Resumo

A insuficiência cardíaca permanece como doença altamente prevalente e uma das principais causas de hospitalizações em todo o mundo. A despeito da gravidade e elevada mortalidade, o tratamento adequado da doença encontra-se ainda abaixo do considerado adequado, e bastante associado à baixa aderência dos pacientes. Estratégias para melhorar a aderência das diretrizes atuais têm demonstrado sucesso no manejo destes pacientes. Dentre elas, a promoção do autocuidado por envolver atividades e habilidades que um indivíduo deve aprender e usar para melhorar a sua qualidade de vida ao longo dos anos tais como adesão às recomendações farmacológicas, ao consumo de uma dieta saudável, cessação do tabagismo, consumo limitado de álcool, monitoração diária do peso e de sinais ou sintomas de descompensação. As tecnologias móveis têm sido apresentadas como abordagens inovadoras na autogestão da doença, mas as evidências relacionadas à eficácia e aceitabilidade ainda permanecem limitadas. A avaliação da eficácia, aceitabilidade e utilidade de aplicativos móveis para autogerenciamento da insuficiência cardíaca deve ser considerada para implementação na prática clínica. O projeto tem como objetivo avaliar a eficácia e a factibilidade a efetividade da promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada para pacientes com insuficiência cardíaca. Para tanto, o projeto é um ensaio clínico de fase II, randomizado, multicêntrico, nacional, em pacientes com IC de qualquer etiologia e fração de ejeção intermediária e reduzida com alto risco de hospitalização. Estes pacientes serão alocados para um dos seguintes grupos: controle (cuidado ambulatorial usual) ou experimental (telemonitoramento, baseado em mensagens por “short message system” (SMS), lembretes sobre medicações, monitoramento de peso/sintomas de descompensação e conteúdos educativos sobre a doença). O seguimento dos pacientes será de no mínimo 180 dias após a inclusão no estudo. O estudo iniciou em agosto de 2018 e está em execução. Até janeiro de 2020, 26 centros foram aprovados nas quatro regiões, incluindo norte e nordeste do país e mais de 130 pacientes foram incluídos. Serão randomizados ao todo 700 pacientes e os resultados divulgados até o final de 2020. Espera-se contribuir para redução do número de internações hospitalares por descompensações e óbitos em pacientes com insuficiência cardíaca de qualquer etiologia por insuficiência cardíaca descompensada.  Além disto, espera-se que as ferramentas deste projeto possam ser replicadas de forma eficiente para a maioria dos pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca atendidos pelo SUS.

Introdução

A insuficiência cardíaca é uma doença frequente e uma das principais causas de hospitalizações no mundo. A despeito da gravidade e elevada mortalidade, seu tratamento encontra-se abaixo do considerado adequado, e bastante associado à baixa aderência dos pacientes, como demonstrado pelo Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca Aguda (BREATHE).  

As razões para a implementação sub ótima dos tratamentos incluem barreiras complexas e múltiplas nos níveis do sistema de saúde, médico e pacientes. O conceito de autocuidado está associado à autonomia, independência e responsabilidade para atividades necessárias no gerenciamento das condições de saúde. A promoção do autocuidado é essencial na insuficiência cardíaca por envolver atividades e habilidades a serem aprendidas e consideradas para melhorar a qualidade de vida.  

Diversas abordagens têm sido testadas no autocuidado que englobam enfermeiras gestoras do caso, lembretes para tomada de medicamentos e gestão de sintomas, educação ao paciente, abordagens de redes sociais e aplicativos, mas sem evidências consistentes na literatura. As tecnologias móveis têm sido apresentadas como abordagens inovadoras e de potencial larga escala para reduzir eventos de doenças cardiovasculares, mas as evidências relacionadas à eficácia e aceitabilidade ainda permanecem limitadas. Com este estudo espera-se, através da implementação de programa de novas tecnologias e autocuidado para pacientes ambulatoriais com estratégia multifacetada de cuidados, reduzir o número de internações hospitalares por descompensações e óbitos em pacientes com insuficiência cardíaca.  Espera-se que tecnologias e programa clínicos de atendimento, uma vez comprovados seus benefícios, possam ser replicados de forma eficiente para a maioria dos pacientes ambulatoriais com atendidos pelo SUS. Desenvolver e avaliar a factibilidade de uma estratégia de monitorização, educação e autocuidado para otimizar o manejo do paciente com insuficiência cardíaca pós-alta hospitalar.

Métodos

Trata-se de um ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional, com avaliação cega de desfechos que visa avaliar a efetividade da promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada para pacientes com insuficiência cardíaca.  

Serão incluídos pacientes adultos (> 18 anos) com insuficiência cardíaca de qualquer causa, em seguimento ambulatorial no período vulnerável após episódio de descompensação aguda (no dia da alta ou em até um mês após alta hospitalar); com possibilidade de acesso à telefonia celular; fração de ejeção reduzida (FE<40%), avaliados por exames complementares de imagem até três meses antes da randomização.  

Os pacientes serão alocados para grupo experimental ou grupo controle: os pacientes do grupo intervenção receberam uma estratégia de incentivo ao autocuidado utilizando uma estratégia multifacetada com base em uso de um dispositivo de tele monitoramento, baseado em mensagens por “short message system” (SMS), associado a algoritmos de inteligência artificial, ferramentas de ensino do autocuidado, e profissional de saúde gestor de caso. O grupo controle manterá sua estratégia de cuidados normalmente.  

Desfechos primários e secundários de satisfação do paciente, adesão, qualidade de vida, avaliação de autocuidado, conhecimento e adesão ao tratamento de IC; mortalidade cardiovascular, internação hospitalar e visita ao departamento de emergência.

Resultados

O Projeto está em execução e até janeiro 2020, 26 centros foram aprovados e 138 pacientes incluídos.  

Com o desenvolvimento deste estudo espera-se, através da implementação de programa de novas tecnologias e autocuidado para pacientes ambulatoriais com estratégia multifacetada de cuidados, reduzir o número de internações hospitalares por descompensações e óbitos em pacientes com insuficiência cardíaca de qualquer etiologia, em seguimento ambulatorial pós-alta imediata, ou em até um mês pós-internação (período vulnerável), por insuficiência cardíaca descompensada.  Espera-se que tecnologias e programa clínicos de atendimento, uma vez comprovados seus benefícios, possam ser replicados de forma eficiente para a maioria dos pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Equipe

  • Hcor

    Liderança

    Felix Jose Alvarez Ramires - Associação Beneficente Síria -  Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/4455772536267526


    Equipe

    Comitê Diretivo

    Alexandre Biasi Cavalcanti - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/5896571955216852

    Felix Jose Alvarez Ramires - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/4455772536267526

    Hélio Penna Guimarães - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP -  http://lattes.cnpq.br/9305680165407415

    Luís Eduardo Rohde - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -  http://lattes.cnpq.br/6678185902691635

    Sabrina Bernardez Pereira - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/4492727103256176

     

    Equipe

    Beatriz Gonzales Pacheco da Silva - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP -  http://lattes.cnpq.br/5464514152493638

    Denise de Moraes Paisani- Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/3285718861605561

    Eliana Vieira Santucci - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/1210529511834628

    Hélio Penna Guimarães - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP -  http://lattes.cnpq.br/9305680165407415

    Leila de Oliveira Silva - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP -  https://www.linkedin.com/in/oliveiraleila/

    Lígia Nasi laranjeira - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP -  http://lattes.cnpq.br/1433691693139316

    Nanci Valeis - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - https://www.linkedin.com/in/nanci-valeis-833027153/

    Rafael Marques Soares - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/5719218333756754      

    Sabrina Bernardez Pereira - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/4492727103256176


    Colaboração

    Centros aprovados:

    Hospital Santa Marcelina, São Paulo - SP

    Clínica do Coração de Aracaju, Aracaju - SE

    Fundação Universitária de Cardiologia/Instituto de Cardiologia do RS, Porto Alegre - RS

    Hospital Ana Nery, Salvador - BA

    Hospital das Clínicas de BH – UFMG, Belo Horizonte - MG

    Hospital das Clínicas do Acre – FUNDHACRE, Rio Branco - AC

    Hospital de Base - Fundação Faculdade Regional de Medicina São José do Rio Preto, São José do Rio Preto - SP

    Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre- RS

    Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Fortaleza - CE

    Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto - SP

    Hospital Dona Helena, Joinville - SC

    Hospital Escola Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS

    Hospital Maternidade e Pronto Socorro Santa Lúcia, Poços de Caldas - MG

    Hospital Naval Marcilio Dias, Rio de Janeiro - RJ

    Hospital Regional Hans Dieter Schmidt  Joinville - SC

    Hospital São Lucas PUCRS, Porto Alegre - RS

    Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, São Luis - MA

    Hospital Universitário do Cajuru,  Curitiba - PR

    Hospital Universitário Pedro Ernesto - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ               

    Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Londrina- PR

    Instituto Cardio Pulmonar,  Salvador-BA

    Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, Brasília - DF

    Instituto Domingo Braile (Braile Hospital DIA LTDA), São José do Rio Preto - SP

    Instituto Nobre de Cardiologia (INCARDIO), Feira de Santana - BA

    Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE), Recife - PE

    Universidade Luterana do Brasil - Hospital Universitário de Canoas, Canoas - RS

     


    Área Técnica
    Coordenação-Geral de Fomento a Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde / Departamento de Ciência e Tecnologia / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos / Ministério da Saúde (CGFPATS/DECIT/SCTIE/MS)

Conheça outros Projetos_