Microrganismos Resistentes (MR) são problemas de saúde pública por ameaçarem os ganhos de sobrevida no tratamento de doenças infecciosas obtidos nas últimas décadas, particularmente entre pacientes graves, internados em UTI, onde a frequência de infecções associadas à assistência à saúde (IRAS) e o uso de antibióticos é maior, o que favorece a indução da resistência bacteriana.
As causas dessa resistência são complexas e incluem o comportamento humano em diversos níveis da sociedade, com graves consequências que afetam a todos. Nos últimos anos, inúmeros esforços têm sido feitos para descrever as diferentes facetas da resistência, além da tentativa de encontrar possíveis intervenções para esse problema.
Entretanto, faltam estimativas de incidência de aquisição de MR em estudos multicêntricos, incluindo colonização ou infecção, entre pacientes internados em UTI, principalmente em países em desenvolvimento. Tais estimativas não são disponíveis, porque a maior parte dos dados não integra informações clínicas (incluindo infecções e desfechos), microbiológicas e custos no nível de pacientes individuais.
O Impacto MR é uma plataforma de pesquisa colaborativa que iniciou como um estudo observacional prospectivo e colaborativo sobre infecções multirresistentes em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva no triênio 2018-2020. Atualmente, junto com os demais hospitais de excelência, propõe diversos estudos de intervenção clínica no tema e tem sua continuação no triênio 2021-2023.
Participam da iniciativa os seis hospitais membros do PROADI-SUS: BP – A Beneficência Portuguesa de SP, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Moinhos de Vento, com coleta de dados clínicos, microbiológicos e de custos de pacientes adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) brasileiras, mantendo um padrão comum de coleta de dados, de alta qualidade, formando um banco de dados único e com as mesmas variáveis.
Foram selecionados 50 hospitais, em todo território nacional, que forneceram os dados necessários para desenvolver a plataforma e responder aos objetivos específicos do projeto. A estimativa é que, durante o período do estudo, sejam coletados dados de mais de 38 mil pacientes admitidos nas UTI a cada ano.
Cada organização é responsável por um eixo de pesquisa:
Impacto MR - Clínico: No triênio passado, participaram do estudo UTIs de 50 hospitais, com previsão de inclusão de 38.250 pacientes por ano. Espera-se que os resultados dessa pesquisa permitam delinear futuras estratégias de prevenção de infecção por MR para grupos específicos de pacientes internados no SUS, bem como auxiliar o dimensionamento do problema. No triênio 2021-2023 o projeto deve avaliar a mortalidade atribuível às IRAS e o impacto do banho de clorexidina na incidência dessas infecções e nos desfechos dos pacientes internados em UTI.
Impacto MR - Clorex: Ensaio clínico randomizado em cluster avaliando o impacto do banho de clorexidina - uma intervenção simples e amplamente acessível - na incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde, incidência de patógenos MR e nos desfechos dos pacientes internados em UTI. Será conduzido em 30 UTIs e coordenado pelo Hcor.
Impacto MR - INFECÇÃO SNC: Estudo observacional, conduzido em UTIs selecionadas entre as 57 que participam da Plataforma e coordenado pela BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, com previsão de inclusão de 500 pacientes, com objetivo de avaliar as características das infecções de sistema nervoso central relacionadas a dispositivos, além dos fatores de risco, práticas de tratamento e manejo do foco. Os pacientes inclusos serão avaliados por um período de 6 meses para avaliação funcional pela escala de Rankin.
Impacto MR – MAPA: trata-se de um estudo de caso-controle, retrospectivo, feito através de análise de prontuários de pacientes que faleceram ou que estiveram internados e receberam alta do hospital. Informações referentes ao internamento, como ocorrência de infecção, prescrição de antibióticos e outros agravos à saúde serão coletadas e analisadas. A análise estatística focará na identificação da mortalidade atribuível à sepse nesta população, ajustando para possíveis fatores de confusão.
Impacto MR - VATICAN: corresponde a um estudo de ensaio clínico randomizado em pacientes com traqueobronquite associada à ventilação mecânica (TAV) com uma estratégia de conduta expectante com observação clínica é não inferior ao tratamento com antimicrobianos por 7 dias no número de dias vivos e livres de ventilação mecânica em 28 dias.
Impacto MR - BGN: trata se de um ensaio clínico randomizado, aberto, que busca avaliar a não inferioridade para falha clínica (definida como reinfecção pelo mesmo patógeno ou morte em 28 dias) da antibioticoterapia de 7 dias comparado ao tratamento convencional de 14 dias nas infecções por bacilos Gram negativos multirresistentes;
Impacto MR - Econômico: estudo observacional prospectivo, para determinar o impacto econômico (custos hospitalares diretos e indiretos) de infecções por MR entre pacientes internados em UTI. Foram incluídas UTIs, selecionadas entre as 50 que fazem parte da plataforma, para serem submetidas também à coleta / avaliação dos dados de custo.
Impacto MR - Saneantes: abordar e compreender a respeito da estrutura básica dos serviços de Higiene e Limpeza dos hospitais que já participam do Projeto Impacto MR; avaliar as práticas de higiene e limpeza ambiental "in loco" nas 50 UTI cadastradas na plataforma; e, por fim, caracterizar biofilmes bacterianos em diferentes ambientes/superfícies de UTI (40 amostras de cada UTI) e a eventual contaminação de saneantes comumente utilizados na rotina de higienização o de ambientes.
O estudo IMPACTO-MR, realizado entre setembro de 2019 e dezembro de 2023 em 60 Unidades de Terapia Intensiva no Brasil, analisou 128.247 pacientes adultos.
A idade média foi de 61 anos, sendo 52,7% homens. O estudo identificou que 3,17% dos pacientes desenvolveram Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), como infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter, infecção do trato urinário associada a cateter e pneumonia associada à ventilação mecânica.
Pacientes com IRAS apresentaram risco de mortalidade hospitalar 2,4 vezes maior e permanência na UTI 4 vezes maior em comparação aos sem IRAS. A fração de mortalidade na UTI atribuível às IRAS foi de 2,4%, enquanto a fração de mortalidade hospitalar foi de 2,5%, indicando que aproximadamente 2,5% das mortes hospitalares poderiam ser evitadas com a eliminação das IRAS, mesmo após ajustes para fatores como idade e gravidade.
A presença de IRAS também aumentou o tempo médio de permanência na UTI em cerca de 12 dias e no hospital em cerca de 14 dias, resultando em aproximadamente 52 mil dias extras de internação em UTI devido às IRAS. Os resultados completos serão publicados em periódicos científicos revisados por pares no segundo semestre de 2024.
Clean – IT: O estudo CLEAN-IT comparou o efeito do banho diário com clorexidina versus água e sabão em pacientes de UTI na redução de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e na prevalência de bactérias multirresistentes em amostras clínicas. Realizado entre agosto de 2022 e dezembro de 2023 em 22 centros, o estudo incluiu 15.730 pacientes, dos quais 8099 foram no grupo Clorexidina e 7631 no grupo Rotina. Os resultados ainda estão sendo analisados e serão publicados em um periódico científico no segundo semestre de 2024.
Juliana Chaves Coelho
Viviane Cordeiro Veiga
Kaique Lima Gomes
Elisangela da Silva Rodrigues Marcal
Alexandre Biasi Cavalcanti - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/5896571955216852
Bernardete Weber - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/0961819677749530
Fernando Godinho Zampieri - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/5936586025491494
Denise de Moraes Paisani - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/3285718861605561
Jacqueline Tereza da Silva - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9953107377449756
Karina Leal Negrelli - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9570884593126159
Ligia Nasi Laranjeira - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/1433691693139316
Lucas Petri Damiani - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/8519500802203429
Nanci Valeis - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, https://www.linkedin.com/in/nanci-valeis-833027153/
Samara Pinheiro Gomes do Carmo - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/8206690337929822
Brazilian Research in Intensive Care Network – BRICNet
ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse
Centros aprovados até janeiro de 2020:
AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP
Centro Hospitalar Unimed, Joinville-SC
Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Belém - PA
Fundação São Francisco de Assis, Belo Horizonte-MG
HC - FMUSP Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP
Hospital Agamenon Magalhães, Recife - PE
Hospital Albert Einsten, São Paulo-SP
Hospital Ana Nery, Salvador-BA
Hospital Baía Sul S.A., Florianópolis-SC
Hospital da Cidade, Salvador - BA
Hospital da Luz - Amico Saúde LTDA, São Paulo-SP
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP
Hospital das Clínicas de Goiás (UFG), Goiânia-GO
Hospital de Câncer de Barretos - Fundação PIO XII, Barretos-SP
Hospital de Câncer do Maranhão Dr Tarquinio Lopes Filho, São Luís-MA
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre-RS
Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura – Antônio Bezerra, Fortaleza-CE
Hospital do Coração – HCor, Coordenação do estudo, São Paulo - SP
Hospital Dona Helena, Joinville - SC
Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, Barbalha-CE
Hospital Erasto Gaertner, Curitiba-PR
Hospital Estadual Diadema Governador Orestes Quércia – SPDM/ Associação Paulista para o desenvolvimento da Medicina, São Paulo-SP
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim-ES
Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro-RJ
Hospital Geral Clériston Andrade, Feira de Santana-BA
Hospital Getulio Vargas, Teresina-PI
Hospital Maternidade São José – Fundação Social Rural de Colatina, Colatina-ES
Hospital Nereu Ramos, Florianópolis - SC
Hospital Paulistano, São Paulo-SP
Hospital Primavera, Aracaju-SE
Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, Maceió-AL
Hospital Santa Cruz (Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz), São Paulo-SP
Hospital São José – Criciúma, Criciúma-SC
Hospital São Paulo – UNIFESP, São Paulo-SP
Hospital São Vicente de Paulo Passo Fundo, Passo Fundo-RS
Hospital Unimed Vitória, Vitória-ES
Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Londrina-PR
Hospital Universitário Walter Cantídio, Fortaleza-CE
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, Brasília-DF
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência – Mirante, São Paulo-SP
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, São Paulo-SP
Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco – RHP, Recife-PE
Santa Casa de Belo Horizonte, Belo Horizonte-MG
Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei, São João Del Rei-MG
Santa Casa de Porto Alegre, Porto Alegre - RS
Sepaco - Serviço Social Da Indústria Do Papel Papelao E Corte Do Estado De São Paulo, São Paulo-SP
Haliton Alves de Oliveira Junior http://lattes.cnpq.br/2559137712702351
Katia C. Camondá Braz http://lattes.cnpq.br/1979311659791675
Giovanna Marsolla Nascimento CV: http://lattes.cnpq.br/9982626108007895
Maysa Yukari Cheno http://lattes.cnpq.br/1143855847427852
Daniela Laranja Gomes http://lattes.cnpq.br/2577149386483708
Cícera Ana Gabriela
Gabriel Castro Xavier da Silva
Coordenação-Geral de Fomento à Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde / Departamento de Ciência e Tecnologia / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde / Ministério da Saúde (CGFPATS/DECIT/SECTICS/MS).
Adriano José Pereira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes
Antonio Paulo Nassar Junior - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes
Economia da Saúde:
Isabella Lott Bezerra - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn
Daniel Tavares Malheiro - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn
Gerenciamento de Dados e Regulatório:
Andrea de Carvalho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn
Ana Cristina Lagoeiro Patrocinio - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn
Camila Gosenheimer Righi - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn
Higiene e Pesquisa:
Cláudia - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn
Custos:
Eduvirgens Maria Couto de Sousa - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn
Leandro Alvarenga - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn
Mirian Batista Rodrigues - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn
Ancelmo Honorato Ferraz - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn
Estudo ORG-CLEAN (centros aprovados até janeiro de 2023):
Hospital Jean Bittar, Belém, Brazil
Hospital Universitário de Brasília, Brasília, Brazil
Hospital Otoclínica, Fortaleza, Brazil
Hospital do Tricentenário, Olinda, Brazil
Hospital Escola Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brazil
Hospital Ernesto Dornelles, Porto Alegre, Brazil
Hospital Ana Nery, Salvador, Brazil
Hospital Santa Cruz, Santa Cruz Do Sul, Brazil
Hospital Presidente Vargas, São Luís, Brazil
A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo, Brazil
Hospital Aviccena, São Paulo, Brazil
Hospital do Coração, São Paulo, Brazil
Hospital Samaritano, São Paulo, Brazil
Coordenação-Geral de Fomento à Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde / Departamento de Ciência e Tecnologia / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos / Ministério da Saúde (CGFPATS/DECIT/SCTIE/MS).
Jaqueline Driemeyer Correia Horvath - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - Lattes
Responsável TécnicoAlexandre Prehn Zavascki - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - Lattes
Beatriz Arns - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - Lattes
Crepin Aziz José Oluwafoumi Agani - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - Lattes
Guilhermo Prates Sesin - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - Lattes
Lauren Sezerá Costa - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS - Lattes
Centros aprovados até janeiro de 2020:
AC Camargo Cancer Center, São Paulo-SP
Centro Hospitalar Unimed, Joinville-SC
Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Belém - PA
Fundação São Francisco de Assis, Belo Horizonte-MG
HC - FMUSP Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP
Hospital Agamenon Magalhães, Recife - PE
Hospital Albert Einsten, São Paulo-SP
Hospital Ana Nery, Salvador-BA
Hospital Baía Sul S.A., Florianópolis-SC
Hospital da Cidade, Salvador - BA
Hospital da Luz - Amico Saúde LTDA, São Paulo-SP
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP
Hospital das Clínicas de Goiás (UFG), Goiânia-GO
Hospital de Câncer de Barretos - Fundação PIO XII, Barretos-SP
Hospital de Câncer do Maranhão Dr Tarquinio Lopes Filho, São Luís-MA
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre-RS
Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura – Antônio Bezerra, Fortaleza-CE
Hospital do Coração – HCor, Coordenação do estudo, São Paulo - SP
Hospital Dona Helena, Joinville - SC
Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, Barbalha-CE
Hospital Erasto Gaertner, Curitiba-PR
Hospital Estadual Diadema Governador Orestes Quércia – SPDM/ Associação Paulista para o desenvolvimento da Medicina, São Paulo-SP
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim-ES
Hospital Federal dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro-RJ
Hospital Geral Clériston Andrade, Feira de Santana-BA
Hospital Getulio Vargas, Teresina-PI
Hospital Maternidade São José – Fundação Social Rural de Colatina, Colatina-ES
Hospital Nereu Ramos, Florianópolis - SC
Hospital Paulistano, São Paulo-SP
Hospital Primavera, Aracaju-SE
Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, Maceió-AL
Hospital Santa Cruz (Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz), São Paulo-SP
Hospital São José – Criciúma, Criciúma-SC
Hospital São Paulo – UNIFESP, São Paulo-SP
Hospital São Vicente de Paulo Passo Fundo, Passo Fundo-RS
Hospital Unimed Vitória, Vitória-ES
Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, Londrina-PR
Hospital Universitário Walter Cantídio, Fortaleza-CE
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, Brasília-DF
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência – Mirante, São Paulo-SP
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, São Paulo-SP
Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco – RHP, Recife-PE
Santa Casa de Belo Horizonte, Belo Horizonte-MG
Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei, São João Del Rei-MG
Santa Casa de Porto Alegre, Porto Alegre - RS
Sepaco - Serviço Social Da Indústria Do Papel Papelao E Corte Do Estado De São Paulo, São Paulo-SP
Impacto MR - BGNCentros aprovados até agosto de 2020:
Hospital Santa Cruz do Sul
Hospital Geral Caxias do Sul
Hospital Municipal de Maringá
Hospital da Universidade Estadual de Londrina
Hospital A.C Camargo
Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Hospital do Tricentenário
Hospital Ana Nery
Hospital Evangélico de Vila Velha
Hospital Vila da Serra (Inst. Materno Infantil de Minas Gerais S/A)
Instituto Hospital de Base do Distrito Federal
Santa Casa de Misericórdia de Passos
Hospital Tacchini
Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Hospital Ernesto Dornelles
Hospital Geral Cleriston de Andrade
HLOB - Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes – Itapetininga
Inst. Est do Cérebro Paulo Niemeyer (Pró Saúde- Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar)
Hospital Presidente Vargas
Hospital da Cidade Bahia
Coordenação-Geral de Fomento a Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde / Departamento de Ciência e Tecnologia / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos / Ministério da Saúde (CGFPATS/DECIT/SCTIE/MS)
Liderança