Resumo

A implementação da ESD28 se traduz em ações e projetos conduzidos pelo Ministério da Saúde. O projeto “Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação (PAM&A)” tem o intuito de apoiar a consolidação de uma política nacional de Saúde Digital que atenda as necessidades e os interesses do SUS, convergindo com a EDS28, com a Política Nacional de Informação e com a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS).

O apoio do projeto à expansão da informatização dos estabelecimentos de saúde de atenção primária e ao Programa Conecte SUS contribui para a atuação coordenada dos profissionais de saúde, promovendo a oferta de melhores serviços para a população, modelos inovadores de atenção à saúde e novas formas de trabalho apoiadas por recursos digitais. Tais ações permitem que a Saúde Digital possa alcançar mais pessoas e melhorar a experiência dos usuários nos serviços de saúde.

Governança da ESD28

Apoia o fortalecimento de um Ecossistema de Inovação da ESD28 que aproveite ao máximo o ambiente de interconectividade em saúde, contribuindo para o alcance de benefícios voltados ao sistema de saúde e aos cidadãos, tais como: (i) estruturação de rede colaborativa que estimula o compartilhamento de experiências, conhecimentos, culturas e práticas entre os atores; (ii) formação de recursos humanos de alta capacitação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); (iii) aumento da sinergia entre iniciativas de inovação em saúde; além de outras atuações, conforme apontado pelo documento “Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028” (Ministério da Saúde, 2020, p. 96).

 

 


Introdução

O projeto busca apoiar ações que garantam a continuidade da implementação e o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028.


Métodos

A metodologia se dará por meio da execução de três grandes eixos simultâneos:

  • Eixo 1: apoia a Expansão do Conecte SUS, programa que materializa a ESD28, com oficinas em 5 estados definidos pelo Comitê Gestor de Saúde Digital (CGSD).
  • Eixo 2: apoia a Prioridade 1 da ED28 - Governança em Saúde Digital, por meio da elaboração de produtos técnicos sobre Governança, Indicadores, Monitoramento e Avaliação, Riscos e Comunicação da ESD.
  • Eixo 3: apoia a implementação de um Ecossistema de Inovação em Saúde Digital, por meio da realização de oficinas de Design Thinking em temas variados, a elaboração do Plano de Execução do Ecossistema de Inovação, apoio para o mapeamento parcerias nacionais e internacionais e a avaliação de ações de inovação em Saúde Digital.

  • Resultados

    Os resultados de cada atividade foram analisados e processados pela Equipe de Projeto de forma a serem utilizados nas atividades subsequentes. De agosta a dezembro de 2018 foram identificadas 58 atividades essenciais, ao longo das quatro Linhas de Ação: (a) a divulgação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil; b) o reconhecimento da necessidade de um Plano de Ação para construir a Estratégia; c) a apropriação pelos participantes do método de construção do Plano de Ação; d) a identificação de atividades essenciais para entregar os resultados esperados e oriundos da Visão Estratégica de e-Saúde, incluindo uma visão de alto nível de precedências, interdependências, e riscos associados à cada uma dessas atividades. Essa identificação permite a elaboração de um mapa de ações de e-Saúde desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, com sua interdependência e riscos associados. Obviamente que se trata, ainda, de um resultado inicial, mas que forma uma base de conhecimento e, sobretudo, método e processos de trabalho que permitem acelerar a execução das próximas atividades e, assim, consolidar – de forma incremental e iterativa – o processo de construção e execução do Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil.


    Equipe

    • Hospital Alemão Oswaldo Cruz

      Liderança

      WILMA MADEIRA- Gerente de Projetos

      TATHIANA S. MACHADO VELASCO – Coordenadora de Projetos

       


      Equipe

      WILMA MADEIRA- Gerente de Projetos

      TATHIANA S. MACHADO VELASCO – Coordenadora de Projetos

      LUCAS DUTRA BARRETO DE MELO – Analista de Negócios

      POLLYANE CRISTINE MOREIRA ALVES – Analista de Projetos

      ANA CAROLINA PEREIRA NOVELLI – Analista de Comunicação

      FELIPE OLIVERIA DOS SANTOS – Assistente Administrativo


      Colaboração

      HEIMAR MARIN – Especialista Sênior em Saúde Digital


      Área Técnica

      DATASUS/SE


    Indicadores

    670
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão
    2407
    Profissionais
    capacitados

    Instituições

    • Brasília

      cgiis/datasus/seidigi/ms

    Conheça outros Projetos_