Resumo

Este projeto tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento de capacidades individuais e institucionais para a implementação de processos de institucionalização de Políticas Informadas por Evidências (PIE) em organizações do Sistema Único de Saúde (SUS). Para atingir este objetivo estão sendo mapeados os fatores críticos e elaboradas guias de orientação para a realização de análise situacional e implementação de planos de melhoria para institucionalização de PIE, que serão aplicadas em oito Organizações de saúde do SUS. Conta com um Comitê Gestor formado por HSL, Ministério da Saúde, Conass e Conasems para escolha e engajamento das organizações participantes e contribuição no monitoramento/avaliação do desenvolvimento e implementação do projeto


Introdução

As Políticas Informadas por Evidências (PIE) avançaram em todo mundo nas últimas duas décadas, registrando iniciativas globais, regionais, nacionais e subnacionais, para a implementação de plataformas de tradução do conhecimento, focadas em políticas de saúde. No entanto, persiste uma importante lacuna de institucionalização de mecanismos e processos para PIE, no nível das organizações com mandato para formular, implementar e avaliar as intervenções de saúde pública. Nesse contexto, o avanço consistente e sustentável na institucionalização de PIE representa a próxima fronteira a ser conquistada. Este projeto tem como escopo promover uma plataforma consistente e sustentável para a institucionalização de PIE no âmbito de organizações do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, incluindo as diferentes esferas de tomada de decisão, do local ao nacional.


Métodos

Serão adotados métodos reconhecidos e validados para alcançar cada etapa da execução do projeto. Para identificar fatores críticos e formular estratégias para institucionalização de PIE nas organizações do SUS, serão usadas abordagens que incluem: síntese de evidências globais, diálogo deliberativo com stakeholders e constituição de grupo de autoria. Para estabelecer parcerias para cooperação com organizações do SUS para participação no projeto, serão adotadas estratégias de intermediação institucional e suporte à decisão, com a atuação de especialistas de campo junto às organizações participantes. Para apoiar a análise situacional nos contextos institucionais das organizações do SUS participantes do projeto, que subsidie a construção de capacidades em PIE, serão desenvolvidos e implementados documentos de referência para a análise situacional dos fatores críticos para PIE, em cada organização participante. Para o planejamento e implementação de iniciativas educacionais integradas para o desenvolvimento de capacidades institucionais em PIE em organizações do SUS, serão adotados procedimentos para contextualização das necessidades de capacitação de cada organização participante. Para o monitoramento/avaliação de processos para institucionalização de PIE, serão desenvolvidos documentos e ferramentas de referência para a contextualização dos processos avaliativos, no âmbito de cada organização participante. Para apoiar a implementação de monitoramento/avaliação dos processos de institucionalização de PIE em organizações do SUS, será realizado o acompanhamento por especialista de campo, junto à cada organização participante. Por fim, a disseminação dos resultados do projeto será realizada pela publicação de artigos, relatórios e outros tipos de documentos, bem como pela realização de evento internacional, focados nas temáticas relacionadas com a institucionalização de PIE. Essas etapas de execução do projeto são agregadas em quatro grandes estágios: i) planejamento; ii) implementação; iii) avaliação e iv) difusão de resultados. Cada um desses estágios está conectado aos objetivos específicos afetos, bem como a processos, produtos e resultados, especificados no modelo lógico do projeto.

Objetivos específicos:

Objetivo específico 1: identificar fatores críticos para institucionalização de PIE em organizações do SUS

Meta 1: desenvolvimento de síntese de evidências e organização de diálogo deliberativo sobre fatores críticos de institucionalização de PIE

Meta 2: elaboração de guia de implementação de PIE para organizações do SUS (contendo framework de fatores críticos, ferramenta para análise situacional e para construção de planos de melhoria para institucionalização de PIE)

Objetivo específico 2: estabelecer termos de cooperação com organizações do SUS para participação no projeto

Meta 3: efetivação de 08 termos de cooperação com organizações do SUS para participação no projeto

Objetivo específico 3: apoiar a análise situacional e o planejamento e implementação de planos de melhoria e iniciativas educacionais integradas para o desenvolvimento de capacidades institucionais em PIE nas organizações do SUS participantes do projeto

Meta 4: realização de análise situacional dos contextos institucionais de 08 organizações do SUS, participantes do projeto, com foco na institucionalização de PIE

Meta 5: elaboração de matriz curricular e estratégias pedagógico-educacionais de iniciativas educacionais de aperfeiçoamento em institucionalização de PIE

Meta 6: oferta de 400 vagas de iniciativas educacionais integradas para a institucionalização de PIE

Meta 7: apoio para a implementação de oito planos de melhoria para institucionalização de PIE das organizações do SUS participantes

Objetivo específico 4: apoiar a implementação de monitoramento/avaliação dos processos de institucionalização de PIE nas organizações do SUS participantes

Meta 8: elaboração de modelo de referência de monitoramento/avaliação para implementação de institucionalização de PIE

Meta 9: apoio a oito processos de monitoramento/avaliação de institucionalização de PIE nas organizações do SUS participantes

Objetivo específico 05: disseminar os resultados do projeto

Meta 10: elaboração e disseminação de relatórios técnicos e de quatro artigos científicos relacionados aos processos/produtos do projeto

Meta 11: realização de um evento (IV Fórum Internacional PIE) para disseminação dos resultados do projeto O projeto será desenvolvido em quatro fases sequenciais: planejamento, implementação, avaliação e difusão de resultados, respectivamente, que estão articuladas entre si e, ao final da implementação, espera-se um arranjo de resultados que possa contribuir para o fortalecimento da institucionalização de PIE no SUS, incluindo: i) aprimoramento da capacidade institucional; ii) fortalecimento do SUS; iii) combate à desinformação; iv) impacto social e produção de conhecimento e v) aprimoramento de ferramentas de tradução do conhecimento. Uma observação importante a destacar é que mesmo não sendo uma proposta colaborativa, por orientação do Decit/SECTICS/MS, o projeto ESPIE para o triênio 2024/2026 foi elaborado de forma articulada com o projeto de PIE do HCor, para que as duas propostas – HSL e HCor – sejam complementares e não concorrenciais.


Equipe

  • Hospital Sírio-Libanês





Indicadores

18
Quantidade de profissionais
envolvidos em atividades de gestão

Instituições

  • São Paulo

    hospital sirio libanes

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