Resumo

A proposta do projeto de Pós-Graduação em Gestão e Excelência Operacional na Área da Saúde é formar especialistas em excelência operacional, para que enfrentem problemas relacionados ao aumento da demanda por serviços de saúde e saibam qual abordagem garantirá que os recursos limitados sejam alocados de forma mais eficiente. por meio de uma gestão responsável e uso eficiente dos recursos.

No triênio de 2024 a 2026, serão formadas seis novas turmas, por meio da metodologia Lean Six Sigma. Na prática, os participantes aprendem a aplicar os conceitos e ferramentas quantitativas e qualitativas para solucionar problemas reais e complexos nas organizações de saúde, por meio de projetos de excelência operacional. E ainda, atuam como agentes de mudança e disseminadores dos conceitos de excelência operacional na área de saúde.


Introdução

Este é um projeto de continuidade, que no triênio anterior, de 2021 a 2023, formou mais de 250 profissionais, que realizaram 49 projetos utilizando a metodologia Lean Six Sigma, voltada para melhoria do fluxo dos pacientes, aumento de produtividade e redução de custos e despesas. Como resultado, os projetos impactam em áreas assistenciais e administrativas, trazendo qualidade, segurança e melhoria para a experiência do paciente, e interferindo de forma positiva em diferentes indicadores financeiros.

Neste sentido, a execução do projeto visa a melhoria dos indicadores estratégicos da instituição e a capacitação dos profissionais em metodologias e ferramentas de gestão. Esta iniciativa impacta diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS), já que capacita os profissionais para desenvolver iniciativas de eficiência operacional em áreas assistenciais e administrativas, com foco em qualidade, segurança e experiência do paciente, no aumento de produtividade e na redução de desperdícios.


Métodos

Serão formadas seis turmas, cada uma delas composta por 50 alunos. Com carga horária total de 360 horas, as aulas ocorrerão em encontros presenciais, online e atividades extraclasse.

O curso é composto por seis módulos:

  • Estratégia (60 horas);
  • Lean Six Sigma (140 horas);
  • Gestão de Fluxos (40 horas);
  • Gestão da Rotina (30 horas);
  • Liderança (30 horas) e
  • Projeto Aplicado (60 horas).
  • Serão realizados 60 projetos, em grupos de cinco alunos, utilizando metodologias de eficiência operacional (Lean Six Sigma e outras), com orientação e acompanhamento de um Consultor de Excelência Operacional, compondo 115 horas de mentoring por grupo com sessões presenciais e online. Os projetos realizados apresentam resultados significativos nos processos, sejam eles assistenciais ou administrativas, com ganhos mensurados e alinhados a quíntupla meta (saúde populacional, equidade, redução do custo per capita, cuidado ao trabalhador de saúde e experiência do paciente)

    Ao final do curso, os profissionais receberão o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Excelência Operacional na Área da Saúde e também serão certificados como Green Belts (dupla certificação) devido a execução do projeto aplicado.


    Resultados

    O projeto prevê a qualificação de 300 profissionais do SUS em Gestão e Excelência Operacional, por meio de 6 turmas de pós-graduação em São Paulo. Cada turma será composta por 50 alunos e terá 360 horas de formação teórica e prática, incluindo 115 horas de mentoring por grupo. Serão realizados 60 projetos práticos aplicando metodologias Lean Six Sigma, com foco na melhoria de indicadores assistenciais, administrativos e financeiros. O objetivo final é a capacitação dos profissionais e a certificação em Lean Six Sigma, com impacto direto na eficiência das instituições de saúde.


    Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein





    Indicadores

    49
    Profissionais
    capacitados

    Conheça outros Projetos_