As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de morte em todo o mundo. Entre as doenças cardíacas mais comuns, destaca-se o infarto agudo do miocárdio (IAM), diminuição ou interrupção da passagem de sangue para o coração, de forma súbita, responsável por ocasionar cerca de 360 mil mortes anuais somente no Brasil.
Com base neste contexto, o projeto Boas Práticas oferece apoio às instituições públicas no desenvolvimento de estratégias e intervenções voltadas à melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, com ênfase na realização do exame para diagnóstico do IAM e Arritmias Cardíacas em um tempo reduzido, o laudo de eletrocardiograma. Além disso, a iniciativa promove a capacitação de médicos plantonistas, por meio de teleconsultorias e sessões de aprendizagem virtual, para a realização do laudo e apoio à decisão clínica dos profissionais, favorecendo o fluxo de atendimento mais ágil no SUS.O projeto Boas Práticas tem como objetivo qualificar o atendimento nos hospitais e nas urgências cardiovasculares do Sistema Único de Saúde (SUS) e implementar as diretrizes assistenciais e de manejo clínico seguro a pacientes com doenças cardiovasculares em todo o Brasil.
Desde seu início, em 2009, foram mais de 1.900.000 laudos de eletrocardiograma (ECG) realizados pelo projeto que, em 2022, passou a ser conduzido de maneira colaborativa entre o Hcor e a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Atualmente, a iniciativa está presente em 282 Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) 24h e 30 hospitais, distribuídos entre as cinco regiões do país, determinadas pelo Ministério da Saúde. Todas as instituições são acompanhadas durante 24h por dia com foco na intervenção dos processos assistenciais de SCA, visando a melhoria contínua da qualidade.
Ainda em 2022, ano que tange o Apoio à Decisão Clínica, foram realizadas 2.126 discussões de caso pela equipe de cardiologistas com NPS de 84% dos profissionais recomendando este serviço mediante aos exames sugestivos à Infarto Agudo do Miocárdio com Elevação do Segmento ST (IAMCSST) e arritmias complexas.Além disso, a iniciativa acumula 4.657 segmentos de desfecho clínico após 48 horas da realização do ECG, apresentando uma média de 71% de adesão à terapia medicamentosa indicada no tratamento do infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST nas unidades monitoradas para implementação de diretrizes assistenciais em cardiologia.
A área técnica do Ministério da Saúde responsável é a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde.
Justificativa e relevância do projeto para o SUS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 30% dos óbitos em todo o mundo e a sua letalidade é inversamente proporcional à situação socioeconômica da região, sendo um grande desafio à saúde tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Assim o projeto BPC visa assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços em situações de urgência e emergência com resolutividade tendo como alvo a articulação e integração de todas as esferas de saúde expandindo e qualificando o acesso integral e humanizado aos usuários do SUS em condições de urgência e emergência cardiovascular nos serviços de saúde, estando de acordo com a Rede de Atenção às Urgências regulamentada pela Portaria n° 1.600 de julho de 2011 pelo Ministério da Saúde.
O projeto Boas Práticas contempla as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estando de acordo com a Rede de Atenção às Urgências regulamentada pela Portaria n° 1.600 de julho de 2011 do Ministério da Saúde, e visa a melhoria da qualidade assistencial em pacientes em unidades de urgência e emergências e hospitais do SUS.
A iniciativa atua na realização de laudos qualificados de ECG, analisados 24h por dia e em até 10 minutos a partir de seu recebimento, apoio à decisão clínica por meio da segunda opinião médica para os casos sugestivos de Infarto Agudo do Miocárdio e Arritmias, avaliação de desfecho clínico após 48 horas da realização do exame, bem como na qualificação profissional e melhoria dos processos assistenciais por meio das Sessões de Aprendizagem Virtual e Implementação das Diretrizes Assistenciais em Cardiologia.
Para garantir que haja uma aplicação adequada das técnicas e tecnologias voltadas à redução de mortes evitáveis e manejo seguro do paciente, a iniciativa atua em três eixos diferentes, estes sendo:
Desenvolvimento Profissional:
Aos profissionais de saúde das instituições beneficiadas é disponibilizado um curso, na modalidade de Educação à Distância (EaD), com possibilidade de expansão para outras unidades de saúde, visando o compartilhamento de boas práticas no manejo de pacientes com doenças cardiovasculares, sempre alinhado à oferta e/ou inclusão, de forma colaborativa. Espera-se que, ao final do treinamento, os profissionais sejam capazes de realizar e interpretar ECG; identificar pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC); atender corretamente pacientes em parada cardiorrespiratórias (PCR), arritmias cardíacas e síndrome Coronariana Aguda (SCA); conhecer e atuar em acordo ao protocolo de dor torácica.
Além disso, a cada dois meses, são realizadas Sessões de Aprendizagem Virtual (SAVs) ao vivo, compostas por quatro módulos e posteriormente disponibilizadas na plataforma do curso, maximizando o alcance das aulas. Também serão produzidos outros conteúdos audiovisuais, como vídeos cursos, podcasts, pílulas de conteúdo, artigos e diagramas visuais para apoiar a qualificação destes profissionais.
Urgências Cardiovasculares (em ambiente pré-hospitalar fixo):
O eixo dá-se por meio do diagnóstico, apoio à decisão clínica e monitoramento das urgências cardiovasculares com uso de ferramentas conectadas e interativas em todas as UPAS. Serão realizadas a instalação de aparelhos para a realização de eletrocardiograma (ECG) nas Unidades, bem como a capacitação da equipe para manuseio da equipe e a prestação do serviço de laudo por médicos do Hcor e BP, responsáveis por apoiar os médicos das UPAs em discussões de casos e na tomada de decisão clínica via teleconsultoria.
A realização do ECG visa apoiar a implementação da linha de atenção em urgências cardiovasculares e direcionar a tomada de decisão clínica frente a pacientes com IAMCSST.
Diretrizes assistenciais em cardiologia (âmbito hospitalar):
Por fim, o terceiro eixo do projeto inclui a implementação, acompanhamento e segmento das diretrizes assistenciais em cardiologia, em 30 Centros de Cuidado (hospital ou UPA de referência), em ciclos de 13 meses de apoio e consultoria, com o intuito de promover a adesão às boas práticas clínico-assistenciais em cardiologia e melhoria da qualidade do atendimento hospitalar aos pacientes.
Para tal, será realizado um diagnóstico inicial por um enfermeiro e um médico nas unidades, além da adaptação dos protocolos para o contexto local, estruturação de um plano de ação e monitoramentos periódicos, que incluem mesa de discussões regulares e avaliações online. Com a adoção dessas medidas, espera-se que a Unidade hospitalar possa aprimorar as linhas de cuidado da dor torácica, bem como aplicar e acompanhar indicadores de atendimento, além de garantir ao paciente sua reinserção correta na sociedade após alta.
Resultados do Triênio 21-23
Eixo Implementação
Aumento na adesão à terapia medicamentosa na SCA
Redução do Tempo porta-ECG
Redução na taxa de mortalidade
Dr. Rodrigo Olyntho de Almeida - Gerente Médico
Camilla do Rosário Nicolino Chiorino - Coordenadora de Projetos
Thais dos Santos Silva - Analista de Projetos Senior
Carolina Bargas Chiganças Katayama - Analista de Projetos Pleno
Ana Flavia Nunes de Araújo - Enfermeira Pleno
Caroline Ferreira - Enfermeira Pleno
Emerson Coelho Vieira - Enfermeiro Pleno
Fernando Gonçalves de Toledo - Enfermeiro Pleno
Sandra Marcia Fragas Cunha - Enfermeira Pleno
Patrícia Vendramim - Gerente de Projetos Assistenciais - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP - http://lattes.cnpq.br/8115630097723963
Camila Rocon de Lima - Coordenadora Médica - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP - http://lattes.cnpq.br/9165614038756731
Camila Pereira Pinto Toth - Coordenadora de Projetos - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP - http://lattes.cnpq.br/9334599446266486
Ariana Ferreira de Melo – Assistente Administrativo - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP
Adriana Ferreira Espindola Araujo - Especialista de Projetos – Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP- http://lattes.cnpq.br/8778632202119619
Cláudia Alves de Assis - Especialista de Projetos – Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP- http://lattes.cnpq.br/2902881453408062
Kevin Kim – Consultor - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP- http://lattes.cnpq.br/3059369376519736
José Carlos Pachón - Consultor - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo/SP - http://lattes.cnpq.br/5856252510830776;
Médicos Plantonistas - Eixo Apoio ao Diagnóstico
Colaboração Projeto Telemedicina
- ITMS
Instituições Participantes
UPA 24H VIA VERDE (UPA 24H 2ª DISTRITO)
UPA TRAPICHE DA BARRA - ISAC
UPA PALMEIRA DOS INDIOS
UPA II ANTÔNIO DE JESUS (UPA PENEDO)
UPA 24H IRMÃ DULCE (UPA 24H MARECHAL DEODORO AL JURÍDICA)
UPA DR DEIVID DISRAELI TORRES
UPA SANTO ANTÔNIO (UPA 24H SANTO ANTÔNIO)
UPA CIDADE NOVA - JOSÉ RODRIGUES
UPA 24 H OESTE CLARICE BORGES
UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CAPIM GROSSO
UPA ANTONIO REGINALDO FERNANDES DOS SANTOS
UPA 24H - TEIXEIRA DE FREITAS
UPA 24H DR. GILENO DE SÁ (UPA LUÍS EDUARDO MAGALHÃES)
UPA 24 H ITAPETINGA
UPA 24H SANTA MARIA DA VITÓRIA
UPA 24H BOM JESUS DA LAPA
UPA 24H VILOBALDO MACEDO
UPA 24 H GUANAMBI
UPA 24H DE VITÓRIA DA CONQUISTA
UPA FEIRA DE SANTANA
UPA CRUZ DAS ALMAS
UPA 24 HORAS- ROSA MARIA OLIVEIRA BASTOS
UPA 24H DE MARAGOGIPE
UPA 24H JORGE ALVES DE OLIVEIRA
UPA 24H VERA CRUZ
UPA 24H DR ANTÔNIO MOREIRA MAGALHÃES
UPA 24H JAGUARIBE
UPA 24 H FRANCISCO CLÁUDIO GOMES
UPA 24H SALUSTIANO COSTA (UPA 24H UBAJARA/S. BENEDITO)
UPA DE PENTECOSTE
UPA 24H JUAZEIRO DO NORTE - LIMOEIRO
UPA 24H TIANGUÁ
UPA 24H DR OLAVO CAVALCANTE CARDOSO (UPA 24H CRATÉUS)
UPA 24H MARCELO E LEONARDO MORENO - UPA IGUATÚ
UPA 24H Mª CONSUELO OLIVEIRA DE ALMEIDA
UPA 24H DR HUGO MENDES PARENTE (UPA SOBRAL)
UPA 24H IRMÃ JUDITE DINIZ
UPA 24H ITAPIPOCA
UPA 24H DE RUSSAS
UPA 24H FRANCISCO XAVIER FERNANDES MAIA (UPA 24H ARACATI)
UPA 24H DO CANINDEZINHO (SER V)
UPA 24H DRA. LEILA Mª ALEXANDRINO CIDRAO FEITOSA (UPA TAUÁ)
UPA 24H NÚCLEO BANDEIRANTE
UPA DE COROATÁ
UPA DE CODÓ
UPA SÃO JOÃO DOS PATOS
UPA ITAQUI BACANGA
UPA 24H PARQUE VITÓRIA
UPA ARAÇAGY
UPA CIDADE OPERÁRIA
UPA CHIQUINHO GUIMARÃES
UPA 24H NORDESTE
UPA 24H FRANCISCO CORRÊA DE CARVALHO
UPA 24H DE PASSOS
UPA DAISA DE PAULA SIMÕES
UPA 24H NORTE BETIM
UPA 24H APARECIDA GONÇALVES SARAIVA (UPA UNIVERSITÁRIO)
UPA 24H JD. LEBLON(DR CARLOS VINICIUS PISTOIA DE OLIVEIRA)
UPA 24H SANTA MÔNICA
UPA 24H DR ALESSANDRO MARTINS (UPA VILA ALMEIDA)
UPA WALFRIDO ARRUDA - CORONEL ANTONINO
UPA MORENINHA - JOEL RODRIGUES DA ROCHA
UPA III GOVERNADOR ALMIR GABRIEL (UPA CASTANHAL)
UPA 24H XINGUARA
UPA SACRAMENTA - DASAC
UPA BREVES
UPA CIDADE JARDIM
UPA DR RAIMUNDO MAIA DE OLIVEIRA (ALTO BRANCO)
UPA SÃO LOURENÇO DA MATA
UPA 24H SENADOR WILSON CAMPOS - BARRA DA JANGADA
UPA 24H OLINDA (GREGÓRIO LOURENÇO BEZERRA)
UPA 24H DE CAMPO MOURAO
UPA CENTRO OESTE MARIA ANGELICA CASTOLDO
UPA 24H GUSTAVO FARIAS
UPA SABARA (UPA FRANCISCO DE ARRUDA LEITE)
UPA 24H CASTRO - MOACIR ELIAS FADEL
UPA VENEZA
UPA JACAREPAGUÁ
UPA BOTAFOGO
UPA QUEIMADOS
UPA MESQUITA
UPA BANGU
UPA 24H SARAPUI (UPA DUQUE DE CAXIAS II)
UPA 24H RICARDO DE ALBUQUERQUE
UPA 24H COLUBANDE SÃO GONÇALO I
UPA 24H FONSECA
UPA 24H NOVA IGUAÇU II
UPA 24H RIO BONITO
UPA 24H DUQUE DE CAXIAS (UPA PARQUE LAFAITE)
UPA 24H MARECHAL HERMES
UPA 24H CAMPOS DE GOYTACAZES
UPA TRÊS RIOS 24 HORAS
UPA 24H VOLTA REDONDA (SANTO AGOSTINHO)
UPA 24H CENTRO
UPA 24H CABUÇU
UPA IRAJA
UPA SÃO GONÇALO II- PACHECO
UPA ITAPERUNA
UPA ENGENHO DE DENTRO
UPA 24H BARRA MANSA
UPA 24H NOVA FRIBURGO
UPA 24H (CABO FRIO)
UPA 24H MACAÍBA (ALUÍZIO ALVES)
UPA 24H MARIA NAZARÉ (ENFª MARIA NAZARE SILVA DOS SANTOS)
UPA 24H ESPERANÇA DRº IBÊRE FERREIRA
UPA 24H POTENGI (JOSÉ JORGE MACIAL)
UPA 24H TARCÍSIO VASCONCELOS MAIA
UPA 24 HS VENÂNCIO AIRES
UPA 24H SANTA MARIA
UPA DE LAJEADO
UPA 24 HORAS DE BENTO GONÇALVES
UPA 24H RIO BRANCO (UPA HUGO SIMÕES LAGRANHA)
UPA 24H ZONA NORTE - CAXIAS DO SUL
UPA 24H SUL ITAUM
UPA 24H RIO DO SUL
UPA 24 HORAS DE BIGUAÇU (UPA ARLINDO CORRÊA)
UPA SUL DA ILHA
UPA 24H PORTO DA FOLHA (DR. FRANCISCO ROLLEMBERG)
UPA DONA ZULMIRA SOARES
UPA/24 "DR HELIO MIGLIARI FILHO"
UPA SÃO JOÃO LAVRAS
UPA 24H CUMBICA
UPA 24H PAULISTA
UPA 24H DEMARCHI / BATISTINI
UPA 24H DR. FABIO AUGUSTO CARMO ZACURA
UPA 24H FRANCO DA ROCHA
UPA 24H PREFEITO CELSO DANIEL – SACADURA CABRAL
UPA 24H RUDGE RAMOS
UPA 24H RIACHO GRANDE
UPA 24H VILA SÃO PEDRO
UPA 24H SILVINA / FERRAZÓPOLIS
UPA VILA ASSIS (UPA ANCHIETA)
UPA JARDIM ZAÍRA
UPA DRA MARCIA MUCKY
UPA 24H NORTE (UPA JOSÉ DE SOUZA DOURADOS)
UPA 24H MURILO BAHIA BRANDAO VILELA
UPA PORTO SEGURO
UPA 24H MONTE CRISTO
UPA ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
UPA CALDAS NOVAS (UPA 24H CELINA PALMERSTON)
UPA DR. JOSÉ PÓVOA MENDES
UPA 24HORAS DRA. ZILDA ARNS
UPA DE BRUMADINHO VALDEMAR DE ASSIS BARCELOS
HOSPITAL REGIONAL ALTO VALE -FUSAVI
SANTA CASA DE MISERICORDIA DE BARRA MANSA
HOSPITAL DO CORAÇÃO DE NATAL
HOSPITAL CALIXTO MIDLEJ FILHO
HOSPITAL GERAL DE CAXIAS DO SUL
FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE MONTES CLAROS (AROLDO TOURINHO)
ASSOCIAÇÃO PRÓ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL
HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL
HOSPITAL DOM HELDER CÂMARA
HOSPITAL GERAL DE PALMAS
FUNDAÇÃO HOSPITALAR SÃO LUCAS
FUNDAÇÃO GASPAR VIANNA - HC BELÉM
HOSPITAL REGIONAL SUL DE MINAS
HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL
HOSPITAL DO CORAÇÃO NOSSA SENHORA DO SALETE
HOSPITAL BRUNO BORN
Coordenação-Geral de Urgência / Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência / Secretaria de Atenção Especializada à Saúde / Ministério da Saúde (CGU/DAHU/SAES/MS)