Resumo

Um dos desafios que a saúde pública brasileira enfrenta é o de bactérias multirresistentes - aquelas que se tornam resistentes à ação de antibióticos – o que torna o tratamento das infecções mais dificultoso, já que os organismos são mais fortes. O grupo mais exposto a estes riscos é o de pacientes graves, internados em UTIs, local em que o uso de antibióticos é maior e suscetível à proliferação da resistência bacteriana.

Pensando nisso, os hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Einstein, Hcor e Sírio-Libanês mantém o projeto IMPACTO-MR, uma plataforma de coleta de dados para pesquisas que iniciou como um estudo observacional prospectivo, ou seja, buscando lançar um olhar para o futuro.

Uma vez que as consequências para os pacientes são graves, o desafio dos hospitais é disponibilizar recursos para uma base de dados completa, em que profissionais consigam fazer avaliações epidemiológicas de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e multirresistência bacteriana (MR).


Introdução

O IMPACTO-MR é uma plataforma de coleta de dados para pesquisas sobre bactérias multirresistentes, e para o triênio 2024-2026, os hospitais participantes do projeto farão a manutenção da base de dados, visando melhorar e continuar a coleta de dados clínicos e individuais dos pacientes participantes. Ademais, dentro do IMPACTO-MR são desenvolvidos sub estudos, a partir dos dados obtidos, cujo objetivo é a redução das infecções hospitalares.

                A decisão do uso ou não de antimicrobianos é baseada em fatores como:

  • Riscos de atraso no início do tratamento;
  • Certeza do diagnóstico da infecção;
  • Seleção de microrganismos resistentes.
  •  

    Entretanto, pensando nos malefícios que o uso incorreto desses remédios pode trazer, o Hospital Sírio-Libanês realiza o VATICAN, um estudo pioneiro no tema, em pacientes com traqueobronquite associado à ventilação mecânica que propõe fazer um comparativo entre pacientes apenas com observação clínica, ou seja, apenas acompanhar a evolução do quadro de pacientes que fizeram uso de antimicrobianos. A iniciativa busca provar que esse tratamento não é inferior ao uso dos medicamentos antimicrobianos. Além disso, o HSL apresenta uma nova proposta para avaliação da efetividade da implementação de medidas de melhoria de qualidade para redução do uso de antimicrobianos – SAFE- REDUCE. O processo foi dividido em duas etapas, a primeira é dedicada à revisão sistemática da literatura, em paralelo com uma avaliação das práticas de consumo de antimicrobianos em UTIs.

                    Também participando do projeto, o Hcor foca no desenvolvimento de projetos para avaliar diferentes aspectos da realidade clínica, como por exemplo:

  • Pacientes em período de internação, também a taxa de mortalidade por infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS);
  • Impacto do banho com solução de clorexidina no desenvolvimento de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS);
  • Aquisição de organismos que produzem doenças multirresistentes.
  • O Hcor propõe o desenvolvimento de um projeto em duas etapas, a primeira busca supervisão das práticas de cuidados bucais em cada UTI participante, já que a boca é fonte de patógenos que podem resultar em infecções do trato respiratório em pacientes críticos e, se não houver a presença desses microrganismos, não há necessidade do uso de medicamentos que podem formar bactérias multirresistentes; e a segunda parte, que tem a proposta de melhorar os pontos de higiene bucal em acordo com o esperado de uma UTI.  

    Para o triênio 24-26, o Hospital Israelita Albert Einstein prevê quatro inclusões inéditas para a plataforma IMPACTO-MR:

  • Ensaio clínico randomizado que avaliará o efeito da consulta e um farmacêutico, por telemedicina, para reduzir o uso de antimicrobianos em UTIs;
  • Estudo para avaliar o impacto da densidade de enfermagem nas UTIs na mortalidade dos pacientes, bem como seu custo;
  • Um estudo de saúde one health – que reconhece que a saúde humana, dos animais e do meio ambiente estão interligadas – analisa os aspectos da produção de proteína animal para consumo humano;
  • Inclusão de cinco novos hospitais participantes dos estudos.

    O estudo coordenado pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo avaliará os resultados de um pacote de recomendações de cuidados para redução das infecções de sistema nervoso central relacionadas a dispositivos de derivação ventricular externa (DVE) e cateteres de monitorização da pressão intracraniana (PIC). Os dados de 554 pacientes, incluídos entre 2022 e 2023, serão a base para comparação com novos pacientes a serem incluídos na vigência desse novo pacote de recomendações de cuidados. A intervenção proposta visa, além da redução das taxas de infecção de sistema nervoso central, redução do tempo de internação e custos hospitalares, melhora na assertividade diagnóstica e otimização do tratamento com antimicrobianos.

    Ao menos 50 instituições hospitalares serão fontes de pesquisa para a Plataforma IMPACTO-MR, e a previsão é ter cerca de 80 mil pacientes avaliados, por ano, para que a plataforma seja abastecida. O pré-requisito para tal seleção são UTIs que apresentam o uso irrestrito de antimicrobianos e que estejam dispostas a implementar as melhorias propostas pelo IMPACTO-MR.

     

    O objetivo geral do projeto é promover a redução de infecções relacionadas a assistência em saúde e multirresistentes em UTIs do Brasil. Ainda que o projeto seja colaborativo, cada hospital possui seu objetivo específico, sendo eles:

  • Hospital Sírio-Libanês: avaliar a efetividade da implementação das medidas para redução do uso de antimicrobianos nas UTIs; fazer a manutenção da plataforma prospectiva de coleta de dados individuais, IRAS e MR para análises epidemiológicas e temporais de IRAS e realizar estudos de melhoria de qualidade de cuidado;
  • Hcor: avaliar quais são as práticas de cuidados bucais realizados em cada UTI participante. Colaborar para a manutenção da plataforma prospectiva de coleta de dados individuais, IRAS e MR para realização de estudos de melhoria de qualidade de cuidado;
  • Hospital Israelita Albert Einstein: ampliar as análises dos dados coletados por meio da plataforma IMPACTO-MR e avaliar, por meio dos estudos, o impacto de intervenções sobre o ambiente após infecções causadas por microrganismos resistentes;
  • BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo: avaliar o efeito do pacote de recomendações de cuidados no desfecho funcional e mortalidade de pacientes submetidos a implante de cateter de derivação ventricular externa e/ou dispositivo de monitorização da pressão intracraniana invasiva.
  •  


    Métodos

    Para o triênio 2024-2026, a estrutura de coleta de dados da plataforma será mantida, assim como sua utilização para realização de estudos prospectivos de melhoria de qualidade de cuidado. Para chegar neste resultado, serão coletados:

  • Dados clínicos;
  • Dados laboratoriais;
  • Uso de antimicrobianos;
  • Microbiológicos;
  • Duração da internação;
  • Mortalidade de todos os pacientes admitidos nas UTIs participantes.
  • Tendo em vista a necessidade de validação interna dos dados coletados de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), uma nova ficha para preenchimento de IRAS será implementada.


    Resultados

  • Manutenção da plataforma prospectiva de coleta de dados individuais, IRAS e MR para realização de estudos de melhoria de qualidade de cuidado. Participarão do estudo UTIs de no mínimo 50 hospitais, com previsão de coleta de dados de até 80.000 pacientes por ano, somando 240.000 pacientes até o final do triênio (2024 a 2026). 
  • Avaliar de maneira compreensiva quais são as práticas de cuidados bucais realizados em cada UTI participante.
  • Avaliar a efetividade da implementação sequencial de medidas de melhoria de qualidade de cuidado oral na redução de desfechos clínicos nas UTIs participantes

  • Equipe

    • Beneficência Portuguesa de São Paulo




    Conheça outros Projetos_