O Projeto Desenvolvimento de Avaliação de Tecnologias em Saúde (DATS) oferece capacitação para ampliar o número de especialistas qualificados em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para que possam realizar estudos e propor estratégias de incorporação ou retirada de tecnologias nos serviços de saúde de forma mais eficiente. Neste triênio, o DATS também fará a elaboração da Diretriz Metodológica para Revisão Sistemática e Avaliação Econômica de Testes e Estratégias Diagnósticas do Ministério da Saúde. O projeto tem como público-alvo os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) e estimulando o intercâmbio entre os mesmos.
O Projeto DATS se propõe a capacitar profissionais em ATS, abrangendo desde o nível introdutório até o avançado, por meio de cursos de ensino à distância, remotos-síncronos e presenciais. Desde 2009, mais de 9.000 profissionais foram capacitados sobre a importância da utilização da evidência científica para guiar decisões relacionadas à incorporação, gerenciamento e retirada de tecnologias no SUS.
Com a constante evolução das tecnologias, a ATS torna-se cada vez mais imprescindível para a tomada de decisões fundamentadas, especialmente em áreas prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde.
A capacitação atinge profissionais de saúde, gestores, tomadores de decisão no SUS e membros dos NATS, contribuindo para a sustentabilidade do sistema de saúde. O DATS também tem sido responsável pela elaboração de diretrizes metodológicas essenciais para orientar estudos em ATS, incluindo as Diretrizes Metodológicas de Elaboração de Revisão Sistemática e Meta-análise de Ensaios Clínicos Randomizados e de Elaboração de Pareceres Técnico-científicos. Estas servem como guia na elaboração de síntese de evidências para a tomada de decisão no SUS.
Para o triênio 2024-2026, o projeto DATS será composto por uma nova matriz de cursos, sendo três deles no formato EaD autoinstrucional, seis intensivos com conteúdo modular, o MBA em ATS, um curso avançado com formato presencial, e um evento internacional presencial, que promoverá seis cursos avançados (IV Escola de Altos Estudos).
A nova matriz de curso do DATS pretende atender a trilha de aprendizado para a formação de profissionais da área, para que estes sejam capazes de conduzir estudos de avaliação de tecnologias em saúde de forma independente. Além disso, o projeto oferecerá apoio metodológico, por meio da elaboração de uma diretriz, com uma oficina online de capacitação.
Os cursos oferecidos pelo projeto DATS serão: Curso Introdutório de ATS, Curso GRADE, Introdutório de Avaliação Econômica em Saúde, Curso de Parecer Técnico Científico, Curso de Ferramentas de Avaliação do Risco de Viés, Curso de Capacitação em Análise de Impacto-Orçamentário, Curso de Capacitação em Análise de Custo-efetividade, Curso de Meta-análise em Rede, Curso de Epidemiologia, Curso de Bioestatística, MBA em Avaliação de Tecnologias em Saúde e Escola de Altos Estudos em ATS.