Resumo

A Política de Atenção Básica, regulamentada pela Portaria nº 2.436, de 21/09/2017, traz pela primeira vezas ações que os municípios devem exercer na Assistência Farmacêutica:

“Desenvolver as ações de assistência farmacêutica e do uso racional de medicamentos, garantindo a disponibilidade e acesso a medicamentos e insumos em conformidade com a RENAME, os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, e com a relação específica complementar estadual, municipal, da união, ou do distrito federal de medicamentos nos pontos de atenção, visando a integralidade do cuidado”.

O aperfeiçoamento dessa Política, nesse tocante, visa a superação do entendimento da Assistência Farmacêutica com foco no medicamento, de forma a também enfatizar o cuidado com as pessoas, presente na Política Nacional de Assistência Farmacêutica de 2004.

A fragmentação e a desarticulação entre os serviços farmacêuticos na Rede de Atenção à Saúde do SUS; a polifarmácia na população atendida pela Atenção Básica; a baixa integração das práticas clínicas entre a equipe de saúde e a incipiência na oferta do cuidado farmacêutico nos pontos de atenção, são alguns dos desafios presentes no cotidiano dos gestores e trabalhadores do SUS.

Sendo assim, o reposicionamento da Assistência Farmacêutica nos serviços de saúde, de forma a incorporar na rotina de atuação do farmacêutico atividades clínicas voltadas a identificação e resolução de problemas relacionados à farmacoterapia junto à equipe de saúde (garantindo maior segurança e orientação aos pacientes), passa a ser almejado tanto pelos gestores quanto pela equipe, além de uma demanda e necessidade social, com consequente diminuição de gastos do setor público com o uso indevido de medicamentos.

Tendo em consideração a importância que a Assistência Farmacêutica exerce na Atenção Básica/Primária à Saúde, na medida em que busca garantir o acesso e a promoção do uso adequado de medicamento, torna-se imperativo promover ações mais sistêmicas e integradas na rede de atenção à saúde visando à melhoria da prestação dos serviços farmacêuticos e as práticas de cuidado integrada a equipe de saúde.


Introdução

Espera-se com esse projeto potencializar as ações já executadas pelos municípios, por meio de um conjunto de iniciativas que propõem a atuação diferenciada dos gestores municipais e dos profissionais de saúde, em especial dos profissionais farmacêuticos, no que diz respeito à organização e maior integração dos serviços farmacêuticos na atenção básica/atenção primária,

por meio de processos de educação permanente/continuada em saúde e apoio a qualificação dos serviços farmacêuticos e a incorporação das práticas clínicas do farmacêutico voltadas a melhoria dos resultados advindos da farmacoterapia.

A iniciativa contempla:

1.   Oferta de quatro cursos na modalidade à distância no total de 1000 vagas em cada:

a.       Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: instrumentalização à prática nos serviços, voltado a gestores, profissionais de nível médio/técnico.

b.       Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: instrumentalização à prática nos serviços, voltados voltado a gestores e profissionais de nível superior.

c.       Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, gestores e profissionais do SUS na atenção básica/atenção primária e outros níveis de atenção.

d.       Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico, voltado a farmacêuticos.

2.    Desenvolvimento de instrumentos e metodologia para apoio à qualificação dos serviços farmacêuticos técnico-gerenciais.

3.    Apoio a 400 projetos de melhoria dos serviços farmacêuticos técnicos-gerencias aos profissionais de nível médio e superior selecionados que concluíram os cursos do projeto.

4.    Desenvolvimento de instrumentos, ferramentas e metodologia para apoio à implantação/implementação do cuidado farmacêutico na atenção básica/atenção primária.

5.    Apoio à 1000 farmacêuticos nos municípios para implantação/implementação do cuidado farmacêutico na atenção básica/atenção primária.

 


Métodos

A metodologia do projeto integrará de forma articulada duas áreas de atuação definidas no escopo do projeto: Capacitação de Recursos Humanos do SUS e Desenvolvimento de Técnicas e Operações de Gestão em Serviços de Saúde.

             Quanto a Capacitação de Recursos Humanos do SUS, um conjunto diversificado de iniciativas estão previstas, desde a oferta de cursos na modalidade à distância voltados aos gestores e profissionais vinculados ao SUS; quanto a treinamentos e cursos de formação técnica e pedagógica direcionados a equipe de consultores que atuarão durante o projeto no papel de mediadores, coordenadores de tutoria, tutores, facilitadores, especialistas em suporte técnico à distância e consultores técnicos regionais.

             Na área de Desenvolvimento de Técnicas e Operações de Gestão em Serviços de Saúde, enquanto estratégia de apoio à intervenção local nos territórios dos municípios brasileiros, buscou-se, a partir das concepções teóricas apresentadas nos cursos ofertados durante o 1º triênio (2018-2020) e as propostas de reedição para o presente triênio (2021-2023), ampliar o apoio aos municípios nas ações de implantação/implementação dos serviços farmacêuticos, tanto na perspectiva de qualificar os serviços farmacêuticos técnico-gerenciais quanto expandir o cuidado farmacêutico no país.

             A metodologia contribuirá para a realização do projeto por meio da execução das atividades específicas e de acordo com o enfoque estratégico definido para alcançar o objetivo geral do projeto que é apoiar a implementação/implantação dos serviços farmacêuticos na atenção básica/atenção primária nos municípios brasileiros que integrarão o projeto.

 


Resultados

No ano de 2021 e 2022 houve a realização de quatro cursos, na modalidade EaD, ofertados pelo projeto, são eles:

- 1ª e 2ª edição do curso Assistência Farmacêutica para o apoio técnico de nível médio: instrumentalização e prática na Atenção Básica (AB), destinado a profissionais de nível médio/técnico envolvidos com os serviços de apoio técnico-gerenciais. A primeira edição foi realizada no período de 20/10/2021 a 14/03/2022, obtendo 66,4% de aprovação e a segunda edição ocorreu entre 05/10/2022 a 21/02/2023, finalizada com 65,2% de aprovação;

- 1ª e 2ª edição do curso Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: da instrumentalização à prática nos serviços (nível superior), destinado a profissionais de nível superior atuantes na gestão ou na execução dos serviços farmacêuticos técnico-gerenciais. A primeira edição foi realizada pelo período de 22/09/2021 a 14/03/2022, obtendo 64,5% de aprovação. Já a segunda edição, foi realizada no período de 24/08/2022 a 07/02/2023, com 68,9% de aprovação;

- 1ª edição do curso Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico, destino a farmacêuticos atuantes na AB ocorreu de 27/10/2021 a 21/06/2022 e obteve 48,7% de aprovação;

- 1ª edição do curso Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, destinado a gestores municipais de saúde, gestores responsáveis pela Atenção/Atenção Primária à Saúde e a gestores responsáveis pela assistência farmacêutica. Obtivemos 64,1% de aprovação e o curso foi ofertado pelo período de 01/06/2022 a 27/09/2022.

Além dos cursos, foram ofertadas no ano de 2022, etapas do Apoio à Qualificação dos Serviços Farmacêuticos Técnico-gerenciais e do Apoio à Implantação do Cuidado Farmacêutica na Atenção Básica. Todas as atividades visam estimular o desenvolvimento de ações interdisciplinares e intersetoriais, que promovem a integração da assistência farmacêutica com as equipes multiprofissionais e outros serviços da rede de atenção à saúde.


Equipe

  • Hospital Alemão Oswaldo Cruz

    Liderança

    Ana Paula N Marques de Pinho - Diretora Executiva da Responsabilidade Social - Lates: http://lattes.cnpq.br/2706848237248793 Samara Kielmann - Gerente de Projetos - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8262399466196346 Camila Tavares - Coordenadora de Projetos - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8111998178507135


    Equipe

    Clara Maria dos Santos Ferreira - Assistente Administrativa - Linkedin: https://www.linkedin.com/in/clara-maria-12ab1b137/

    Mariana Castagna Dall Acqua Lopes - Farmacêutica - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5802427893102393

    Taináh Mota e Silva- Analista de Projetos - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8958566349252844

    Yohana Rodrigues Andrade - Analista de Projetos - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8917174491418532


    Colaboração

    Consultores do projeto:

    Felipe Tadeu Carvalho Santos

    Karen Sarmento Costa

    Leonardo Régis Leira Pereira

    Noemia Urruth Leão Tavares

    Orlando Mario Soeiro

    Patrícia Silveira Rodrigues

     


    Área Técnica

    Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS)

    Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (DEPPROS)

    Gilmara Lúcia dos Santos - Coordenadora Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária (CGCOC)

    Fernando Freitas Alves - Técnica na Coordenação Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária (CGCOC)

    Paola Alves dos Santos Morais - Técnica na Coordenação Geral de Prevenção às Condições Crônicas na Atenção Primária (CGCOC)

    Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems)

    Wilames Freire Bezerra - Presidente do Conasems

    Elton Chaves - Assessor Técnico do Conasems


Indicadores

23459
Quantidade de atendimentos
planejados
24066
Quantidade de atendimentos
realizados
185
Quantidade de profissionais
envolvidos em atividades de gestão
2050
Profissionais
capacitados

Instituições

  • Formiga

    ubs vargem grande
  • Palmas

    sad palmas
    unidade basica de saude lagoao
  • São Paulo

    caps ad iii penha
    posto de saude jardim primavera
    ubs jardim republica
    ubs v nova manchester dr arlindo gennari
    coord regional de saude oeste
    supervisao tecnica de saude ermelino matarazzo
    ubs parque arthur alvim
    ubs sta lucia
    psm balneario sao jose
    ubs v ipojuca wanda coelho de moraes
    ubs pq boa esperanca
    ubs city jaragua
    ama ubs integrada jd sao francisco ii
    ubs rio pequeno paulo de barros franca
    ama ubs vila imperio
    ubs mata virgem
    ama ubs integrada wamberto dias da costa
    ubs domingos mantelli
    ubs v anastacio
    ubs vila terezinha
    ubs jardim edite geroncio henrique neto
    ama ubs integrada v carrao dr adhemar monteiro pacheco
    ubs recanto dos humildes
    ubs nova esperanca paulistano ii
    ubs jd peri
    ama jardim peri
    ubs alto de pinheiros
    ubs vila guacuri cicero sergio cavalcante
    ubs horto florestal
    ubs alpes do jaragua
    ubs v jaguara
    ubs jardim souza
    ubs parque novo mundo ii
    ubs jardim guanabara
    ubs alto do umuarama
    ama ubs vila missionaria
    ubs cidade ipava
    ubs jd boa vista
    ubs cidade julia
  • Rio de Janeiro

    sms cf ilzo motta de mello ap 53
    sms cf valter felisbino de souza ap 31
    sms cf david capistrano filho ap 52
  • Maruim

    clinica de saude da familia 24 h nossa senhora da boa hora
  • Aquidabã

    secretaria mun de saude de aquidaba
  • Florianópolis

    cs saco dos limoes
    cs jurere
    cs saco grande
    cs itacorubi
  • Lagoa Santa

    farmacia municipal de lagoa santa
  • Belém

    hemopa fundacao hemopa
    sad belÉm
  • Fortaleza

    uaps anastacio magalhaes
  • Assis

    secretaria municipal da saude
    central de abastecimento farmaceutico
    esf vila prudenciana
    esf cohab iv
  • Barrocas

    secretaria municipal de saude de barrocas
  • Rio Branco

    usf rosa maria
    divisao de assistencia farmaceutica daf semsa
    usf maria aurea vilela
  • Porto Velho

    unidade de saude da familia santa rita
  • Blumenau

    ambulatorio geral mario jorge vieira fortaleza
  • Santa Maria das Barreiras

    secretaria municipal de saude de santa maria das barreiras
    psf i joao goncalves leal
  • Guarapuava

    secretaria municipal de saude
  • Araçagi

    secretaria municipal saude de aracagi
  • Urussanga

    secretaria municipal de saude de urussanga
    unidade basica de saude romolo mazzucco
  • Balneário Camboriú

    secretaria da saude e saneamento municipal de baln camboriu
  • Miguel Pereira

    farmacia municipal de miguel pereira
  • Francisco Morato

    secretaria municipal de saude de francisco morato
    usf do jardim nova esperanca
  • Peruíbe

    secretaria municipal de saude
  • Viamão

    sms de viamao
  • Maceió

    distrito sanitario
  • Paty do Alferes

    secretaria municipal de saude de paty do alferes
    estrategia de saude da familia arcozelo
  • Pires do Rio

    secretaria municipal de saude de pires do rio
  • Santa Maria

    secretaria municipal de saude de santa maria
  • Cedral

    ubsf dr benito malzone
  • Ouro

    farmacia municipal de ouro
  • Campinas

    centro de saude vila ipe
    centro de saude boa vista
    centro de saude jardim rossin
    centro de saude parque da figueira
    centro de saude jardim florence
    farmacia medex drs vii campinas
    centro de saude campo belo
    centro de saude sao quirino
  • Bragança Paulista

    secretaria municipal de saude de braganca paulista
  • Joinville

    ubsf comasa
    farmacia central municipal farmacia escola
    ubsf fatima
  • Guaratinguetá

    esf dr tirso vital brasil
  • Araripe

    unidade basica de saude antonia figueredo melo
    unidade basica de saude horacio gomes dos santos
    central de armazenamento e distribuicao
  • Tubarão

    ubs sao joao i
    ubs sao joao ii
  • Três Lagoas

    clinica da mulher tres lagoas
    unidade de saude da familia santa rita
    unidade de saude da familia interlagos gabriel marques ferna
  • Jardim Olinda

    sms de jardim olinda
    nis ii jardim olinda
  • Baixio

    posto de saude sedeii
  • São Sebastião

    fundacao de saude publica de sao sebastiao
  • Barreiras

    usf dr jose maria de magalhaes neto ii
    farmacia cidada municipal de barreiras
  • Juiz de Fora

    secretaria de saude de juiz de fora
    ubs nossa senhora aparecida
  • Ponto dos Volantes

    unidade de farmacia basica
  • Sapucaia do Sul

    farmacia municipal sapucaia do sul
    farmacia popular do brasil sapucaia do sul
  • Pomerode

    secretaria municipal de saude de pomerode
  • Maricá

    instituto gnosis filial 01
  • Alto Jequitibá

    farmacia de minas de alto jequitiba
  • Arapiraca

    ubs daniel houly
  • Alto Paraíso

    farmacia basica municipal de alto paraiso
  • Buritis

    secretaria municipal de saude
    farmacia municipal de buritis
  • Embu das Artes

    secretaria municipal de saude de embu
  • Cuiabá

    secretaria municipal de saude de cuiaba
  • Itaquitinga

    secretaria municipal de saude de itaquitinga
  • Rio Largo

    secretaria municipal de saude de rio largo
  • Fartura do Piauí

    unidade basica de saude de fartura do piaui
  • Jijoca de Jericoacoara

    central de abastecimento de imunobiologico e farmaceutico
  • Promissão

    centro integrado de saude
  • Corumbataí

    secretaria municipal de saude de corumbatai
  • Três Pontas

    farmacia municipal
  • Guararema

    ubs guiomar franco da cunha jd dulce
  • Mantena

    secretaria municipal de saude de mantena
    psf vila novamantena
    psf treze de junho
  • Nova Lima

    secretaria municipal de saude
  • Piumhi

    farmacia municipal helvidio menezes
  • Cândido Mota

    farmacia municipal de candido mota
  • Cajuru

    farmacia municipal de cajuru
  • Uberlândia

    secretaria municipal de saude de uberlandia
  • Igarapé

    secretaria municipal de saude de igarape
  • Alto Paraíso

    centro de saude de alto paraiso
  • Otacílio Costa

    secretaria de saude otacilio costa
  • Pérola

    sms de perola
  • Lidianópolis

    centro municipal de saude lidianopolis
  • Redentora

    secretaria municipal de saude redentora
    posto de saude de redentora
  • São José dos Pinhais

    unidade de saude cidade jardim
    unidade de saude riacho doce
    unidade de saude caic
  • Malacacheta

    secretaria mun de saude de malacacheta
  • Inhacorá

    secretaria da saude de inhacora
    posto de saude inhacora
  • Brazabrantes

    ubs albertino de deus passos
  • Pederneiras

    secretaria municipal de saude de pederneiras
  • Palmas

    unidade de saude da familia prof isabel auler
    unidade de saude da familia 409 norte
    unidade de saude da familia deise de fatima araujo de paula
  • Goiânia

    farmacia distrital oeste
    centro de referencia em diagnostico e terapeutica
    centro de saude parque amazonia
    ciams novo horizonte
  • Santo Antônio do Jardim

    unidade basica de saude farmaceutico raul costa camara
  • Maringá

    unidade basica de saude guaiapo requiao
  • Candelária

    farmacia municipal
  • Xinguara

    unidade de esf marajoara ii
    unidade de esf selectas
    unidade de esf prof aguida
    unidade de pronto atendimento de xinguara
    farmacia municipal de xinguara
  • Guarulhos

    ceresi sao joao bonsucesso
    ceresi centro de referencia a saude do idoso
    ubs santa lidia
    ubs santos dumont
    ubs pimentas
    ubs cidade serodio
    ubs jardim alamo
  • Lagoa do Sítio

    ubas dr lindomar de moura barbosa
  • Pinhais

    unidade de saude da familia maria antonieta
    cca centro de controle de agravos
    unidade de saude da familia ana nery
    unidade de saude da familia vargem grande
  • Brasília

    ubs 7 santa maria
    ubs 03 taguatinga
    ubs 01 vicente pires
    ubs 2 brazlandia
  • São Francisco de Paula

    posto municipal de saude santa isabel
  • Ituiutaba

    psf 08
  • Céu Azul

    c s de ceu azul
  • Bom Princípio

    ubs morro tico tico
  • Benevides

    unidade especial de saude benfica
  • São Lourenço do Sul

    esf barrinha sao lourenco do sul
  • Ijuí

    centro de atencao psicossocial caps ii
  • Ivaiporã

    unidade basica de saude sao francisco
    posto de saude de jacutinga
    unidade basica de saude sao luiz
  • João Monlevade

    centro de saude padre hildebrando
  • Castelo

    farmacia cidada municipal de castelo
  • Janiópolis

    centro de saude de janiopolis
  • Santo André

    ubs jardim alvorada
    ubs paranapiacaba
    ubs parque miami
    ubs vila luzita
    ubs centro de saude escola
    ubs vila helena
    ubs bairro paraiso
    centro medico de especialidades xavier de toledo
  • São Gabriel da Palha

    farmacia basica municipal
    psf boa vista e santa helena
  • Sertãozinho

    ubs dr edgar silveira pagnano sertaozinho
    ubs jose joaquim bonfim sertaozinho
  • Timóteo

    centro de saude rosa basilio
    unidade de saude ana rita
  • Araçatuba

    ubs dr walter divino da costa pedro perri
    ubs jorge maluly netto umuarama ii
    ubs maria tereza de andrade n s aparecida
    ubs farmaceutico antonio saraiva jardim ipora
  • Belo Horizonte

    centro de saude pompeia
    centro de saude efigenia murta de figueiredo
    centro de saude santa terezinha
    centro de saude independencia
    centro de saude serra verde
    centro de saude padre eustaquio
    centro de saude confisco
    centro de saude jardim europa
    centro de saude palmeiras
    centro de saude pindorama elza martins
    centro de saude jardim leblon
  • Poloni

    unidade basica de saude de poloni
  • Natal

    unidade mista de felipe camarao
  • Alfenas

    cdm central de medicamentos
  • Cariacica

    centro de referencia istaids cariacica
  • Fernandes Pinheiro

    centro de saude da familia
  • Álvares Machado

    ubs ii de alvares machado
  • Iraquara

    unidade de sauda da familia adalberto felix
  • Pinhalzinho

    unidade basica de saude irma hildegart karling
  • Boa Vista

    unidade basica de saude tancredo neves
    unidade basica de saude vanderly nascimento de souza
    unidade basica de saude aygara motta pereira
  • Guaratuba

    unidade basica de saude coroados
    unidade basica de saude cohapar
  • Atibaia

    usf jarbas pereira de araujo atibaia
    usf ana nery atibaia
    ubs oswaldo paccini atibaia
  • Rio Verde

    clinica da familia nelci vieira clemente
    clinica da familia laranjeiras
    clinica da familia oduvaldo ribeiro da cunha nenzinho ribei
    clinica da familia julio emrich
    clinica da familia valdeci pires
    clinica da familia vila borges
  • Solonópole

    unidade de atencao a saude da familia de sao jose
  • São Gonçalo do Rio Abaixo

    psf iv
    psf i
    rede farmacia de minas unidade sao goncalo do rio abaixo
  • Picada Café

    u s picada cafe
  • São Bento do Sul

    unidade basica de saude cruzeiro 5
  • Nova Era

    farmacia de minas nova era
  • Sarzedo

    sarzedo ubs antonio carlos cardoso
    sarzedo ubs feliciano jose henriques
    sarzedo farmacia de minas
  • Vitória da Conquista

    farmacia da familia unidade centro
    farmacia da familia unidade bairro brasil
    usf do bruno bacelar
    cs dr joao melo filho
    usf do miro cairo
  • São Cristóvão

    u b s maria jose s figueiroa
  • Pirangi

    centro de saude dr uebe rezeck
  • Passa Quatro

    farmacia de todos
  • Estrela do Norte

    unidade basica de saude ii estrela do norte
  • Lagoa Vermelha

    farmacia municipal
  • São Miguel do Tapuio

    ubs dona rosaura
    ps luis araujo torres
  • Landri Sales

    ubs frei jose apicella
  • Colombo

    centro de saude jardim cristina
  • Petrolina

    viii gerencia regional de saude petrolina
  • Capinzal do Norte

    secretaria municipal de saude
  • Roncador

    uaps sidnei gusmao de andrade
  • Santa Luzia D'Oeste

    farmacia publica municipal
  • Manacapuru

    central de abastecimento farmaceutico caf
  • Nova Venécia

    unidade basica de saude da familia matheus bellucio
    farmacia cidada municipal de nova venecia
  • Bela Vista da Caroba

    centro de saude nis i de bela vista da caroba
  • Paulino Neves

    centro de saude santa terezinha
  • Caculé

    usf dr dolores oliveira silva
  • Ibiporã

    unidade basica de saude dr wilson costa funfas
  • São Félix de Minas

    unidade de saude senhora sebastiana rosa de jesus
  • São Francisco do Guaporé

    unidade basica de saude osmar silva da costa
  • Sete Lagoas

    farmacia central
  • Diadema

    ubs jardim abc saude da familia
    ubs vila nova conquista saude da familia
  • Cocal do Sul

    farmacia basica da prefeitura de cocal do sul
  • Ipatinga

    unidade de saude jardim panorama
  • Serafina Corrêa

    ubs esf gramadinho ubs dr carlos alberto beninca
  • Santa Rita do Sapucaí

    psf 8 santa rita do sapucai
  • Anápolis

    usf santa maria de nazareth
  • Ponta Grossa

    unidade basica de saude sady silveira
  • Apucarana

    ubs raul castilho
  • Gramado

    posto de saude varzea grande
  • Araporã

    unidade basica de saude joao ferreira da costa
    unidade basica de saude lindalva ferreira de castro
    unidade basica eleuza maria oliveira
  • Fortim

    programa saude da familia sede
  • Monteiro

    cemam central de material e medicamentos
    usf 08 josefa quaresma dos santos
    usf 09 saul lafayette nobre formiga
  • Rio Crespo

    unidade basica de saude emilio gavioli
  • Nova Olinda do Norte

    central de abastecimento farmaceutico
  • Vitória

    unidade basica de saude de fonte grande dr affonso schwab
    unidade basica de saude de maruipe michel minassa
    unidade basica de saude forte sao joao bolivar de abreu
  • Igarapé-Açu

    unidade basica de saude da colina e picarreira
  • Jaraguá

    unidade de saude da familia psf ii jaragua
  • Serra

    esf de bairro de fatima
    esf de cidade continental
    unidade regional de saude novo horizonte
    esf de nova carapina ii
    esf de oceania
    unidade regional de saude serra
    esf de planalto serrano bloco a
  • São Leopoldo

    farmacia municipal
  • Criciúma

    farmacia estrategica de criciuma udm
  • Manaus

    usf theomario pinto da costa
    usf clinica da familia desembargador fabio do couto valle
    usf nilton lins
  • Lábrea

    centro de saude francisco fernandes da silva chico breve
  • Amaral Ferrador

    centro de saude sede amaral ferrador
  • Angical

    central de abastecimento farmaceutico
  • Socorro

    pas chave postinho chave de socorro
    esf oratorio postinho do oratorio de socorro
  • Barra Velha

    ubsf sao cristovao
    ubsf itajuba
  • Caldas

    farmacia de minas caldas
  • Irecê

    sae servico de atendimento especializado
    caf central de abastecimento farmaceutico
    unidade de saude da familia amador aguiar
    ubsf dr sinval cezar vasconcelos sao francisco
    ubsf centro i enio rosendo pinto
  • Rio Azul

    mini posto de porto soares
    mini posto de invernada
    mini posto de faxinal de sao pedro
  • Sorocaba

    unidade de saude da familia vitoria regia sorocaba
    unidade de saude da familia ulisses sorocaba
  • Bela Cruz

    unidade basica de saude da familia maria de fatima marques
    ubasf psf sede i
  • Ivorá

    unidade psf sao jose
  • Santana do Mundaú

    centro de saude padre cicero
  • Jaguaquara

    usf pedro bernardino santos
  • Brumado

    secretaria municipal de saude de brumado
  • Trindade

    unidade saude da familia vila pai eterno trindade
  • Laje

    usf leonilia sampaio de almeida
  • Coroaci

    centro de saude de coroaci
  • Itatinga

    unidade basica de saude prof dr fioravanti alonso di piero
  • Santo Antônio do Amparo

    psf sao sebastiao da estrela
  • Urupês

    esf joao pestana
  • Piracicaba

    centro de especialidades de piracicaba
    unidade basica de saude jardim planalto piracicaba
    unidade de saude da familia costa rica piracicaba
  • Tobias Barreto

    unidade basica de saude jose ramos
  • Massaranduba

    estrategia saude da familia joao alberto matos fadul
  • Santos

    unidade de saude da familia do valongo
  • Fernandópolis

    ubs pastor marcelino deungaro rio grande
  • Carlos Barbosa

    centro de saude
  • Nova União

    unidade basica de saude maria luiza
  • Santa Maria de Jetibá

    unidade sanitaria de santa maria de jetiba
    esf de vila nova sta maria de jetiba
  • Iraí de Minas

    centro de saude dona cota
  • Riachão do Jacuípe

    centro de saude dr jose maria de magalhaes neto
  • Alto Taquari

    unidade de saude da familia de alto taquari 13 pontos
  • Campo Grande

    sesau cf dra marcia de sa earp nova lima
  • Ouro Preto

    ouro preto unidade basica de saude do morro santana
    ouro preto unidade basica de saude sao cristovao
  • Goioerê

    ubs vila guaira de goioere
  • Sítio Novo

    centro de saude ramiro martins viana
  • São Sebastião do Paraíso

    usf mariana marques caic iii
    usf dr hermantino patricio de oliveira caic ii
  • Poço Verde

    aps joao antonio de abreu
  • Bom Sucesso do Sul

    unidade central de saude de bom sucesso do sul
  • Dormentes

    ubs joana andrelina de macedo
  • Mato Castelhano

    unidade sanitaria mato castelhano
  • Não-Me-Toque

    unidade basica de saude santo antonio de nao me toque
  • Paraipaba

    caps ad paraipaba
  • Registro

    ubs centro registro
  • Alvorada de Minas

    centro de saude de alvorada de minas
  • Penha

    unidade basica de saude de sao cristovao
    farmacia policlinica
  • Buriti Bravo

    farmacia basica de buriti bravo
  • Catunda

    unidade basica de saude elvina elisa lima
  • Campo do Tenente

    unidade de saude divino espirito santo
  • Ilha Solteira

    secretaria municipal de saude
  • Careiro da Várzea

    unidad basica de saude dr antonio renier cunha dantas
  • Tacaimbó

    secretaria municipal de saude de tacaimbo
  • Bauru

    unidade de assistencia farmaceutica bela vista
  • São Miguel das Missões

    secretaria municipal de saude de sao miguel das missoes
  • Segredo

    farmacia municipal
  • Taiobeiras

    uaps dona nininha
    uaps milton mendes da silva
  • Socorro do Piauí

    unidade basica de saude de socorro do piaui
  • Indaial

    assistencia farmaceutica de indaial
  • Orós

    unidade basica de saude centro ii
  • Embu das Artes

    ubs pinheirinho
  • Lagoa do Mato

    centro de saude claro cruz
  • Jacutinga

    esf 5 alice rodrigues vieira
    farmacia basica municipal
  • Hortolândia

    ubs orestes ongaro
  • Poções

    farmacia basica municipal fabio rocha
  • Iramaia

    unidade de saude da familia vo etelvina nascimento
  • Salto

    clinica salto saude santa cruz
    centro de saude ii
  • Paulínia

    ubs centro paulinia
  • Jacarezinho

    usf jardim sao luiz
    uapsf parque bela vista
  • Flórida

    usf unidade saude da familia
  • Abreulândia

    unidade basica de saude joao batista de franca
  • Boa Vista do Buricá

    posto de saude sede b v burica
  • Laranja da Terra

    ubs da sede
  • Niquelândia

    psf do bairro belo horizonte
  • Mallet

    unidade basica de saude psf 2
  • Boa Viagem

    boaviaginha uaps luis leandro de oliveira
  • São Bernardo do Campo

    ubs planalto
  • União da Serra

    unidade basica de saude
  • Gameleira de Goiás

    ubs georgina auxiliadora de morais
  • Extrema

    esf vila rica
  • Nova Russas

    centro de saude dr osvaldo martins
  • Carmo de Minas

    psf 2 coti nossa senhora de fatima
    psf 5 santo antonio
  • Olaria

    unidade basica de saude cel procopio de paula
  • Três Rios

    ubs werneck marine
    ubs morro dos caetanos
    ubs vila nova
  • Marechal Thaumaturgo

    esf ribeirinha dr naldir mariano
  • Parauapebas

    unidade basica de saude cidade nova
  • Virgolândia

    farmacia de todos unidade virgolandia
  • Piúma

    unidade sanitaria niteroi
  • Abaetetuba

    centro de saude dr heraldo pantoja
  • Floraí

    ubs vila das palmas
  • Caçador

    posto de saude bairro martello
  • Oiapoque

    pmopq ubs do planalto
  • Juquiá

    unidade de esf vila sanches juquia
  • Machados

    unidade de saude da familia celio guerra alves
  • Ferraz de Vasconcelos

    centro de especialidades papa joao paulo ii
  • São José do Hortêncio

    posto de saude de sao jose do hortencio
    academia de saude de sao jose do hortencio
  • Porto Ferreira

    farmacia municipal de porto ferreira
  • Paraí

    unidade basica de saude
  • Baixa Grande

    centro de saude juraci pereira de jesus
  • Caxias do Sul

    farmacia basica municipal
  • Américo Brasiliense

    ubs centro dr jose nigro neto
  • Francisco Badaró

    ubs tocoios de minas
  • Brodowski

    secretaria municipal de saude de brodowski
  • Mandaguari

    unidade basica de saude do cinco conjuntos
  • Crisópolis

    farmacia basica de crispolis
  • Ipecaetá

    secretaria municipal de saude de ipecaeta
  • Quixabá

    usf robson carneiro pereira
  • Nova Castilho

    ubs prof paulo ricoy de camargo nova castilho
  • Coronel Vivida

    centro municipal de saude dr caldisse de carli
    casa da saude
    posto de saude bnh
    posto de saude jardim maria da luz
    posto de saude de sao cristovao
    unidade saude da familia madalozzo
  • Pato Branco

    unidade de saude industrial
    farmacia satelite caps
  • Navegantes

    unidade basica de saude porto das balsas
  • Foz do Iguaçu

    ubs porto belo
  • São José

    centro de saude forquilhinhas
  • Itabuna

    farmacia saude mental
  • Igrejinha

    unidade de saude pedro ivan sparrenberger
  • Oliveira

    farmacia publica
  • Mata de São João

    farmacia basica municipal
  • Vila Velha

    unidade de saude da familia vila nova
  • Pirenópolis

    secretaria municipal de saude pirenopolis
  • Silveira Martins

    unidade de saude madre imilda
  • Santo André

    ubs cruzado sylvia augusta dos santos
  • São João da Boa Vista

    sms sp secretaria municipal de saude sao joao da boa vista

Conheça outros Projetos_