Resumo

As hepatites virais representam importante problema de saúde pública no Brasil e em todo o mundo. Este projeto busca caracterizar os casos de hepatites agudas e contribuir com informações para garantir a meta de eliminação das hepatites virais no Brasil. O resultado será a produção de um estudo que responda quatro questões fundamentais. São elas: 1) Qual a etiologia das hepatites agudas em nossas instituições? 2) Dentre aquelas de etiologia viral, qual a frequência de vírus A, B, C, D e E? 3) Quais os genótipos virais mais associados com as infecções agudas? 4) Quais as características clínico-epidemiológicas dos pacientes com hepatites agudas coinfectados pelo HIV? Os resultados desse estudo poderão auxiliar na implantação das ações estratégicas, visando garantir a meta de eliminação das hepatites virais. Ele testará um modelo de atendimento de hepatites agudas, o qual fornecerá alternativas para estabelecer taxas de incidência da doença nos serviços de saúde, além do conhecimento das características clínico-epidemiológicas e moleculares das hepatites virais agudas. Objetiva-se conhecer as características clínico-epidemiológicas e moleculares das hepatites virais agudas, tratadas pelos serviços de saúde. Além disso, há o interesse em determinar as taxas de incidências das hepatites virais (causadas por vírus hepatotrópicos), identificar hepatites (causadas por agentes não primariamente hepatotrópicos) e analisar os perfis epidemiológicos e sociodemográficos. O estudo também tem em vista caracterizar os genótipos dos vírus hepatotrópicos, identificados nos casos de hepatites agudas, além de comparar a etiologia entre pacientes coinfectados ou não infectados pelo HIV. Este estudo é observacional, prospectivo, multicêntrico e tem por finalidade avaliar pacientes com quadros clínicos sugestivos de hepatopatia aguda, com avaliação das características clínico-epidemiológicas e moleculares das hepatites virais agudas. A amostra aproximada é de 2.280 pacientes, distribuídos em todas as regiões do Brasil, a partir da escolha de centros de referência. Assim, espera-se representar a ocorrência de hepatites, por região geográfica, e atendimentos consecutivos ao longo de um ano. Este projeto foi construído com o alinhamento inicial dos serviços públicos acadêmicos envolvidos no atendimento aos pacientes com hepatites virais agudas e crônicas.  As Secretarias Estaduais de Saúde são partes interessadas no projeto, assim como os pacientes atendidos por este projeto, em especial aqueles em situação de maior vulnerabilidade. O projeto foi demandado pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e apoiado pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).


Introdução

As hepatites virais representam importante problema de saúde pública. Foram responsáveis por cerca de 1,34 milhões de óbitos em 2015, em todo o mundo, sendo que este número vem aumentando. A maioria dos casos de óbitos está relacionada às formas crônicas de doença, principalmente devido à cirrose hepática e suas complicações como o CHC. Cerca de 4% dos casos de óbitos estão associados às formas fulminantes da doença hepática aguda. Este projeto propõe ações para caracterizar melhor os casos de hepatites agudas atendidos em diferentes estados brasileiros e gerar informações relevantes para as políticas de saúde institucionalizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde. Os dados atuais necessitam ser avaliados para verificar se houve alguma modificação recente no padrão epidemiológico quanto à frequência dos casos relacionados com os diferentes agentes hepatotrópicos já conhecidos, bem como com outros agentes que podem causar quadros clínicos semelhantes, além da Hepatite Autoimune. Os resultados do projeto fornecerão subsídios que auxiliarão na implantação das ações estratégicas brasileiras que visam garantir a meta de eliminação das hepatites virais em nosso país. A relevância do projeto para o SUS decorre de seus objetivos. Pretende-se conhecer as taxas de incidências, nos serviços de saúde, das hepatites causadas por vírus hepatotrópicos e por agentes não primariamente hepatotrópicos, além das Hepatites Autoimunes e rastreio para Doença de Wilson; analisar os perfis epidemiológicos e sociodemográficos, envolvidos na transmissão dos agentes identificados; caracterizar os genótipos dos vírus hepatotrópicos identificados nos casos de hepatites agudas causadas por estes agentes e comparar a etiologia entre pacientes coinfectados ou não pelo HIV. Os resultados deste projeto serão muito importantes para guiar políticas públicas de prevenção e assistência estabelecidas pelo Ministério da Saúde para estes casos nos diferentes locais do Brasil. FLUXOGRAMA GERAL  

Métodos

  • Trata-se de um estudo observacional, prospectivo e multicêntrico, para avaliar pacientes consecutivamente atendidos em instituições de saúde brasileiras participantes, com quadros clínicos sugestivos de hepatopatia aguda, a nível nacional, contando com a participação de 14 estados brasileiros nas cinco regiões do país. Serão incluídos no estudo casos suspeitos de hepatite aguda até que o número de 2.280 pacientes seja atingido, considerando o período do triênio. Nos centros participantes, serão colhidos dados demográficos, epidemiológicos e clínicos, bem como amostras de sangue que serão enviadas e analisadas no Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.
  •  

  • Os centros participantes são indicados pelas coordenadorias estaduais e devem possuir profissionais especializados, que atendam no mínimo 2.000 pacientes por mês, ter estrutura de coleta laboratorial, centrífuga e freezer -20 ̊C, acesso à internet e garantir acesso ao tratamento/acompanhamento dos pacientes que necessitarem de assistência médica. Serão considerados elegíveis para o estudo todos os paciente com mais de 18 anos, caracterizados como casos suspeitos de hepatite aguda e atendidos nas unidades participantes do projeto, considerando o período do triênio.
  •  

     

  • Os exames serão analisados progressivamente no Laboratório clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e todos os resultados serão disponibilizados aos centros participantes por meio de login e senha específica para esta finalidade, conforme os prazos de liberação do Laboratório.
  •  


    Resultados

    O projeto HEPAVI iniciou no 1º Semestre de 2018, com aprovação no CONEP em 22 de Agosto de 2019. Até o 2º Semestre de 2019, 18 centros de 5 regiões do Brasil participam do estudo. Pretende-se atingir um número de 2.280 pacientes ao final do estudo. Até o mês de Dezembro/2020 foram incluidos no estudo 205 pacientes. O gráfico 1 mostra o quanto a pandemia pelo vírus SARS-COV2 provocou mudanças radicais na rede de saúde e no cotidiano da população brasileira. Entretanto, a vida e o mundo não pararam e as hepatites provocadas por diferentes agentes hepatotrópicos já conhecidos (vírus das hepatites A a E), bem como com outros agentes que podem causar quadros clínicos semelhantes, não deixaram de existir e não podem ser esquecidas pelo seu impacto na saúde da população.  Os resultados do projeto este ano refletem esta situação, com uma queda importante do atendimento de casos de hepatites nos centros selecionados.

    A expectativa era encerrar a inclusão dos pacientes em Outubro de 2020 com divulgação dos resultados ao final de 2020. Considerando a chegada da Covid-19 no Brasil causada pelo novo Coronavírus, houve regulamentações de medidas de emergências de saúde pública provocada pelo vírus, como isolamento, quarentena, fechamento de portos, rodovias e aeroportos. Nesse sentido, o Ministério da Saúde-MS decidiu, suspender as coletas de amostras até Dezembro de 2020 e prorrogar o projeto para o próximo triênio de 2021 - 2023. É importante ressaltar que o MS irá reavaliar a medida periodicamente, podendo fazer alterações a qualquer tempo, em caso de necessidade.


    Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança

      João Renato Rebello Pinho Coordenador Médico - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP -Lattes


      Equipe
      Roberta Sitnik Especialista Genética Molecular - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP – Lattes Maira Marranghello Maluf Médica Laboratório Clínico - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes Ketti Gleyzer de Oliveira Monitora em Pesquisa Clínica - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes Ricardo Andreotti Siqueira Monitor em Pesquisa Clínica - Hospital Isrelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes Deyvid Amgarten Bioinformata - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes Pedro Henrique Sebe Rodrigues Bioinformata - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes Edson Alves de Souza Analista Informações Gerenciais - Hospital Isrelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes Peter James Robinson Laboratorista - Hospital Isrelita Albert Einstein, São Paulo,SP - Lattes Michelle do Nascimento Sales Bolsista - Hospital israelita Albert Einstein, São Paulo, Sp - Lattes 
      Colaboração

       

       

      Centros de pesquisa parceiros:Caso queira saber maiores informações sobre o projeto em andamento no seu Estado, por favor, entre em contato diretamente com a equipe do centro de pesquisa mais próximo conforme informações abaixo. Nem todos os Estados estão representados ainda, mas estamos em constante atualização.

       

       

       

       

      Região Sudeste - São Paulo, SP Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP - São Paulo/SP Médico Pesquisador responsável: Dra. Ana Catharina de S. S. Nastri Informações de Contato: Dra. Luciana Vilas Boas Casadio; email: hepatites.hcfmusp@gmail.com Hospital São Paulo-UNIFESP - São Paulo/SP Médico Pesquisador responsável: Dr. Paulo Abrão Informações de Contato: Dr. Paulo Abrão ou Lays Costa; Telefone: (11) 9 9173-1993 / (11) 9 8102-2626 das 9:00 às 17:00hrs. Instituto de Infectologia Emílio Ribas - São Paulo/SP Médico Pesquisador responsável: Dr. Mario Gonzalez Informações de Contato: Ana; Telefone: (11) 30857059 das 9:00 às 17:00hrs. Centro de Referência de Tratamento de DST AIDS - São Paulo/SP Médico Pesquisador responsável: Dra. Simone Tenore Informações de Contato: Dra. Simone ou Reinaldo; Telefone: (11) 5087-9814 das 9:00 às 17:00hrs. Faculdade de Medicina ABC - São Paulo/SP Médico Pesquisador responsável: Dr. Olavo Leite Informações de Contato: Érika; email: erika.ishigaki@fmabc.br; Telefone: (11) 9 9197-1402 das 9:00 às 17:00hrs. Hospital das Clínicas Ribeirão Preto - Ribeirão Preto/SP Médico Pesquisador responsável: Dra. Fernanda Souza Informações de Contato: Dra. Fernanda, Dra. Márcia Villanova e Dra. Roberta Chaves; Telefone: (16) 3602 2462 das 9:00 às 17:00hrs. - Rio de Janeiro, RJ Polo de Hepatites do IASERJ - Rio de Janeiro/RJ Médico Pesquisador responsável: Dra. Clarice Gdalevici Informações de Contato: Dra. Clarice ou Dra. Patrícia; Telefone: (21) 9 9974-5770 / (21) 9 8276-6889 das 9:00 às 17:00hrs. - Belo Horizonte, MG Ambulatório de Hepatites do Hospital das Clínicas- UFMG - Belo Horizonte/MG Médico Pesquisador responsável: Dra. Rosângela Teixeira Informações de Contato: Dra. Rosangela e Dra. Carol; Telefone: (31) 9 9977-9921 / (31) 9 9783-1494 das 9:00 às 17:00hrs. Região Sul - Florianópolis, SC Hospital Nereu Ramos - Florianópolis/SC Médico Pesquisador responsável: Dra. Magali C. Luiz Informações de Contato: Dra. Magali ou Rochelle; email: qualidadehnr@gmail.com ; Telefone: (48) 3216-9403 das 9:00 às 17:00hrs. - Porto Alegre, RS Hospital das Clínicas de Porto Alegre - Porto Alegre/RS Médico Pesquisador responsável: Dr. Mario Reis Informações de Contato: Marisa; email: hepavihcpa@gmail.com   - Pato Branco, PR Consórcio Intermunicipal de Saude - CONIMS - Pato Branco/PR Responsável: Eridiane Lanzarin Informações de Contato: email: Telefone:  Região Norte - Porto Velho, RO Centro de Medicina Tropical de Rondônia - CEMETRON - Porto Velho/RO Médico Pesquisador responsável: Dra. Mariana P. Vasconcelos Informações de Contato: Dra. Julia; email: tton.julia@gmail.com ; Telefone: (69) 9 9233-0428 das 9:00 às 17:00hrs. - Manaus, AM Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Machado - Manaus/AM Médico Pesquisador responsável: Dra. Arlene dos S. Pinto Informações de Contato: Dra. Arlene ou Ernandes; Telefone: (92) 9 8480-6809 (ligação ou mensagem) das 9:00 às 17:00hrs. - Rio Branco, AC Unidade de Saúde de Referência de  Doença Tropicais - Rio Branco/AC Médico Pesquisador responsável: Dra. Cirley M. O. Lobato Informações de Contato: Dra. Cirley ou Dra. Belkis; Telefone: (68) 8418-3738 / (68) 9999-4131 (ligação ou mensagem) das 9:00 às 17:00hrs. Região Nordeste - São Luis, MA Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - EPEC/HUUFMA - São Luís/MA Médico Pesquisador responsável: Dra. Adalgisa Ferreira Informações de Contato: email: ; Telefone:  - Salvador, BA Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES) - Salvador/BA Médico Pesquisador responsável: Dr. Raymundo F. P. Filho Informações de Contato:Dra. Maria isabel ou Sidelcina email:nucleodehepatologia@gmail.com  Região Centro Oeste - Campo Grande, MS Hospital Dia Esterina Corsini - Campo Grande/MS Médico Pesquisador responsável: Dra. Silvia Uehara Informações de Contato: Dra. Siliva ou Ivair; Telefone: (67) 9994-3637 / (67) 9202-7833 (ligação ou mensagem) das 9:00 às 17:00hrs. - Cuiabá, MT Hospital Universitário Julio Muller  Ambulatório 3 de Infectologia - Cuibá/MT Médico Pesquisador responsável: Dr. Francisco Souto Informações de Contato: Dr. Francisco ou Wagner; Telefone: (65) 9982-3830 / (66) 9901-0346 (ligação ou mensagem) das 9:00 às 17:00hrs. Para maiores informações: labohepv@einstein.br

       

       

       

       

       

       

       

      Consultoria Científica:  

       

       

      Carlos Eduardo dos Santos Ferreira – Hospital Israelita Albert Einstein - Lattes Cristóvão Luis Pitangueiras Mangueira – Hospital Israelita Albert Einstein - Lattes Murilo Castro Cervato - Hospital Israelita Albert Einstein - Lattes Fernanda de Mello Malta – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP - Lattes Michele Soares Gomes Gouvêa – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP - Lattes Maria Cassia Jacintho Mendes Corrêa – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-HCFMUSP - Lattes Ana Catharina de Seixas Santos Nastri – Hospital das Clínicas de São Paulo - Lattes Maria Lúcia Cardoso Gomes Ferraz - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Lattes Paulo Roberto Abrão Ferreira – Universidade Federal do Estado de São Paulo - Lattes Raymundo Soares de Azevedo Neto – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP - Lattes Mário Guimarães Pessôa – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP - Lattes Mario Peribañez Gonzalez – Instituto de Infectologia Emílio Ribas - Lattes Simone de Barros Tenore - Centro de Referência e Tratamento de DST AIDS - Lattes

       

       

      Jaqueline Teixeira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Fernanda Pahim Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin

       

       

      Renato Tanjoni - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Kauê Kamia de Menezes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin  
      Área Técnica

      Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis Secretária de Vigilância em Saúde (SVS) - Ministério da Saúde

    Conheça outros Projetos_