Visando capacitar profissionais da gestão federal, estadual e municipal, com foco no aumento da eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS), será executado durante o triênio 2024-2026 o projeto MBA em Gestão de Projetos em Saúde. Com 540 horas, este curso será sustentado nas áreas de Gestão Pública em Saúde e Gestão de Projetos, esta última, dividida em quatro subáreas:
Devido à complexidade do sistema e às características da gestão pública brasileira, a gestão na área da saúde é desafiadora, especialmente no âmbito do SUS. Assim, o projeto MBA em Gestão de Projetos em Saúde visa qualificar a gestão do sistema de saúde pública, com foco em sua eficiência e sustentabilidade.
Comandado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o projeto proporcionará uma formação robusta para profissionais vivenciarem de forma prática e eficazes a elaboração e o planejamento de projetos de saúde, com interação com especialistas da área. Um dos destaques do projeto é inserir na grade a produção de um Projeto Aplicado, que dará aos participantes a oportunidade de praticar o que foi aprendido, com acompanhamento especializado, o que não é comum em outras instituições de ensino.
O curso terá três módulos curriculares ao longo de 15 meses, e os participantes deverão se dividir em grupos e produzir o Projeto Aplicado com potencial de intervenção no contexto real do ambiente da saúde. Ele será apresentado um mês após o final das aulas, remotamente.
O curso será realizado com aulas síncronas presenciais em:
Além disso, haverá aulas síncronas virtuais (364 horas); aulas EAD (90 horas) e orientação do Projeto Aplicado (38 horas).
Com 150 vagas distribuídas entre as esferas estadual, municipal e federal, o curso terá duração de 15 meses e uma estrutura curricular abrangente, dividida em Gestão Pública e Gestão de Projetos.
O processo seletivo é conduzido pelas Secretarias de Saúde, com critérios de experiência profissional e formação acadêmica. As aulas, em formato híbrido, abrangem diferentes modalidades de ensino, como presencial, remoto e EAD, com metodologias ativas visando a integração teoria/prática e o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão.
O curso visa formar líderes em saúde, com foco na eficiência, qualidade e sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, seguindo princípios éticos e de cuidado integrado ao paciente, aproveitando os avanços da transformação digital.
Os resultados esperados incluem: