As iniciativas educacionais propostas pela iniciativa são orientadas para o apoio àimplementação de políticas de saúde, à articulação ensino-trabalho, ao fortalecimento de instâncias regionais e de redes de atenção e educação comprometidas com a transformação da realidade.
O destaque do projeto são as intervenções na realidade dos participantes das iniciativas educacionais com foco na transformação da realidade. No triênio 2021-2023, serão ofertados três cursos de pós-graduação desenvolvidos de maneira articulada nacionalmente pelo Hospital Sírio-Libanês: (i) Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS); (ii) Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS) e (iii) Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS). No total, serão disponibilizadas 1.200 vagas: sendo 800 para o PSUS; 200 para o GPRS; e 200 para o QSUS. As iniciativas educacionais estão ocorrendo nas 5 regiões do país, em 40 localidades.
Justificativa e relevância do projeto para o SUS
Este projeto visa apoiar mudanças no contexto de formação de profissionais de saúde para o SUS, ofertando qualificação e apoio aos responsáveis pelas ações educacionais. Na realidade atual, os preceptores e tutores de residência e de graduação e os gestores de programas de residência (coordenadores e supervisores) são, em geral, profissionais com especialização na área de saúde, formados no modelo biomédico e num currículo tradicional, com pouco ou quase nenhuma capacitação na área de educação. O modelo tradicional de ensino e de organização do trabalho em saúde está relacionado à excessiva fragmentação dos saberes, à compartimentalização do trabalho dos diferentes profissionais e à verticalização dos processos de gestão.
Nesse sentido, a construção de ações educacionais sinérgicas às propostas que induzem mudanças na formação de profissionais de saúde foi pactuada com o Ministério da Saúde para os projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) do HSL nos triênios 2015-2017, 2018-2020 e, mais recentemente, 2021-2023. As propostas educacionais do HSL para a capacitação de profissionais de saúde articulam o desenvolvimento de capacidades nas áreas de atenção à saúde, gestão do trabalho em saúde e educação na saúde e conformam um novo perfil de competência. Por meio desse novo perfil, são apontados modelos alternativos de formação, focados na melhoria da qualidade da atenção à saúde e no comprometimento do educando com seu processo de aprendizagem e com as necessidades da sociedade.
Metodologicamente, o projeto se concentra no apoio à construção e implementação de intervenções que transformem os contextos reais, onde estão inseridos os participantes, ancoradas em iniciativas educacionais que as alimentam e as suportam.
A intervenção, no âmbito do DGPSUS, se relaciona à gestão social, cujos eixos centrais são a participação, o diálogo, a deliberação e a emancipação. Nesse sentido, a intervenção será entendida como a realização de atividades, propostas de alternativas, mediações e oferta de referências libertadoras, dentre outros aspectos, não tendo o sentido de interdição, invasão, imposição ou interrupção. Um dos possíveis caminhos a serem tomados é o de elaboração do modelo lógico da intervenção adaptado, o que possibilita a construção de novos conceitos e paradigmas, levando-se em conta as oportunidades e ameaças que estão fora do controle e as potenciais fortalezas a serem utilizadas para lidar com as situações que desafiam os profissionais de saúde no cotidiano do seu trabalho. Os projetos de intervenção terão como ponto de partida seleção, pactuação local e caracterização de um problema do contexto real do trabalho, dialogado com os macroproblemas/desafios, identificados para a construção de uma proposta de mudança.
Junto ao planejamento e a implementação das intervenções ao longo do triênio, pretende-se avaliar possíveis efeitos de intervenções do triênio anterior (2018-2020) que tiveram resultados positivos, contemplando cinco experiências, sendo, em princípio, uma por região brasileira.
As regiões onde deve ocorrer o Projeto, bem como a seleção dos serviços e participantes envolvidos nas iniciativas educacionais tem como eixo a escolha de programas de residência e preceptoria indicados pelo Ministério da Saúde e pelos parceiros Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e de uma comissão gestora estruturada em cada região com a participação dos parceiros e da gestão local.
O DGPSUS utiliza metodologias ativas e de ensino-aprendizagem.
O projeto DGPSUS focou na qualificação dos programas de residência em saúde e preceptoria no SUS, através de intervenções no contexto real de trabalho dos participantes, visando a capacitação de profissionais e gestores envolvidos no processo de ensino-trabalho em saúde. Suas iniciativas educacionais apoiaram a implementação de políticas de saúde, fortaleceram a articulação ensino-trabalho e contribuíram para a transformação da realidade.
Durante o desenvolvimento do Projeto DGPSUS, os participantes dos cursos PSUS, GPRS e QSUS participaram de uma série de encontros presenciais e remotos. As atividades desses encontros incluíram reflexão da prática, discussões sobre os projetos de intervenção, e outras atividades planejadas para apoiar o aprendizado e o desenvolvimento dos participantes. Os encontros foram avaliados de forma muito positiva pelos especializandos, demonstrando um alto nível de satisfação com as atividades realizadas. Além disso, a Educação Permanente dos Apoiadores de Intervenção/Facilitadores de Aprendizagem foi conduzida ao longo do ano, com sessões presenciais e remotas, contribuindo para o aprimoramento das habilidades desses profissionais e para o acompanhamento dos cursos nas diversas regiões. Os participantes também avaliaram positivamente essas atividades, refletindo um elevado grau de satisfação com o suporte oferecido.
Vania Rodrigues Bezerra
Diretora de Compromisso Social/HSL
Luiz Fernando Lima Reis
Diretor de Ensino e Pesquisa/IEP/HSL
http://lattes.cnpq.br/8296739883987900
Rodrigo Wilson de Souza
Gerente de projeto
https://br.linkedin.com/in/rodrigo-wilson-de-souza-0a36b4191
Candida Rosa Alves
Coordenadora de Projetos/Hospital Sírio Libanês
https://br.linkedin.com/in/candida-rosa-alves-40190a104
Everton Soeiro
Coordenador do Projeto DGPSUS/HSL
http://lattes.cnpq.br/0512926084072811
José Maurício de Oliveira
Coordenador do Projeto DGPSUS/HSL
http://lattes.cnpq.br/5941324590706207
Laura Maria César Schiesari
Coordenadora QSUS
http://lattes.cnpq.br/4204606946216103
Roseli Ferreira da Silva
Coordenadora PSUS
http://lattes.cnpq.br/8525638483100858
Vera Lúcia Garcia
Coordenadora GPRS
http://lattes.cnpq.br/7127525909953707
Ana Clara Lopes Costa
http://lattes.cnpq.br/2140918293527948
Edson Malvezzi
http://lattes.cnpq.br/8828325395421877
Juliana Delalibera Mendes Marcolini
http://lattes.cnpq.br/5964651998638948
Luzia Sandra de Paula
http://lattes.cnpq.br/2274965383941562
Márcia Niituma Ogata
http://lattes.cnpq.br/3274294833403570
Sueli Fátima Sampaio
http://lattes.cnpq.br/0737750473446351
Romeu Gomes
Especialista/Hospital Sírio-Libanês
http://lattes.cnpq.br/6215183415501835
Adriana Elias , Akemi Fuonke, Alcindo José Rosa, Alexandre Souza Morais, Aline Arcanjo, Aline Moura, Ana Júlia Duarte, André Ribeiro, Anna Lavínia Gullo, Carla Vieira, Carlos Mourthé, Célia Bicher, Célia Gusson, Cibele Salles, Clarice Reis, Cláudia Ribeiro, Cristina Magnabosco, Daniela Almeida, Daniela Estange, Daniela Monaco, Danielle Albernaz, Dayse Santana, Deise Cunha, Edenice Silveira, Edmilson Oliveira, Eleonora Padilha Soares, Érika Fonseca, Evelise Gonçalves, Fabiana Swain Muller, Flávia Vernaschi, Glauciane Resende, Glória Walker, Hilcides Fernanda Allucci, Inahiá Pinhel, Izabelle Pinto, Jaciela Leopoldino, Janaína Cairus, José Carlos de Oliveira, Joselito Pedrosa, Juliana Braga de Paula, Karina Lara, Kássia Janara, Katia Ricci, Katiuscia Pereira, Klauren Arantes,Leila Saad, Leonardo Guirão, Lígia Santos, Luciana Barros, Luciana Lopes, Márcia Cristine Carvalho Cruz ,Marcos Fabiano Monteiro da Costa, Maria de Fátima de Rezende, Maria Elizabeth Kleba, Maria Hercília Valadares, Maria Lia Zerbini, Mariana Lisboa, Mariza Borges de Souza, Marta Orofino, Nára Gaertner Azevedo, Neide Abreu, Patrícia Leal, Regimarina Soares Reis ,Regina Cabral Souza, Renata Gigante, Renata Petta, Robianca Munaretti, Rosa Bueno, Rosana Fachini De Divitiis, Rosângela Franzese, Rubens Fichelli Jr, Ruth Bernardes, Salma Balista, Sérgio Beltrão, Sinara Almeida, Sofia Helena Mariante Massaro, Sonia Batista, Thais Souza, Thalyne Yuri, Tiago Afonso Carvalho Celestino Teixeira.
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)
Departamento de Gestao do Trabalho em Saude -DEGTS
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde –SGTES