A Residência Médica (RM) constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu considerada fundamental para a consolidação da formação profissional e da especialização médica. Na maioria destes programas, o profissional de saúde assume as funções de preceptor sem ter sido devidamente preparado para participar integralmente da formação do residente como supervisor, professor e tutor.
O preceptor, profissional competente na sua área de atuação, precisa ser ético, crítico, reflexivo, humanista, capacitado a formar profissionais em serviço, com visão crítica do seu papel social como educador. Além disso, precisa ser apto a elaborar e coordenar um programa ou estágio de RM de acordo com as normas e leis vigentes, reconhecendo as necessidades de saúde da população brasileira.
A RM foi iniciada no Brasil na década de 1940; em 1967, foi criada a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e, em 1977, foi regulamentada pelo Decreto nº. 80.281, que implantou a Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM). A partir disto, foi determinado que a formação em RM confere ao médico residente o título de especialista quando cumprida integralmente dentro de uma determinada especialidade.
O Curso de Capacitação em Preceptoria de RM se baseia nas estratégias de ensino-aprendizagem organizadas para apoiar a construção de um diagnóstico situacional e na elaboração de um projeto de estratégia de RM. Além disso, visa apoiar a Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, que prevê a oferta anual de vagas equivalente ao número de egressos da graduação de medicina; assim como a Portaria Interministerial MEC/MS n° 1.618, de 1º de outubro de 2015, que instituiu o Plano Nacional de Formação de Preceptores para Programas de Residência na Modalidade Medicina Geral da Família e Comunidade.
O objetivo é especializar médicos que atuam como supervisores, preceptores ou participam da implantação de programas de RM, com foco no desenvolvimento pedagógico e de gestão, especialmente nas áreas de Medicina Geral de Família e Comunidade, bem como áreas de atendimento da Atenção Básica, no sentido de aprimorar os programas e contribuir para a melhoria dos processos de ensino e cuidado à saúde, fortalecendo as políticas públicas de expansão e qualificação da RM no Brasil.
O projeto se propõe a desenvolver e a implementar o curso de especialização na modalidade telepresencial, de 360 horas, com tutoria e mediação pedagógica contínua; promover três edições do curso de especialização, em uma plataforma de Educação a Distância;em cada uma das 3 edições do curso, reunindo 400 preceptores de RM, tutores e especialistas. Os participantes são organizados em turmas acompanhados por tutores.
Para garantir a qualidade do curso, bem como os momentos síncronos que incrementam o desempenho na formação telepresencial , foi proposta uma adaptação dos referidos eventos presenciais para a sua execução em plataformas virtuais e com o aparato estratégico e metodológico próprios da Educação a Distância.
O curso considera a avaliação parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Ela se realiza continuamente (avaliação formativa) sob a forma de diálogo com o tutor e dos instrumentos do AVA, ao final de cada módulo e de cada curso. Além disso, são realizadas Avaliações de Desempenho do aluno (frequência e aproveitamento), a Avaliação de Reação e a Avaliação de Comportamento, que objetiva saber como o aluno emprega os conceitos aprendidos em seu dia a dia no acompanhamento de seus residentes.
Wilma Madeira da Silva - Gerente
Juliana de Carvalho Rodrigues - Coordenadora do Projeto
Olivan Silva Queiroz - Coordenador Médico e Pedagógico
Elivelton Borges Pinheiro; Eno Dias De Castro Filho, Débora Schuskel, Mariana Aparecida Campos Dias, Felipe Oliveira dos Santos
Secretaria de Gestão do trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS)