Resumo

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, figurando como uma das principais causas de morte e, como consequência, uma das principais barreiras para o aumento da expectativa de vida em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil terá 704 mil casos novos de câncer por ano até 2025, sendo que a cada ano, são diagnosticados 11.490 pacientes de tumores do sistema nervoso central. Dentre esses tumores, 80% são glioblastomas multiformes. 

A presença de neoplasia é um fator de risco independente para desenvolvimento de tromboembolismo venoso, evento no qual acontece quando um coágulo se forma na circulação sanguínea, prejudicando o fluxo de sangue nas veias pelo organismo, porém, os eventos tromboembólicos podem ser potencialmente preveníveis. No entanto, podem estar relacionados ao aumento de eventos hemorrágicos, quando tratados farmacologicamente. 

Determinados tipos de câncer, como os tumores primários do sistema nervoso central, principalmente os glioblastomas multiformes apresentam alto risco de trombose. De acordo com evidências científicas, a incidência desses eventos, relacionados a essa patologia, é aproximadamente de 20% a 30% ao ano, sendo que a maioria acontece de três a seis meses após o diagnóstico. 

 


Introdução

O projeto TROMBLIGLIO conduzido pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, visando trazer resultados inéditos, propõe corroborar a hipótese de que pacientes com diagnóstico de neoplasias malignas SNC estão mais propensos a eventos trombóticos e, consequentemente, hemorrágicos, validando a real incidência e riscos associados. A partir disto, será possível identificar os custos versus os benefícios para propor terapias adequadas de anticoagulação, bem como de qualidade de vida em pacientes nessas condições.

Neste contexto, o estudo auxiliará em políticas de prevenção dos eventos trombóticos e hemorrágicos, com estratégias de tratamento que poderão impactar na redução da morbimortalidade, ou seja, gerar aumento na expectativa de vida, e de qualidade, reduzindo a incapacidade nas atividades da vida diária e por fim, evitar os óbitos precoces. 

Após o estudo concluído, será possível:

  • Descrever fatores de risco para trombose em pacientes com neoplasia maligna do sistema nervoso central; 
  • Descrever fatores de risco para hemorragias cerebrais em pacientes com neoplasia maligna do sistema nervoso central;
  • Avaliar manejo de medidas para prevenir ou atenuar doenças de eventos trombóticos;
  • Descrever desfechos clínicos;
  • Avaliar custos relacionados à necessidade de internações por complicações trombóticas e hemorrágicas;
  • E, por fim, avaliar a qualidade de vida após 6 meses do diagnóstico.
  •  

    Benefícios ao SUS:

    O projeto de pesquisa TROMBOGLIO apoia o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) à medida que gera dados nacionais de eventos trombóticos e hemorrágicos relacionados a tumores malignos do Sistema Nervoso Central (SNC) e possibilidade de melhoria assistencial diante dos resultados.

    Identificar a incidência nacional de eventos trombóticos e hemorrágicos relacionadas ao perfil de pacientes com o diagnóstico de tumores malignos do sistema nervoso central, com avaliação dos fatores de risco e manejo destas situações, com possibilidade de mitigar estas situações e desenvolver protocolos e políticas públicas para prevenção e manejo precoce, com uso racional dos recursos envolvidos. 

     


    Métodos

    Este é um estudo observacional, multicêntrico com a BP, como centro coordenador. Será realizado em 10 hospitais brasileiros, cujos critérios de definição foram baseados em instituições com larga experiência em neuro-oncologia no país, identificados através da sociedade brasileira de neurocirurgia e do LACOG (Latin American Cooperative Group), com representatividade das regiões brasileiras e priorizando hospitais SUS e filantrópicos.

    A amostra será de 400 pacientes com neoplasia maligna do sistema nervoso central, sendo 300 avaliados por coorte retrospectiva de dois anos e 100 pacientes por coorte prospectiva, com seguimento de 6 meses após diagnóstico.

    A coleta será realizada através de uma ferramenta eletrônica de gerenciamento de dados. A caracterização da amostra possui: dados demográficos, histórico pessoal de saúde, fatores de risco, fatores relacionados à neoplasia, manejo da profilaxia de prevenção de eventos trombóticos relacionados cirurgia e internações, ocorrência de eventos hemorrágicos, avaliação dos custos relacionados às internações, alteração de exames laboratoriais específicos, desfechos clínicos e qualidade de vida pós diagnóstico. 

    Os critérios de elegibilidade serão todos os pacientes adultos (≥ 18 anos) com diagnóstico comprovado por anátomo-patológico de neoplasia maligna do sistema nervoso central. 

     


    Equipe

    • BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

      Liderança

      .


      Equipe

      .


      Colaboração

      .


      Área Técnica

      .


    Indicadores

    57
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em pesquisa
    606
    Quantidade de participantes
    envolvidos na pesquisa
    42
    Profissionais
    capacitados

    Instituições

    • São Paulo

      hospital bp
      a c camargo cancer center
      instituto do cancer do estado de sao paulo
    • Salvador

      hospital santa isabel
    • Porto Alegre

      hospital sao lucas da pucrs
    • Natal

      hospital dr luiz antonio
    • Barretos

      fundacao pio xii barretos
    • Rio de Janeiro

      ms inca hospital do cancer i

    Conheça outros Projetos_