O projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica busca qualificar profissionais da saúde para atuarem em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria de processos, multiplicação do conhecimento e estimular a produção de pesquisa clínica no Brasil.
Seu escopo abrange seis subprojetos, dentre cursos com diferentes níveis de complexidade, webinars e monitorias, além do acompanhamento do desempenho de alunos capacitados ao longo do projeto.
A organização de redes de pesquisas e estudos cooperativos, nas quais o Ministério da Saúde vem investindo para desenvolver projetos relacionados às prioridades da Política Nacional de Saúde, aumentou a necessidade de profissionais capacitados em pesquisa clínica no Brasil. No entanto, já que grande parte dos cursos de graduação não contemplam a temática, poucos profissionais de saúde possuem as habilidades necessárias para atuar na área.
O projeto de Formação e Capacitação em Pesquisa Clínica oferece cursos que pretendem preencher esta lacuna de conhecimento e, dessa forma, contribuir para a melhorar os processos de trabalho em pesquisa clínica, a disseminação do conhecimento e a formação de redes amplas, que facilitem o desenvolvimento de pesquisas feitas em conjunto, por dois ou mais centros.
Para o próximo triênio, a iniciativa continuará o processo educacional em curso desde 2009, promovendo o fortalecimento de profissionais, especialização e espaços para discussão de temas importantes para a área, além de educar a população em geral sobre pesquisa clínica.
O objetivo principal é qualificar profissionais atuantes nas áreas de pesquisa consideradas prioritárias para o SUS, com foco na execução; análise crítica dos processos necessários e viabilidade dos projetos de pesquisa.
Já os objetivos específicos são:
• Revisar o conteúdo do curso introdutório de pesquisa clínica, disponibilizá-lo ao público, monitorar o andamento do curso e certificar os alunos que cumpram os requisitos exigidos;
• Construir o conteúdo do curso intermediário de pesquisa clínica; disponibilizá-lo aos alunos, monitorar o andamento do curso e certificar aqueles que cumpram os requisitos;
• Identificar temas relevantes em pesquisa e convidar profissionais especialistas para abordá-los em webinars;
• Elaborar o conteúdo do curso de especialização em pesquisa clínica; disponibilizá-lo em duas edições, monitorar o andamento do curso, aplicar o aprendizado em TCCs, com foco no desenvolvimento de melhorias nos processos de pesquisa e certificar os alunos que cumpram os requisitos;
• Avaliar o desempenho de egressos do curso de especialização em pesquisa clínica na execução de pesquisas;
• Aprimorar o processo de execução de pesquisa clínica por meio de monitoria ofertada aos centros de pesquisa.
O projeto é dividido em seis subprojetos com diferentes metodologias. São eles: