O projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS) visa qualificar os programas de residência em saúde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS, por meio de intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde estão inseridos os participantes, capacitar profissionais para compor o banco de avaliadores de programas de residência médica e propiciar a discussão da avaliação baseada em perfil de competências e EPA (Entrustable Professional Activities” / “Atividades Profissionais Confiabilizadoras”).
O projeto DGPSUS visa contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde e no processo de expansão e qualificação dos programas de residência por meio da oferta de dois cursos de especialização que visam à capacitação de gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação. No triênio 2024-2026 contará também com Workshops para discussão da Formação e avaliação por competências nas Residências em Saúde e um curso de aperfeiçoamento para a Formação do Banco de Avaliadores de Programas de Residência. Assim sendo, neste triênio será ofertada uma edição da Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e uma edição da Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS) para 1080 participantes, sendo 540 no PSUS e 540 GPRS. O curso de Aperfeiçoamento para formação de avaliadores de Programas de Residência será ofertado na modalidade online e terá duas turmas com total de 300 vagas., além de cinco Workshops para capacitar profissionais em abordagem educacional com Avaliação por Competência, este com 50 vagas para cada uma das Regiões, totalizando assim aproximadamente 1650 participantes.
O projeto iniciou as atividades em 2012 e ao longo desses anos propiciou grande aprendizagem no que diz respeito ao seu objeto e a sua execução, ampliando suas atividades neste triênio. Articula-se com as Políticas de Saúde do SUS e em especial com o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde – PNFRS – (Portaria GM/MS nº 1598), constituindo-se como objetivos específicos:
O DGPSUS está́ ancorado num conjunto de teorias que orientam a educação, com base nas teorias sociointeracionistas. Destacamos:
Hospital Sírio-Libanês