (Lider do Projeto) - Hcor


    Colaboração

    Stefanie Dechen (Líder do projeto) - Hcor


    Área Técnica

    Ministério da Saúde - MS

    Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES

     

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