Resumo

A incidência de câncer no Brasil é elevada. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2020 e 2022 são esperados 625 mil casos novos da doença por ano, sendo que desse total são contabilizados mais de 280 mil óbitos anuais no País. 

Para mudar esse cenário, uma opção que mostra eficácia para atingir a cura do câncer é o tratamento com medicamentos do grupo das antraciclinas. Assim como outros medicamentos, as antraciclinas estão associadas à cardiotoxicidade (incidência de 3,2% a 9,3%), manifestando-se por meio de insuficiência cardíaca (IC) por disfunção sistólica do ventrículo esquerdo. Biomarcadores (troponina e NT-pro BNP) e exames de imagens são recursos utilizados para identificar a cardiotoxidade. O carvedilol é um medicamento α e β-bloqueador, seguro, eficaz e não oneroso, que possui propriedade antioxidante e cardioprotetora, podendo ser benéfico em pacientes oncológicos utilizando antraciclina.

 


Introdução

Este estudo, conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês desde o triênio 2018-2020, busca verificar o efeito do carvedilol na prevenção da disfunção sistólica do ventrículo esquerdo em pacientes submetidos à quimioterapia com antraciclina em 12 meses por meio de um ensaio clínico randomizado multicêntrico, duplo-cego e placebo controlado. O estudo é composto por 13 instituições brasileiras e pretende-se incluir 1.018 dos quais metade será alocada no grupo intervenção (carvedilol) e os demais no grupo controle (placebo). 

Serão selecionados pacientes com indicação de antraciclina e maiores de 18 anos, que serão acompanhados por 24 meses realizando eletrocardiograma (antes da randomização, 3, 6 e em 12 meses), ecocardiograma (antes da randomização, 3, 6, 12 e em 24 meses), biomarcadores (antes de iniciar o tratamento, 6, 12 e em 24 meses), avaliação da qualidade de vida (3, 12 e em 24 meses) e avaliação do estado de vida em 18 meses. Desfecho primário do estudo é queda da fração de ejeção >10% para valores menores que 50% do ventrículo esquerdo e eventos cardíacos maiores (morte, infarto, insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas complexas) em 12 meses do início do tratamento. Além disso, serão avaliados desfechos de neoplasia, progressão oncológica e recorrência tumoral em 24 meses e desfechos de segurança (efeitos adversos) em 6 meses.

Justificativa e relevância do projeto para o SUS

As antraciclinas são fármacos quimioterápicos utilizados nos esquemas de primeira linha de tratamento oncológico, entretanto estão relacionadas à elevado potencial cardiotóxico. O carvedilol apresenta propriedades farmacológicas que poderiam prevenir a incidência de cardiotoxicidade relacionada às antraciclinas.

A redução da incidência de complicações por meio da administração do carvedilol na rede pública pode impactar em redução de custos, com o tratamento da cardiotoxicidade que pode reduzir a insuficiência cardíaca – doença que custa R$ 22,1 bilhões para o Brasil –, além de melhorar a sobrevida dos pacientes oncológicos do SUS. 

 


Métodos

Estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, placebo-controlado em 13 instituições brasileiras. Em 24 meses de acompanhamento serão avaliados dados derivados de eletrocardiograma (antes da randomização, em 3, 6 e 12 meses); medidas ecocardiográficas (antes da randomização em 3, 6, 12 e 24 meses); qualidade de vida (antes da randomização, em 3, 6, 12 e 24 meses); e dosagem de biomarcadores (antes de iniciar o tratamento, 6, 12 e em 24 meses).


Equipe

  • Hospital Sírio-Libanês

    Liderança

    Vania Bezerra - Superintendente de Responsabilidade Social Roberto Kalil Filho - Patrocinador http://lattes.cnpq.br/6467642683520838 Luiz Fernando Lima Reis - Patrocinador http://lattes.cnpq.br/8296739883987900 Marília Harumi Higuchi dos Santos - Pesquisadora Responsável http://lattes.cnpq.br/5242363904055286 Isabela Bispo Santos da Silva Costa http://lattes.cnpq.br/7483728134341285  

    Renata Rodrigues de Mattos https://www.linkedin.com/in/renata-rmattos/


    Equipe

    Equipe Técnica:

  • Isabela Bispo Santos da Silva Costa - http://lattes.cnpq.br/7483728134341285
  • Ana Cecília Alcântara Silva - http://lattes.cnpq.br/2076638555393017 
  • Adriane Isabel Rohden - http://lattes.cnpq.br/2556542344569723

  • Colaboração

    Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)   Hospital do Câncer de Barretos Instituto do Câncer do Rio de janeiro (INCA) Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago Hospital Erasto Gaertner - Liga de Combate ao Câncer Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco PROCAPE Universidade Federal de Pernambuco Instituto do Coração INCOR HCFMUSP Hospital Universitário de Brasília Hospital Universitário de Maringá

    Hospital Universitário da UFSCar

    Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

    Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

    Ipecc Instituto De Pesquisa Clinica de Campinas

    Hopsital Universitário de Santa Maria  

     

     


    Área Técnica

    Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE)


Indicadores

214
Quantidade de profissionais
envolvidos em pesquisa
238
Quantidade de participantes
envolvidos na pesquisa

Instituições

  • Barretos

    fundacao pio xii barretos
  • Recife

    hospital das clinicas
    procape
    imip
    hospital de caridade de ijui
  • São Paulo

    hc da fmusp instituto do coracao incor sao paulo
    instituto do cancer do estado de sao paulo
    centro medico sao camilo
  • São Carlos

    hospital universt da ufscar prof dr horacio c panepucci
  • Pelotas

    santa casa de sao paulo hospital central sao paulo
  • Rio de Janeiro

    ms inca hospital do cancer i
    ms inc instituto nacional de cardiologia
  • Florianópolis

    hospital universitario
  • Curitiba

    hospital erasto gaertner
  • Santa Maria

    husm hospital universitario de santa maria
  • Rio Branco

    clinica silvestre sante
  • Brasília

    hospital universitario de brasilia
  • Bragança Paulista

    hospital universitario sao francisco na providencia de deus
  • Uberaba

    hospital de clinicas da uftm
  • Teresina

    hospital universitario da universidade federal do piaui
  • Campinas

    centro de hematologia e hemoterapia puc
  • Poços de Caldas

    hospital santa lucia hospital do coracao
  • Goiânia

    universidade federal de goiás - ufg

Conheça outros Projetos_