Para o triênio 2024-2026, o projeto Promote - Expansão ampliará o estudo de prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e do comprometimento cognitivo na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo principal do projeto é verificar se o uso de uma polipílula, composta de medicamentos em doses baixas para o controle da pressão arterial e do colesterol, utilizada como estratégia única ou associada a modificação do estilo de vida, pode reduzir o número de casos de AVC e a taxa de declínio cognitivo em pessoas de 50 a 75 anos com risco cardiovascular baixo ou moderado.
O projeto também busca auxiliar os participantes a adotarem um estilo de vida mais saudável, fornecendo orientações sobre riscos cardiovasculares, suas causas e formas de prevenção. Além de contribuir para a redução dos casos de AVC e declínio cognitivo, o projeto também avaliará a relação custo-efetividade, estimando o potencial de economia para o SUS com a adoção de medidas de prevenção.
Esta iniciativa teve início no triênio passado e nos próximos anos ampliará as ações para todo Brasil.
O AVC e a demência são, respectivamente, a segunda causa de morte e incapacidade em escala global. O aumento no número de casos dessas doenças evidencia que as abordagens de prevenção atualmente implementadas não são suficientes. O controle de fatores de risco comuns, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, colesterol elevado e hábitos de vida não saudáveis, pode reduzir os casos de AVC em até 90% e de demência em 35%.
Pensando neste cenário, de 2021 a 2023, foi conduzido o projeto piloto intitulado “Polipílula e Riscômetro para Prevenir Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Comprometimento Cognitivo na Atenção Primária à Saúde”. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma polipílula combinando medicamentos para o controle da pressão arterial e do colesterol, avaliando sua tolerabilidade em pessoas de 50 a 75 anos, com risco cardiovascular baixo a moderado. Paralelamente, foi avaliada a viabilidade de aplicar a pesquisa em larga escala na APS, utilizando a polipílula isoladamente ou em conjunto com modificações do estilo de vida utilizando o aplicativo Riscômetro de AVC, ferramenta de celular que calcula o risco de um indivíduo ter um AVC e orienta sobre mudanças necessárias para redução do risco. O programa é gratuito e está disponível para Android e iOS.
O piloto foi realizado em Porto Alegre (RS), capacitando mais de 2 mil profissionais de saúde em 133 unidades de APS para identificar e manejar hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, fibrilação atrial e promover mudanças no estilo de vida. Além disso, foram desenvolvidos materiais educativos, incluindo um Guia para Modificação de Estilo de Vida, e 371 participantes foram randomizados para o estudo durante a fase inicial.
O estudo apresentou resultados preliminares promissores, sendo necessário um acompanhamento de longo prazo para confirmar o impacto na prevenção do AVC e do declínio cognitivo, bem como expandir a pesquisa em escala nacional para confirmar esses achados.
Com isso, o projeto para o triênio 2024-2026, "Polipílula e Riscômetro para Prevenir AVC e Comprometimento Cognitivo na Atenção Primária à Saúde - Expansão", visa ampliar o estudo para todo o Brasil.
O projeto Promote-Expansão é um ensaio clínico acadêmico que busca avaliar se o uso de uma polipílula, composta pela combinação de três princípios ativos (besilato de anlodipino 5mg, valsartana 80mg e rosuvastatina cálcica 10mg), como estratégica única ou associada à modificação do estilo de vida, monitorada pelo aplicativo Riscômetro de AVC, pode reduzir os casos de AVC e a taxa de declínio cognitivo em indivíduos de 50 a 75 anos com risco cardiovascular baixo ou moderado.
No triênio 2024-2026, dá-se início a fase de expansão Brasil, o qual pretende recrutar 1.300 participantes, incluindo os já em acompanhamento desde a fase piloto. Os participantes serão provenientes da comunidade em geral e de unidades de saúde em várias regiões do Brasil, que estarão conectadas a centros de pesquisa. Essas unidades e centros serão treinados para ajudar no estudo e ensinar estratégias para prevenir doenças cardiovasculares na população em geral.
Sheila Cristina Ouriques Martins,Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/7101717955870394
Thaís Leite Secchi, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/4639088319335482
Danielle do Amaral Pereira, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/9256211656461316
Evelyn Santarém Dutra, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/3771086827292387
Francine Würzius de Quadros, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, https://lattes.cnpq.br/2121699504933448
Ingrid Flor dos Santos, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/6289381238029337
Isabella Cardoso Troglio, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, https://br.linkedin.com/in/isabella-troglio-4883a31b2
Liliane Appratto de Souza, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, https://lattes.cnpq.br/5318731215953577
Magda Carla Ouriques Martins, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/4626000281467585
Wyllians Jose Vendramini Borelli, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, http://lattes.cnpq.br/7834205581485866
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde - SECTICS