Resumo

O projeto Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Saúde 2 (PAMDAS 2) visa aprimorar, expandir e ampliar o uso desta plataforma, melhorando o processo de auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e acelerando, assim, a transformação digital da Auditoria-Geral do SUS (AudSUS).


Introdução

A Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) auxilia o ministro da Saúde - pessoa responsável pela auditoria interna do SUS – a avaliar de forma independente e objetiva as políticas públicas de saúde e a aplicar os recursos federais no âmbito do SUS, tendo suas competências estabelecidas pelo Decreto nº 11.358, de 1º de janeiro de 2023.

A AudSUS, então, ajuda a fortalecer o sistema de saúde pública, por meio das melhorias recomendadas nos aspectos de legalidade, economicidade, eficiência, eficácia ou efetividade. É responsável, ainda, por produzir soluções, normatizações e padronizações que orientem as melhores práticas de atuação da auditoria interna do SUS.

No último triênio 2021-2023, a DENASUS intensificou o seu programa de informatização, graças ao desenvolvimento da Plataforma de Auditoria e Monitoramento de Dados em Saúde (PAMDAS), construída em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. Já neste triênio, 2024-2026, este projeto buscará expandir ainda mais essa infraestrutura, melhorando sua capacidade analítica, por meio das seguintes ações:

Incorporação de auditorias de três novos programas do SUS na plataforma PAMDAS (exemplos: Saúde da Família, Saúde Indígena e Doenças Transmissíveis)

Expansão dos programas atuais da plataforma PAMDAS (Oncologia e Nefrologia), incluindo até cinco novas trilhas em cada programa.


Métodos

A execução deste projeto será baseada em metodologia ágil, conhecida por método SCRUM, priorizando atividades pertinentes e relevantes, e gerindo riscos. As ações serão norteadas com base em quatro eixos estruturantes e um eixo transversal.

Eixos Estruturantes:

Negocial: implementação de novas trilhas de programas do Sistema Único de Saúde (SUS) já implantados e priorização de novos programas para informatização

Engenharia de dados: sustentação e ampliação do data lake (sistema de armazenamento de dados) previamente entregue, com novas rotinas de ingestões e automatizações de tarefas.

Ciência de dados: com sistematização de novas trilhas de auditoria e exploração de novas formas de modelagem do problema via técnicas de Advanced Analytics.

Desenvolvimento de software: reorganização de interfaces da PAMDAS, com implementação de novas funcionalidades e automação de rotinas de inspeção.

Eixo Transversal:

Atividades de transferência de conhecimento: realização de cinco workshops baseados nos temas do eixo estruturante; organização, divulgação e disponibilização dos conteúdos dos eventos.


Resultados

Os resultados esperados incluem:

  • Implementação de auditorias de 3 novos programas do SUS (Saúde da Família, Saúde Indígena e Doenças Transmissíveis) na plataforma PAMDAS em até 10 meses cada.
  • Expansão dos programas de Oncologia e Nefrologia com até 5 novas trilhas cada.
  • Ingestão de 3 novas bases de dados no ecossistema PAMDAS (datalake) em até 20 meses.
  • Desenvolvimento de 10 trilhas de auditoria para cada novo programa do SUS.
  • Criação de 5 provas de conceito de Advanced Analytics para detecção de anomalias.
  • Realização de 5 ações de transferência de conhecimento sobre o projeto.

  • Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein





    Indicadores

    21
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão

    Instituições

    • Brasília

      departamento nacional de auditoria do sus (denasus)

    Conheça outros Projetos_