Resumo

Indicado para pacientes com doenças do sangue, como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia, o transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento que consiste na substituição de células doentes ou deficitárias por outras normais, com o objetivo de reconstituir uma medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, ou alogênico, quando vem de um doador. O procedimento também pode ser feito a partir de células precursoras da medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical do paciente.

No entanto, a chance de encontrar doadores compatíveis no Brasil é de uma em cem mil. Apesar de ter quase 5 milhões de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil realiza, anualmente, uma média de apenas 300 transplantes com doadores não aparentados, que representam cerca de 25% dos transplantes alogênicos. Nos Estados Unidos este percentual é de cerca de 50%.

A subutilização do grande contingente de doadores brasileiros no REDOME também pode ser decorrente de barreiras como infraestrutura e capacitação dos centros transplantadores. Um dado que sustenta essa conclusão é que 56% dos transplantes alogênicos realizados no país em 2020 foram feitos no estado de São Paulo, segundo a ABTO, o que reforça a heterogeneidade de condições entre as diversas regiões e estados do país.

Diante desse cenário, a ampliação dos leitos para Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) é uma preocupação do Ministério da Saúde, razão pela qual, em 2014, foi publicada uma portaria visando investir mais de R$ 200 mil para cada novo leito aberto para transplante alogênico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Introdução

Com base neste contexto, a iniciativa tem como foco ampliar o acesso de pacientes que necessitam de TCTH em doenças oncohematológicas (alogênicos aparentados, não aparentados e haploidênticos) para todas as regiões do Brasil.

A ação está inserida no escopo de trabalho do projeto Transplantes, também realizado pelo Einstein no âmbito do PROADI-SUS desde 2009, que busca ampliar este acesso para transplantes de órgãos sólidos nas modalidades simples e duplos (fígado, rim, multivisceral, intestino, coração, pulmão), além de capacitar profissionais do SUS.


Métodos

Serão realizados 40 transplantes alogênicos de medula óssea ou outros precursores hematopoiéticos em pacientes adultos e pediátricos do SUS, sob regulação da Central Nacional de Transplantes da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CNT/CGSNT/DAET/SAES/MS). O projeto tem abrangência nacional, ou seja, pacientes de qualquer estado do Brasil podem participar, sem restrições. Com isso, os centros que não tem unidade de TMO e que atendem pacientes do SUS passarão a ter mais uma opção para onde enviar seus pacientes.

A estimativa é que todos os transplantes sejam realizados até o próximo ano: 25 em 2022 e 15 em 2023. A equipe médica que realizará transplantes de medula é a cadastrada junto ao SNT sob responsabilidade técnica do Dr. Nelson Hamerschlak.


Resultados

Em relação ao TCTH, no triênio 2018-2020, o Einstein recebeu 95 pacientes regulados pelo SNT em seu centro. Foram realizados mais de 62 transplantes em adultos e crianças, o que contribuiu com a redução da fila de espera para leito de TMO.


Equipe

  • Hospital Israelita Albert Einstein

    Liderança

    Nelson Hamerschlak - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes


    Equipe
  •  
  • Andreza Alice Feitosa Ribeiro- Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP – Lattes

    Gabriele Zamperlini Netto Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP – Lattes

    Juliana Folloni Fernandes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP – Lattes

    Júlia Lopes Garcia- Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Lucila Nassif Kerbauy- Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes

    Mariana Nassif Kerbauy- Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP –Lattes

    Marci Pietrocola - Lattes

    Mirele Vanesca Ferreira Santos  - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP  Lattes

    Morgani Rodrigues - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP- Lattes


    Colaboração
  •  
  • Centro de Oncologia e Hematologia Einstein Família Dayan – Daycoval

    Instituto Israelita de Responsabilidade Social

    Centros colaboradores em todo território nacional, referenciando pacientes dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para realização de TCTH.


    Área Técnica
  •  
  • Coordenação do Sistema Nacional de Transplantes CGSNT/DAET/SAES

     

Instituições

  • São Paulo

    hospital israelita albert einstein

Conheça outros Projetos_