O projeto apoia a institucionalização das Políticas Informadas por Evidências (PIE) no Brasil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi concebido na perspectiva de apoiar o uso do conhecimento científico nos processos de tomada de decisão do SUS, por meio de ferramentas, estratégias, capacitações, elaborações de diretrizes e métodos inovadores que tem a meta de contribuir para a melhoria da gestão em saúde. O projeto é realizado em parceria feita entre o Hcor, o Hospital Sírio-Libanês (HSL) e a Coordenação-Geral de Evidências em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (CGEvi/Decit/MS).
As Políticas Informadas por Evidências (PIE) têm assumido uma posição de destaque nas discussões para a melhoria de sistemas e políticas de saúde, tanto no âmbito acadêmico como político. As PIE são conceituadas como um processo-resultado do uso sistemático, transparente, equilibrado e participativo das evidências, para informar a tomada de decisão e a deliberação pública, sobre temas e problemas prioritários de saúde pública
As PIE envolvem a tomada de decisões com base em evidências científicas, o uso sistemático de dados, o envolvimento da comunidade, a realização de avaliações sólidas e a divulgação das novas descobertas, e tem como primícia, o estabelecimento de uma melhor relação entre evidências e práticas.
No Brasil, as PIE têm avançado sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.
A expectativa é que o projeto promova uma melhoria na base de conhecimentos para o SUS, fornecendo evidências que contribuirão para a literatura sobre a tomada de decisões e a definição de prioridades para as PIE. Espera-se ainda, que o projeto proporcione melhorias no sistema de saúde, beneficiando decisores políticos na compreensão da ação política e na gestão e no desenvolvimento institucional em aspectos relacionados a saúde por meio de evidências científicas.
O enfoque metodológico do projeto se baseia em dois conceitos convergentes e complementares: a tomada de decisão informada por evidências e a capacidade política. Esses conceitos permitem avaliar a habilidade dos governos e outros atores para desenvolver e implementar políticas públicas baseadas em evidências, eficazes na abordagem dos diversos desafios enfrentados pelo sistema de saúde. O projeto do Hcor adota pilares transversais, como a institucionalização por meio de uma experiência compartilhada, transformando ações para normatização, e a capacitação de tomadores de decisão para o desenvolvimento e a melhor utilização das evidências.
Objetivo Específico 1: Capacitar tomadores de decisão, pesquisadores, profissionais da saúde e gestores de diferentes esferas
Produto 1.1: Curso de Desenvolvimento de Síntese de Evidências para Política (SEP)
Produto 1.2: Curso de Busca de Evidências Científicas em Bases de Dados da Saúde
Produto 1.3: Curso de Desenvolvimento de Respostas Rápidas (RR)
Produto 1.4: Curso Introdutório de Políticas Informadas por Evidências (PIE)
Objetivo Específico 2: Elaborar guias, manuais e diretrizes metodológicas
Produto 2.1: Diretriz de Implementação de Síntese de Evidências para Política (SEP)
Produto 2.2: Diretriz de Desenvolvimento de Respostas Rápidas
Produto 2.3: Guia de Comunicação Científica
Objetivo Específico 3: Desenvolver estudos secundários sobre Políticas Informadas por Evidências (PIE) para profissionais da saúde, gestores e sociedade
Produto 3.1: Estudos secundários
Produto 3.2: Validação de estratégias de busca
Suzana Alves da Silva – Coordenadora do projeto
Jeane Roza Quintans – Especialista de projetos
Liza Yurie Teruya Uchimura – Consultora técnica
Mabel Fernandes Figueiró – Consultora técnica
Tatiana Yonekura – Especialista de projetos
Ligia Nasi Laranjeira – Gerente do eixo pesquisa