A implementação da ESD28 se traduz em ações e projetos conduzidos pelo Ministério da Saúde. O projeto “Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação (PAM&A)” tem o intuito de apoiar a consolidação de uma política nacional de Saúde Digital que atenda as necessidades e os interesses do SUS, convergindo com a EDS28, com a Política Nacional de Informação e com a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS).
O apoio do projeto à expansão da informatização dos estabelecimentos de saúde de atenção primária e ao Programa Conecte SUS contribui para a atuação coordenada dos profissionais de saúde, promovendo a oferta de melhores serviços para a população, modelos inovadores de atenção à saúde e novas formas de trabalho apoiadas por recursos digitais. Tais ações permitem que a Saúde Digital possa alcançar mais pessoas e melhorar a experiência dos usuários nos serviços de saúde.
Governança da ESD28
Apoia o fortalecimento de um Ecossistema de Inovação da ESD28 que aproveite ao máximo o ambiente de interconectividade em saúde, contribuindo para o alcance de benefícios voltados ao sistema de saúde e aos cidadãos, tais como: (i) estruturação de rede colaborativa que estimula o compartilhamento de experiências, conhecimentos, culturas e práticas entre os atores; (ii) formação de recursos humanos de alta capacitação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); (iii) aumento da sinergia entre iniciativas de inovação em saúde; além de outras atuações, conforme apontado pelo documento “Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028” (Ministério da Saúde, 2020, p. 96).
O projeto busca apoiar ações que garantam a continuidade da implementação e o fortalecimento da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028.
A metodologia se dará por meio da execução de três grandes eixos simultâneos:
Os resultados de cada atividade foram analisados e processados pela Equipe de Projeto de forma a serem utilizados nas atividades subsequentes. De agosta a dezembro de 2018 foram identificadas 58 atividades essenciais, ao longo das quatro Linhas de Ação: (a) a divulgação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil; b) o reconhecimento da necessidade de um Plano de Ação para construir a Estratégia; c) a apropriação pelos participantes do método de construção do Plano de Ação; d) a identificação de atividades essenciais para entregar os resultados esperados e oriundos da Visão Estratégica de e-Saúde, incluindo uma visão de alto nível de precedências, interdependências, e riscos associados à cada uma dessas atividades. Essa identificação permite a elaboração de um mapa de ações de e-Saúde desenvolvidas pelo Ministério da Saúde, com sua interdependência e riscos associados. Obviamente que se trata, ainda, de um resultado inicial, mas que forma uma base de conhecimento e, sobretudo, método e processos de trabalho que permitem acelerar a execução das próximas atividades e, assim, consolidar – de forma incremental e iterativa – o processo de construção e execução do Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil.
ATUALPA CARVALHO DE AGUIAR - Supervisor de Projetos
LUCAS DUTRA BARRETO DE MELO - Analista de Negócios CAROLINA DE JESUS DAMASCENA NOGUEIRA - Assistente Administrativo
DEMAS/SE