O projeto PlanificaSUS dá continuidade à implantação da metodologia da planificação da atenção à saúde. O objetivo é implementá-lo em 50 regiões de saúde, de forma a fortalecer as diferentes linhas de cuidado existentes dentro do sistema público de saúde, de maneira integrada.
As atividades correspondem à realização de workshops, oficinas tutoriais em unidades de Atenção Primária à Saúde e (APS) e de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) em todos os municípios participantes. Cada região de saúde permanecerá no projeto por um período de três anos. Para adesão ao projeto serão consideradas tanto regiões que participaram do PlanificaSUS no triênio 2021-2023 como novas regiões de saúde.
A predominância do modelo fragmentado de cuidados de saúde, que se concentra em eventos médicos casuais e no tratamento de doenças individuais em vez de abordagens centradas no paciente, representa um desafio significativo para a eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS). O Cenário epidemiológico de aumento da prevalência de condições crônicas reforça ainda mais a necessidade de organizar o sistema de saúde em rede, tendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como centro ordenador desse processo, contando com uma atenção especializada que complemente o cuidado de forma integrada, em especial na garantia do cuidado das condições crônicas de alto e muito alto risco.
A garantia de uma atenção primária à saúde resolutiva e de acesso qualificado à população ainda é, atualmente um desafio para o sistema de saúde, bem como a garantia de uma atenção ambulatorial especializada focada na necessidade em saúde da população e não gestão da oferta. As razões para isso são várias, mas duas dimensões são fundamentais para que o desafio permaneça:
Dessa forma, o objetivo desse projeto é implantar e implementar a metodologia da planificação da atenção à saúde em 50 regiões de saúde, de forma a fortalecer a APS e a AAE de maneira integrada, nas diferentes linhas de cuidado.
1 – Governança (sustentabilidade do projeto)
2 – Ciclos de melhoria ("planejamento", "operacionais", "monitoramento e avaliação"
3 – Produção de materiais técnicos
4 – Gerenciamento de Dados e Informações
5 – Processos Educacionais (para democratização do acesso ao conhecimento e formação)
6 – Geração de conhecimento
O projeto visa implantar a metodologia de planificação da atenção à saúde em 50 regiões, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de forma integrada. Os objetivos específicos incluem apoiar as secretarias de saúde na melhoria contínua, elaborar material técnico, aprimorar a plataforma de gerenciamento, capacitar profissionais como tutores do PlanificaSUS, promover decisões baseadas em resultados, gerar evidências científicas, disseminar conhecimento em conferências, qualificar profissionais em saúde mental e expandir o projeto para novas regiões de saúde.