Resumo

O projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica busca qualificar profissionais da saúde para atuarem em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a melhoria de processos, multiplicação do conhecimento e estimular a produção de pesquisa clínica no Brasil.

Seu escopo abrange seis subprojetos, dentre cursos com diferentes níveis de complexidade, webinars e monitorias, além do acompanhamento do desempenho de alunos capacitados ao longo do projeto.


Introdução

A organização de redes de pesquisas e estudos cooperativos, nas quais o Ministério da Saúde vem investindo para desenvolver projetos relacionados às prioridades da Política Nacional de Saúde, aumentou a necessidade de profissionais capacitados em pesquisa clínica no Brasil. No entanto, já que grande parte dos cursos de graduação não contemplam a temática, poucos profissionais de saúde possuem as habilidades necessárias para atuar na área.

O projeto de Formação e Capacitação em Pesquisa Clínica oferece cursos que pretendem preencher esta lacuna de conhecimento e, dessa forma, contribuir para a melhorar os processos de trabalho em pesquisa clínica, a disseminação do conhecimento e a formação de redes amplas, que facilitem o desenvolvimento de pesquisas feitas em conjunto, por dois ou mais centros.

Para o próximo triênio, a iniciativa continuará o processo educacional em curso desde 2009, promovendo o fortalecimento de profissionais, especialização e espaços para discussão de temas importantes para a área, além de educar a população em geral sobre pesquisa clínica.

O objetivo principal é qualificar profissionais atuantes nas áreas de pesquisa consideradas prioritárias para o SUS, com foco na execução; análise crítica dos processos necessários e viabilidade dos projetos de pesquisa.

 

Já os objetivos específicos são:

•             Revisar o conteúdo do curso introdutório de pesquisa clínica, disponibilizá-lo ao público, monitorar o andamento do curso e certificar os alunos que cumpram os requisitos exigidos;

•             Construir o conteúdo do curso intermediário de pesquisa clínica; disponibilizá-lo aos alunos, monitorar o andamento do curso e certificar aqueles que cumpram os requisitos;

•             Identificar temas relevantes em pesquisa e convidar profissionais especialistas para abordá-los em webinars;

•             Elaborar o conteúdo do curso de especialização em pesquisa clínica; disponibilizá-lo em duas edições, monitorar o andamento do curso, aplicar o aprendizado em TCCs, com foco no desenvolvimento de melhorias nos processos de pesquisa e certificar os alunos que cumpram os requisitos;

•             Avaliar o desempenho de egressos do curso de especialização em pesquisa clínica na execução de pesquisas;

•             Aprimorar o processo de execução de pesquisa clínica por meio de monitoria ofertada aos centros de pesquisa.

 


Métodos

O projeto é dividido em seis subprojetos com diferentes metodologias. São eles:

 

  • Curso Introdutório de Pesquisa Clínica – direcionado à população em geral e com três edições ao longo do triênio, visa apresentar conceitos básicos sobre pesquisa clínica, além de sensibilizar a população sobre a importância da área. As aulas são 100% online e a distância.
  • Curso Intermediário de Pesquisa Clínica – voltado para profissionais graduados, preferencialmente na área da saúde, que desejam aprofundar os seus conhecimentos sobre pesquisa clínica. As aulas são 100% online e a distância, com um mentor dedicado aos alunos. A formação será dividida em cinco módulos, sendo eles: bases da pesquisa clínica; execução de projetos; delineamento de projetos de pesquisa; estatística na pesquisa clínica e particularidades em pesquisa clínica.
  • Webinars – ao longo do triênio, serão ofertados no mínimo três eventos online para debate e apresentação sobre temas relevantes para a pesquisa clínica.
  • Curso de Especialização em Pesquisa Clínica – Com formato híbrido, capacitará profissionais para desenvolver todas as etapas de um projeto de pesquisa clínica, além de atuar e colaborar com instituições de pesquisa nacionais. O curso é estruturado em cinco módulos, divididos em: Considerações éticas e boas práticas clínicas; Delineamento de estudos clínicos; Interpretando Ensaios Clínicos; Gestão de Centro de Pesquisa e legislações e Gestão e execução de projetos e/ou processos.
  • Monitoramento e Avaliação do egresso da pós – O subprojeto tem como objetivo avaliar os resultados do curso de especialização em pesquisa clínica, demonstrando a aplicabilidade do conteúdo do curso à prática profissional, bem como as mudanças percebidas nos processos de trabalho.
  • Mentoria de Centros de Pesquisa – As mentorias buscam aprimorar os processos do trabalho nos centros de pesquisa em que alunos egressos da especialização atuam e, assim, contribuir para a qualidade da pesquisa clínica nestas instituições. Os alunos e/ou equipes atendidas receberão mentorias nas áreas de: regulatório; elaboração e gerenciamento de banco de dados; monitoria interna; escrita e registro de protocolos de pesquisa e metodologia científica; orçamento e contrato e estrutura do centro, que serão feitas remotamente, podendo contar com visitas in loco ocasionais.

  • Equipe

    • Hospital Alemão Oswaldo Cruz




    Conheça outros Projetos_