Cuidado Paliativo (CP) é uma abordagem em saúde que busca levar qualidade de vida a pessoas com doenças ameaçadoras à vida, assim como apoio a seus familiares. O projeto Cuidados Paliativos no SUS – Apoio à Implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, tem a meta de disseminar essa política e a cultura em diversas macrorregiões do país, dentro da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
O envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas trouxeram novos desafios para o Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS). Tal cenário obriga repensar as formas de cuidar das pessoas e os modelos de saúde utilizados. Assim, os cuidados paliativos são essenciais para oferecer um atendimento adequado às necessidades da população, além de garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Essa abordagem melhora a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, ao mesmo tempo que otimiza a distribuição de recursos de saúde.
O Hospital Sírio-Libanês executa projeto na área de Cuidados Paliativos desde 2020 e, a partir das experiências vivenciadas e da recém-publicada Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), propôs um novo e mais abrangente projeto na área para o triênio 2024-2026. Nesse período, planeja-se apoiar diretamente a implementação da PNCP no âmbito do SUS. O projeto atuará em grupos de serviços de saúde compostos por Hospitais, Ambulatórios de Especialidades, Serviços de Atendimento Domiciliar, UPAs e SAMUs distribuídos por todo o país. Essa atuação será articulada junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde visando implementar melhores práticas de Cuidados Paliativos nas macrorregiões de saúde beneficiadas bem como apoiar na implementação de equipes matriciadoras nestas, um ponto estratégico e prioritário da PNCP.
OBJETIVOS
As atividades do projeto terão início com uma análise situacional e implementação de ferramenta de identificação de demanda de cuidado paliativo validada em literatura internacional dos pacientes nos diferentes serviços de saúde. Isso permitirá reconhecer, no momento adequado, aqueles que se beneficiarão dessa abordagem. Em seguida, serão desenvolvidas estratégias para que as equipes possam estabelecer e registrar o Planejamento Avançado de Cuidado (PAC), alinhando os cuidados técnicos com os valores dos pacientes e seus familiares. Protocolos assistenciais serão elaborados para qualificar a atuação dos profissionais no manejo clínico dos pacientes com doenças graves. Por fim, está prevista a atuação na pactuação de fluxos entre os serviços de saúde, fortalecendo a comunicação entre os diferentes pontos da rede de forma a ofertar aos pacientes acesso a cuidados paliativos nos diferentes serviços de saúde ao longo do processo de evolução da doença.
Serão realizados Telerounds envolvendo as equipes matriciadoras de CP e os consultores do projeto. Mensalmente teremos encontros virtuais para propiciar trocas e educação continuada para as equipes matriciadoras de diferentes regiões do país.
O projeto também irá ofertar um curso on-line para capacitação dos profissionais dos serviços de saúde participantes em cuidados paliativos gerais, aumentando a quantidade de pessoas preparadas para oferecer assistência de qualidade na área. Durante o projeto, Sessões de Aprendizagem Virtual (SAV) síncronas abordarão temas de cuidados paliativos gerais para auxiliar os profissionais a utilizarem as novas ferramentas e aprimorar suas habilidades.