Resumo

O projeto Lean nas Emergências visa reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, bem como melhorar o tempo de atendimento dos pacientes dentro desses serviços.

A filosofia Lean ajuda a identificar desperdícios de forma clara, ao mesmo tempo em que oferece ferramentas para reduzi-los. Especificamente no Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto otimiza os fluxos de atendimento, através da capacitação dos profissionais e apoio na implementação de ferramentas adotadas pela metodologia Lean.


Introdução

A superlotação nos hospitais públicos é um problema crônico na saúde pública nacional, e o Tribunal de Contas da União (TCU) calcula que 64% das urgências e emergências têm as filas sobrecarregadas. Dentre as repercussões que este problema traz para a saúde do paciente estão:

  • Aumento de eventos adversos – que podem incluir erros de medicação, infecções hospitalares, quedas de pacientes, ou qualquer outro incidente - por falha na segurança do paciente;
  • Insatisfação com o funcionamento dos serviços;
  • Aumento de mortalidade por elevado tempo de espera;
  • Baixa confiabilidade na rede de atenção às urgências e emergências.
  • Além disso, estima-se que para os pacientes que aguardam um leito hospitalar, sendo mantido em cuidados no pronto-socorro, a probabilidade de sobrevida diminui consideravelmente quando analisados os quadros clínicos críticos.

    O projeto Lean nas Emergências é responsabilidade do Ministério da Saúde e foi  iniciado pelo Hospital Sírio-Libanês em 2017, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI/SUS)   A inciativa tem como base adotar a filosofia Lean para resolver essa lacuna no atendimento, usando princípios técnicos e operacionais que reduzem o desperdício de recursos, melhoram a qualidade e maximizam o valor do serviço entregue aos pacientes atendidos em urgências e emergências de hospitais públicos.

    No oitavo ciclo, que ocorreu entre os meses de julho e dezembro de 2023, o projeto contemplou 124 hospitais nas 27 unidades federativas. Com isso, apresentou redução de 36% no índice de superlotação e 40% de redução no tempo de passagem dos pacientes sem internação. Estes indicadores mostram que a aplicação de estratégias da metodologia Lean para enfrentar a superlotação pode contribuir significativamente para a eficácia das unidades de saúde.

    O pensamento Lean é uma metodologia de gestão operacional focando nas pessoas e na organização. As principais contribuições do método nos serviços de saúde incluem:

  • Melhor compreensão dos processos, auxiliando na geração de uma visão sistêmica do serviço;
  • Organização e planejamento para aumentar a eficácia e eficiência;
  • Identificação de operações com baixo valor agregado e elevados períodos de espera, avaliando e categorizando áreas de desperdício;
  • Melhoria na detecção de erros, aumentando a confiabilidade do processo;
  • Maior colaboração e união das equipes para a resolução sistemática de problemas crônicos, buscando a melhoria contínua.

  • Métodos

    O projeto é executado de forma híbrida, combinando atividades presenciais e remotas. A equipe de consultores é interdisciplinar, com expertise técnico-assistencial na área da saúde e em ferramentas da metodologia Lean, visando otimizar fluxos e processos, engajar equipes assistenciais, e oferecer capacitação e suporte para implementar melhores práticas assistenciais e de gestão nas unidades de saúde beneficiadas pelo projeto.

    Para alcançar os objetivos propostos, será utilizada a metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Implementar, Controlar), que capacita equipes difundindo o conhecimento sobre ferramentas Lean, mensurando detalhadamente os fluxos, processos e equipes, analisando e escolhendo e implementando ferramentas através de planos de ação e, finalmente, acompanhando os indicadores e estabelecendo uma cultura de melhoria contínua.

    O projeto está estruturado em quatro etapas principais ao longo do triênio 2024-2026: planejamento, diagnóstico, implementação e monitoramento. O planejamento envolve o desenvolvimento de materiais como capacitações, cursos e conteúdos audiovisuais. Neste triênio serão realizados 2 ciclos, cada um com duração de 18 meses, incluindo 12 meses de atividades presenciais e 6 meses de encontros virtuais para monitoramento. Para identificar as demandas, serão realizadas visitas técnicas chamadas Diagnóstico de Demanda e Capacidade (DDC) no início e no final de cada ciclo, acompanhando o desenvolvimento das unidades de saúde durante todo o período de implementação.


    Equipe

    • Beneficência Portuguesa de São Paulo




    • Hcor




    • Hospital Alemão Oswaldo Cruz




    • Hospital Israelita Albert Einstein




    • Hospital Moinhos de Vento




    • Hospital Sírio-Libanês





    Indicadores

    495
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão

    Instituições

    • Ilhéus

      hospital regional costa do cacau
    • Goiânia

      hospital das clinicas
      hospital sao jose do avai
    • Juiz de Fora

      hospital e maternidade therezinha de jesus
    • Poços de Caldas

      irmandade do hospital de santa casa de poços de caldas
    • João Pessoa

      hospital municipal valentina
    • Maringá

      hospital e maternidade santa rita
    • Fernandópolis

      santa casa de fernandopolis
    • Joinville

      hospital estadual de vila alpina org social seconci sao paul
    • São Paulo

      conjunto hospitalar do mandaqui sao paulo
      hospital sao jose
      hospital israelita albert einstein
      hospital das clinicas da fmusp
    • Mogi das Cruzes

      hospital das clinicas luzia de pinho melo mogi das cruzes
    • Santos

      santa casa de santos
    • Camaçari

      hospital geral de camacari
    • Salvador

      maternidade climerio de oliveira
      hospital geral do estado
      hospital geral ernesto simoes filho
    • Patos

      hospital e pronto socorro municipal de cuiaba
    • Campos dos Goytacazes

      hospital geral de guarus
    • Ribeirão Preto

      hospital imaculada conceicao ribeirao preto
    • Jacarezinho

      santa casa misericordia de jacarezinho
    • Florianópolis

      hospital universitario
    • Ituiutaba

      santa casa de caridade
    • Anápolis

      hospital das clinicas dr serafim de carvalho
    • Mafra

      hospital sao vicente de paulo
    • Brusque

      hospital azambuja
    • Três Rios

      hospital de clinicas nossa senhora da conceicao
    • Blumenau

      hospital santo antonio
    • Peritoró

      hospital regional de peritoro
    • Cataguases

      irmandade da santa casa de misericordia de cataguases
    • Joaçaba

      hospital universitario santa terezinha
    • Muriaé

      casa de caridade de muriae hospital sao paulo
    • Piripiri

      hosp reg chagas rodrigues
    • Assis

      santa casa de assis
    • Petrópolis

      hospital santa teresa
    • São José do Calçado

      hospital sao jose
    • Varginha

      hospital bom pastor
    • Santarém

      hospital regional do baixo amazonas do pa dr waldemar penna
    • Lages

      hospital seara do bem materno e infantil
    • Marília

      sociedade mae da divina providenciahosp n sra dos prazeres
      hospital das clinicas hcfamema
    • Adamantina

      santa casa de mis de adamantina na providencia de deus
    • Fortaleza

      ijf instituto dr jose frota central
    • Aracaju

      hospital de cirurgia (se)
    • União

      hosp municipal de uniao
    • Vila Velha

      hospital evangelico de vila velha
    • Itabaiana

      hospital dr pedro garcia moreno
    • Pouso Alegre

      hospital das clin samuel libanio pouso alegre
    • Campinas

      hospital das clinicas da unicamp de campinas
    • Paranaguá

      hospital regional do litoral
    • Londrina

      hospital infantil dr jeser amarante faria

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