A formação de especialistas é um dos pilares da estrutura de saúde pública. As Residências em Área Profissional da Saúde são modalidades de ensino-serviço na forma de cursos de especialização e funcionam em instituições de saúde. É fundamental que se desenvolvam sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional: os preceptores. Nesse contexto, o Projeto se propõe a desenvolver e ofertar um curso de especialização de preceptoria, com o intuito de contribuir no desenvolvimento de competências em preceptores, tutores e demais profissionais da área da saúde que atuam nos espaços de formação dos programas de residência em área profissional da saúde (uni e multiprofissional) para atuarem de forma qualificada nos serviços de saúde. Serão disponibilizadas, para todo o território nacional, 1600 vagas, divididas em duas ofertas de 12 meses, totalizando uma carga horária de 360 horas de curso.
As atividades serão realizadas na modalidade educação à distância e, para alcançar os resultados esperados, o plano de trabalho prevê 36 meses de execução para o triênio 2024-2026.
A formação de especialistas é um dos pilares da estrutura de saúde pública e, no Brasil, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação de recursos humanos. As Residências em Área Profissional da Saúde são modalidades de ensino-serviço na forma de cursos de especialização e funcionam em instituições de saúde e devem ocorrer sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional. A Residência é o padrão de excelência na pós-graduação em saúde, na modalidade ensino-serviço.
A Residência em Área Profissional da Saúde é constituída pelas seguintes áreas de formação: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Física Médica.
O objetivo geral do projeto é contribuir para o desenvolvimento de competências em preceptores, tutores e demais profissionais da área da saúde que atuam nos espaços de formação dos programas de residência em área profissional da saúde (uni e multiprofissional), para atuarem de forma qualificada nos serviços de saúde, por meio da oferta de um curso de especialização em preceptoria na modalidade EAD.
Além disso, será realizada uma pesquisa sobre o perfil dos alunos do curso e sua atuação profissional no contexto da preceptoria e um outro estudo com os egressos do curso de preceptoria do triênio 2021-2023 para investigar a aplicação das metodologias utilizadas no curso e a atuação na preceptoria após a formação. Finalmente, no terceiro ano do projeto será realizado um Seminário Nacional de Preceptoria em Saúde para troca de experiências entre os participantes e para a divulgação dos produtos desenvolvidos pelos alunos durante o curso.
O projeto tem entre os resultados esperados a qualificação de preceptores por meio de ofertas educacionais, o estímulo à ampliação de programas de residência em saúde nas regiões prioritárias do Sistema Único de Saúde e a ocupação de vagas ociosas através da qualificação da preceptoria ofertada, além da valorização da atividade de preceptoria e da especialização no país. O projeto pretende contribuir para a qualificação do atendimento à população e para a aumentar a resolutividade do sistema de saúde como um todo, através da formação qualificada de profissionais nos espaços de formação.
Trata-se de uma especialização lato sensu, com carga horária de 360 horas, na modalidade EAD, voltada a preceptores, tutores e demais profissionais da área da saúde que atuam nos espaços de formação dos programas de residência e interessados em desenvolver competências para qualificarem sua atuação como preceptores.
Neste curso, destaca-se o uso de metodologias ativas de aprendizagem e o uso da contextualização na educação. O uso de metodologias ativas de aprendizagem e a condução didática empregada permite a construção do conhecimento por meio da interação do aluno com os materiais educacionais do curso, com os tutores e colegas de curso nas atividades síncronas e assíncronas propostas. O curso tem enfoque prático e dinâmico, a partir do uso de situações clínicas, com vista a proporcionar uma aprendizagem online significativa.
O curso tem a estrutura curricular organizada em 3 módulos educacionais, compostos por 16 objetos de aprendizagem produzidos no triênio 2021-2023, atividades avaliativas dos conteúdos estudados e o desenvolvimento de 3 produtos. Os objetos de aprendizagem sistematizam um conjunto de objetivos e conteúdos educacionais relacionados a uma mesma temática, aos quais correspondem às competências desejadas de serem desenvolvidas. Ao final de cada módulo está previsto o desenvolvimento de produtos educacionais que tem como finalidade identificar, analisar e propor a qualificação das ações de preceptoria no contexto de atuação a partir de uma situação desafiadora. Por fim, salienta-se que a construção dos produtos, acompanhada por meio de feedbacks do tutor, consistem nos principais produtos avaliativos a serem realizados ao longo do curso e podem contribuir, inclusive, para o desenvolvimento de ações no âmbito da gestão, do ensino e da pesquisa nos programas de residência onde os alunos preceptores e tutores atuam.
Carmen Vera Giacobbo Daudt
Alessandra Tavares Francisco Fernandes
Brenda Wander
Danielle Willrich Stein
Denise Macedo de Miranda
Elvira Alicia Aparicio Cordero
Emanuele Mognon
Isis Pereira Scussel
Juliana da Silva Vieira
Yago Soares Laguna
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES