Resumo

O projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS) é uma iniciativa que objetiva contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde, no processo de expansão e qualificação dos programas de residência e na qualificação do cuidado. Concretiza-se por meio da oferta de programas de especialização, que visam à capacitação de gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação. A iniciativa é conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês, por meio do PROADI-SUS.

Introdução

As iniciativas educacionais propostas pela iniciativa são orientadas para o apoio àimplementação de políticas de saúde, à articulação ensino-trabalho, ao fortalecimento de instâncias regionais e de redes de atenção e educação comprometidas com a transformação da realidade. 

O destaque do projeto são as intervenções na realidade dos participantes das iniciativas educacionais com foco na transformação da realidade. No triênio 2021-2023, serão ofertados três cursos de pós-graduação desenvolvidos de maneira articulada nacionalmente pelo Hospital Sírio-Libanês: (i) Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS); (ii) Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS) e (iii) Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS). No total, serão disponibilizadas 1.200 vagas: sendo 800 para o PSUS; 200 para o GPRS; e 200 para o QSUS.  As iniciativas educacionais estão ocorrendo nas 5 regiões do país, em 40 localidades.

Justificativa e relevância do projeto para o SUS

Este projeto visa apoiar mudanças no contexto de formação de profissionais de saúde para o SUS, ofertando qualificação e apoio aos responsáveis pelas ações educacionais. Na realidade atual, os preceptores e tutores de residência e de graduação e os gestores de programas de residência (coordenadores e supervisores) são, em geral, profissionais com especialização na área de saúde, formados no modelo biomédico e num currículo tradicional, com pouco ou quase nenhuma capacitação na área de educação. O modelo tradicional de ensino e de organização do trabalho em saúde está relacionado à excessiva fragmentação dos saberes, à compartimentalização do trabalho dos diferentes profissionais e à verticalização dos processos de gestão.

Nesse sentido, a construção de ações educacionais sinérgicas às propostas que induzem mudanças na formação de profissionais de saúde foi pactuada com o Ministério da Saúde para os projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) do HSL nos triênios 2015-2017, 2018-2020 e, mais recentemente, 2021-2023. As propostas educacionais do HSL para a capacitação de profissionais de saúde articulam o desenvolvimento de capacidades nas áreas de atenção à saúde, gestão do trabalho em saúde e educação na saúde e conformam um novo perfil de competência. Por meio desse novo perfil, são apontados modelos alternativos de formação, focados na melhoria da qualidade da atenção à saúde e no comprometimento do educando com seu processo de aprendizagem e com as necessidades da sociedade.


Métodos

Metodologicamente, o projeto se concentra no apoio à construção e implementação de intervenções que transformem os contextos reais, onde estão inseridos os participantes, ancoradas em iniciativas educacionais que as alimentam e as suportam. 

A intervenção, no âmbito do DGPSUS, se relaciona à gestão social, cujos eixos centrais são a participação, o diálogo, a deliberação e a emancipação. Nesse sentido, a intervenção será entendida como a realização de atividades, propostas de alternativas, mediações e oferta de referências libertadoras, dentre outros aspectos, não tendo o sentido de interdição, invasão, imposição ou interrupção. Um dos possíveis caminhos a serem tomados é o de elaboração do modelo lógico da intervenção adaptado, o que possibilita a construção de novos conceitos e paradigmas, levando-se em conta as oportunidades e ameaças que estão fora do controle e as potenciais fortalezas a serem utilizadas para lidar com as situações que desafiam os profissionais de saúde no cotidiano do seu trabalho. Os projetos de intervenção terão como ponto de partida seleção, pactuação local e caracterização de um problema do contexto real do trabalho, dialogado com os macroproblemas/desafios, identificados para a construção de uma proposta de mudança. 

Junto ao planejamento e a implementação das intervenções ao longo do triênio, pretende-se avaliar possíveis efeitos de intervenções do triênio anterior (2018-2020) que tiveram resultados positivos, contemplando cinco experiências, sendo, em princípio, uma por região brasileira. 

As regiões onde deve ocorrer o Projeto, bem como a seleção dos serviços e participantes envolvidos nas iniciativas educacionais tem como eixo a escolha de programas de residência e preceptoria indicados pelo Ministério da Saúde e pelos parceiros Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e de uma comissão gestora estruturada em cada região com a participação dos parceiros e da gestão local. 

O DGPSUS utiliza metodologias ativas e de ensino-aprendizagem.


Resultados

O projeto DGPSUS focou na qualificação dos programas de residência em saúde e preceptoria no SUS, através de intervenções no contexto real de trabalho dos participantes, visando a capacitação de profissionais e gestores envolvidos no processo de ensino-trabalho em saúde. Suas iniciativas educacionais apoiaram a implementação de políticas de saúde, fortaleceram a articulação ensino-trabalho e contribuíram para a transformação da realidade.

  • No triênio 2021-2023, foram desenvolvidos três cursos de pós-graduação articulados nacionalmente: Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS), Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS) e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS), totalizando 1200 vagas. As ações educacionais desses cursos seguiram uma abordagem construtivista, orientada por competências e metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando promover habilidades como aprender a aprender, trabalho em equipe e postura ética.
  • Durante o desenvolvimento do Projeto DGPSUS, os participantes dos cursos PSUS, GPRS e QSUS participaram de uma série de encontros presenciais e remotos. As atividades desses encontros incluíram reflexão da prática, discussões sobre os projetos de intervenção, e outras atividades planejadas para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos participantes. Os encontros foram avaliados de forma muito positiva pelos especializandos, demonstrando um alto nível de satisfação com as atividades realizadas. Além disso, a Educação Permanente dos Apoiadores de Intervenção/Facilitadores de Aprendizagem foi conduzida ao longo do ano, com sessões presenciais e remotas, contribuindo para o aprimoramento das habilidades desses profissionais e para o acompanhamento dos cursos nas diversas regiões. Os participantes também avaliaram positivamente essas atividades, refletindo um elevado grau de satisfação com o suporte oferecido.


    Equipe

    • Hospital Sírio-Libanês

      Liderança

      Vania Rodrigues Bezerra

      Diretora de Compromisso Social/HSL

       

      Luiz Fernando Lima Reis

      Diretor de Ensino e Pesquisa/IEP/HSL

      http://lattes.cnpq.br/8296739883987900

       

      Rodrigo Wilson de Souza

      Gerente de projeto 

      https://br.linkedin.com/in/rodrigo-wilson-de-souza-0a36b4191

       

      Candida Rosa Alves

      Coordenadora de Projetos/Hospital Sírio Libanês 

      https://br.linkedin.com/in/candida-rosa-alves-40190a104

       

      Everton Soeiro

      Coordenador do Projeto DGPSUS/HSL

      http://lattes.cnpq.br/0512926084072811

       

      José Maurício de Oliveira

      Coordenador do Projeto DGPSUS/HSL

      http://lattes.cnpq.br/5941324590706207

       


      Equipe
    • Equipe Hospital Sírio Libanês
    • Grupo Autoria
    • Laura Maria César Schiesari

      Coordenadora QSUS

      http://lattes.cnpq.br/4204606946216103

      Roseli Ferreira da Silva

      Coordenadora PSUS

      http://lattes.cnpq.br/8525638483100858

      Vera Lúcia Garcia

      Coordenadora GPRS

      http://lattes.cnpq.br/7127525909953707

    • Equipe de apoio do Grupo Autoria
    • Ana Clara Lopes Costa

      http://lattes.cnpq.br/2140918293527948

      Edson Malvezzi

      http://lattes.cnpq.br/8828325395421877

      Juliana Delalibera Mendes Marcolini

      http://lattes.cnpq.br/5964651998638948

      Luzia Sandra de Paula

      http://lattes.cnpq.br/2274965383941562

      Márcia Niituma Ogata

      http://lattes.cnpq.br/3274294833403570

      Sueli Fátima Sampaio

      http://lattes.cnpq.br/0737750473446351

      Romeu Gomes

      Especialista/Hospital Sírio-Libanês 

      http://lattes.cnpq.br/6215183415501835  

    • Apoiadores de Intervenção/Facilitadores de Aprendizagem
    • Adriana Elias , Akemi Fuonke,  Alcindo José Rosa, Alexandre Souza Morais, Aline Arcanjo, Aline Moura, Ana Júlia Duarte, André Ribeiro, Anna Lavínia Gullo, Carla Vieira, Carlos Mourthé, Célia Bicher, Célia Gusson, Cibele Salles, Clarice Reis, Cláudia Ribeiro, Cristina Magnabosco, Daniela Almeida, Daniela Estange, Daniela Monaco, Danielle Albernaz, Dayse Santana, Deise Cunha, Edenice Silveira, Edmilson Oliveira, Eleonora Padilha Soares, Érika Fonseca, Evelise Gonçalves, Fabiana Swain Muller, Flávia Vernaschi, Glauciane Resende, Glória Walker, Hilcides Fernanda Allucci, Inahiá Pinhel, Izabelle Pinto, Jaciela Leopoldino, Janaína Cairus, José Carlos de Oliveira, Joselito Pedrosa, Juliana Braga de Paula,  Karina Lara, Kássia Janara, Katia Ricci, Katiuscia Pereira, Klauren Arantes,Leila Saad, Leonardo Guirão, Lígia Santos, Luciana Barros, Luciana Lopes, Márcia Cristine Carvalho Cruz ,Marcos Fabiano Monteiro da Costa, Maria  de Fátima de Rezende, Maria Elizabeth Kleba, Maria Hercília Valadares, Maria Lia Zerbini, Mariana Lisboa, Mariza Borges de Souza, Marta Orofino, Nára Gaertner Azevedo, Neide Abreu, Patrícia Leal, Regimarina Soares Reis ,Regina Cabral Souza, Renata Gigante, Renata Petta, Robianca Munaretti, Rosa Bueno, Rosana Fachini De Divitiis, Rosângela Franzese, Rubens Fichelli Jr, Ruth Bernardes, Salma Balista, Sérgio Beltrão, Sinara Almeida, Sofia Helena Mariante Massaro, Sonia Batista, Thais Souza, Thalyne Yuri, Tiago Afonso Carvalho Celestino Teixeira.


      Colaboração

      Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

      Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)


      Área Técnica

       

      Departamento de Gestao do Trabalho em Saude -DEGTS

      Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde –SGTES


    Indicadores

    1117
    Profissionais
    capacitados

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