Para o triênio 2024-2026, o projeto Preceptoria MFC realizará um curso de Especialização de Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade. Elaborado com base em metodologias ativas e ministrado a distância, visando um alcance em larga escala, ele terá como objetivo formar profissionais para atuarem como preceptores em programas de residência em Medicina de Família e Comunidade.
As ações voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS) são uma forma eficaz de lidar com os principais problemas de saúde no Brasil. No entanto, conforme o Ministério da Saúde (MS), há menos de 12 mil profissionais especializados em Medicina de Família e Comunidade (MFC) no país, o que causa o enfraquecimento da APS, já que esses profissionais são fundamentais na estruturação das equipes de saúde da família.
Diante deste cenário, é fundamental capacitar mais Médicos de Família e Comunidade para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) e necessária, ainda, a capacitação de preceptores – isto é, profissionais qualificados para a docência em programas de residência médica – que formem médicos especialistas preparados para atuar no nível primário de saúde.
O projeto desenvolverá um curso de Especialização de Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, em nível de pós-graduação lato sensu e na modalidade EAD destinado à formação de especialistas que possam desenvolver as atividades de preceptoria qualificada de residência e de graduação em MFC na Atenção Primária à Saúde.
A formação terá duração de 24 meses, com carga horária de 500 horas. Serão 2500 vagas oferecidas a alunos de todo o Brasil, que serão tutorados por médicos com experiência em preceptoria e em MFC. O público-alvo do curso são alunos do primeiro, segundo ou terceiro ano de programas de residência em MFC, selecionados por meio de processo seletivo organizado pelo Ministério da Saúde.
O conteúdo do curso será dividido em módulos, sendo eles: introdução e boas práticas em educação a distância; competências e princípios da MFC; abordagem individual (Método Clínico Centrado na Pessoa); habilidades de comunicação; abordagem em saúde mental; telemedicina na prática da MFC; abordagem familiar e comunitária; abordagem às urgências e emergências; MFC em cenários específicos; abordagem a situações de violência e ambientes violentos; segurança do paciente na prática da MFC; medicina baseada em evidências (MBE); prevenção quaternária; cuidados paliativos; gestão de Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) e a organização do serviço para o ensino.
Para proporcionar uma melhor aprendizagem no ambiente virtual, o curso utilizará metodologias ativas, estimulando a interação dos alunos não só com o material disponibilizado on-line, mas também com os seus tutores e com os outros alunos do grupo.
Carmen Vera Giacobbo Daudt
Alessandra Tavares Francisco Fernandes
Brenda Wander
Danielle Willrich Stein
Denise Macedo de Miranda
Elvira Alicia Aparicio Cordero
Emanuele Mognon
Isis Pereira Scussel
Juliana da Silva Vieira
Yago Soares Laguna
Secretaria de Atenção Primária à Saúde - SAPS