Resumo

O projeto Boas Práticas busca fortalecer a atuação do Ministério da Saúde (MS) na qualificação do cuidado e gestão na Rede de Urgência e Emergência, alinhado com a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES). Para que isso ocorra, será necessário fortalecer a capacidade da rede de atendimento, implementar tecnologias inovadoras, treinar continuamente os profissionais de saúde e adotar protocolos de atendimento rigorosos.

De forma geral, o projeto pretende melhorar a eficácia e resolutividade dos casos, além de estabelecer um sistema de pesquisa comparativa e indicadores para monitorar o desempenho da Rede de Atenção às Urgências. Ele atuará com a qualificação da assistência e educação permanente.

Conforme o PNAES, o Boas Práticas também visa ampliar a oferta de serviços da atenção especializada com vista à qualificação do acesso e redução das desigualdades regionais e aperfeiçoar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir o acesso a serviços de saúde equitativos e de qualidade.


Introdução

As doenças cardiovasculares (DCV) representam a principal causa de morbidade e mortalidade globalmente. A adoção de ferramentas conectadas no Brasil tem o potencial de melhorar o acesso aos cuidados de saúde e a eficácia das intervenções, alinhando-se aos princípios do SUS.

Já a sepse é um desafio de saúde pública, com aumento evidente no Brasil, principalmente devido ao diagnóstico tardio. Intervenções educativas podem reduzir a incidência de sepse e outras condições críticas, melhorando a qualidade dos serviços de saúde desde a atenção primária até a especializada.

O uso de estratégias conectadas para cuidados integrados beneficia os usuários do SUS, ampliando o acesso a diagnósticos e consultas cardiológicas. Isso impacta positivamente nos resultados dos tratamentos de pacientes, oferecendo serviços especializados e qualificando os profissionais de saúde. Projetos como o Boas Práticas, que promovem o desenvolvimento contínuo de competências e habilidades dos profissionais, além do reconhecimento das soluções digitais como ferramentas clínicas, têm o potencial de fortalecer e desenvolver ainda mais o SUS.


Métodos

O projeto atuará no eixo pré-hospitalar sob as seguintes metodologias:

Entrega 0 – Gestão do Projeto – formação de um grupo de trabalho que assegurará os recursos necessários à gestão do projeto.

Estruturar os recursos da gestão do projeto: manter e/ou adquirir os recursos humanos do projeto;

Treinar os médicos teleconsultores: contratar e alinhar o trabalho dos cardiologistas que atuarão no telediagnóstico e teleinterconsultas cardiológicas;

Monitorar junto ao Ministério da Saúde: monitorar o projeto junto ao MS, por meio de reuniões online, relatórios mensais de monitoramento e uma reunião presencial por ano.

Eixo - Qualificação da Assistência da Rede de Urgência e Emergência

Entrega 1 – Apoio ao diagnóstico – UPA 24h e PA - Serviço de eletrocardiografia como apoio ao diagnóstico, facilitando o acesso a serviços especializados e buscando reduzir o tempo de diagnóstico em Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Pronto Atendimento - PA.

Dentre as atividades previstas nesta entrega destacam-se:

Atividade 1.1 Definir e pactuar junto as UPAs 24h e PAs - Após a seleção das 735 instituições pelo Hcor e das 150 instituições pela BP será realizado o alinhamento com a coordenação das unidades e demais envolvidos. Isso ocorrerá por meio da definição de metas, entregas e cronograma.

Atividade 1.2 – Realizar o apoio ao diagnóstico – Tele-ECG - Cardiologistas do Hcor e BP farão laudos de exames de ECG, 24h por dia e 7 dias por semana, e após triagem, os exames serão encaminhados para laudo definitivo. Sendo que 05% deles serão revisados por um cardiologista sênior para garantir qualidade. Exames com alterações clínicas relevantes, como arritmias e infartos, serão identificados e avaliados.

Atividade 1.3 - Monitorar o Parque Tecnológico – Monitorar o uso e suporte aos aparelhos de eletrocardiógrafos e notebooks adquiridos durante o triênio 21-23, disponibilizados para as instituições contempladas no projeto.

Entrega 2 - Apoio a decisão clínica - UPA 24h e PA

Atividade 2.1 – Realizar o apoio a decisão clínica – Teleinterconsulta cardiológica - Discussões de caso, por meio de apoio à decisão clínica cardiológica especializada mediante laudo sugestivo de Síndrome Coronariana Aguda (Angina Instável, IAMSST e IAMCSST) e/ou arritmias complexas,.

Atividade 2.2 – Realizar seguimento de desfecho clínico após 48h - Seguimento dos casos de Síndrome Coronariana Aguda (Angina Instável, IAMSST e IAMCSST)  e arritmias complexas, após 48h da admissão do ECG para avaliação de desfecho clínico.

Entrega 3 – Implementação e Monitoramento das Diretrizes

Atividade 3.1 – Planejar, selecionar e contemplar as UPAs 24h – Seleção de 136 UPAs 24h, por ciclo, para o monitoramento e avaliação da linha de cuidado em síndrome coronariana aguda, sepse e acidente vascular cerebral (AVC) durante período de 18 meses, sendo 12 meses de intervenção e 6 meses de encontros virtuais (monitoramento).

Atividade 3.2 - Implementar as Diretrizes e Monitorar os Indicadores – Implementação e monitoramento visando a melhoria dos processos assistenciais em Síndrome Coranariana Aguda (SCA), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Sepse Adulto.

Atividade 3.3 – Gerenciar os Fluxos e Monitorar os Indicadores (Lean) – A classificação de risco na triagem hospitalar, com base em protocolos do MS, prioriza pacientes por gravidade clínica, e não por ordem de chegada. Protocolos assistenciais orientam a equipe especialmente na abordagem da dor torácica, frequentemente associada à Síndrome Coronariana Aguda. Assim, esta atividade consiste em avaliar a classificação de risco utilizada na triagem dos pacientes nas UPAs 24h, adicionado aos ciclos de melhoria, visando a implementação dos protocolos gerenciados. A metodologia usada será o Lean Healthcare.

Marco 3.4 – Realização do Workshop de encerramento

Entrega 4 – Desenvolver estudo de avaliação de impacto

A entrega inclui um estudo de avaliação de impacto, que busca analisar as mudanças produzidas pelo projeto. Ele investiga se as iniciativas atingiram seus objetivos e fornecem informações objetivas para apoiar a tomada de decisão estratégica e potencializar as transformações desejadas.

Atividade 4.1 – Planejamento do estudo - O processo envolve a identificação das mudanças desejadas, mapeamento de objetivos, definição de elementos de mensuração, seleção de indicadores e amostragem, e finaliza com a criação de um cronograma.

Atividade 4.2 – Desenvolvimento do estudo - A coleta de dados sistemática e o monitoramento contínuo fornecem uma visão abrangente e permitem ajustes, embasando análises e decisões informadas ao longo do processo.

Atividade 4.3 – Divulgação dos resultados - A atividade compreende a divulgação dos resultados identificados por meio da avaliação de impacto realizados no âmbito do Projeto avançando o conhecimento sobre a aplicabilidade da telessaúde no âmbito do SUS, sendo estes materiais previamente aprovados pela área técnica de avaliação do MS.


Resultados

  • Adesão e utilização das soluções de telessaúde ofertadas para desenvolvimento de competências clínicas.
  • Adesão as metodologias utilizadas para desenvolvimento de competências clínicas e implementação das diretrizes assistenciais.
  • Relatório de análise de possíveis transformações sociais e/ou econômicas

  • Equipe

    • Beneficência Portuguesa de São Paulo




    • Hcor

      Liderança

      Gerente de Projetos: Patrícia Vendramim

      Coordenadora de Projetos: Camila Pereira Pinto Toth

      Coordenadora Médica: Camila Rocon de Lima


      Equipe

      Andreia da Silva Ribeiro;

      Adriana Ferreira Espindola Araujo;

      Ariana Ferreira de Melo;

      Ana Julia Bezerra Santos Silva

      Ariane Salles Prado;

      Breno Muriel Moura Freitas do Nascimento;

      Carolina Dos Santos Gasparino Padilha;

      Claudia Alves de Assis;

      Fernanda Rodrigues Lima;

      Fernanda Sampaio;

      Heloísa Sedano Carneiro;

      Jessica Cristina Duarte da Silva;

      Milena Louise Martins de Freitas;

      Nivea Silva do Nascimento;

      Vinicius Lucas da Cruz.

       


      Colaboração

      Américo Bez Junior

      Cintia Cristina Da Silva

      Kelly Anne Freitas Soares

      Micheline César de Araujo Ariette

      Ricardo Mendes dos Santos

      William Campo Meschial

       

       


      Área Técnica

    Indicadores

    662615
    Quantidade de atendimentos
    planejados
    662229
    Quantidade de atendimentos
    realizados

    Abrangência

    • Alagoas

      • Maceió

        upa tipo 3 nova 24 horas
    • Bahia

      • Araci

        upa de araci
      • Feira de Santana

        upa 24 hs elizabete dias marques
        upa da mangabeira jairo de jesus santos
      • Itaberaba

        upa dr nelson ribeiro de alencar
      • Prado

        upa 24 horas prado
      • Rio Real

        upa 24hs ana leopoldina dos santos
    • Ceará

      • Caucaia

        unidade de pronto atendimento da jurema
        unidade de pronto atendimento de caucaia
      • Eusébio

        unidade de pronto atendimento de eusebio
      • Fortaleza

        unidade de pronto atendimento vila velha
        unidade pronto atendimento autran nunes
        unidade pronto atendimento conjunto ceara
        unidade pronto atendimento cristo redentor
        unidade pronto atendimento itaperi
        unidade pronto atendimento jangurussu
        unidade pronto atendimento jose walter
        unidade pronto atendimento messejana
        unidade pronto atendimento praia do futuro
        upa unidade de pronto atendimento bom jardim
        upa unidade de pronto atendimento edson queiroz
      • Jijoca de Jericoacoara

        unidade de pronto atendimento upa de jericoacoara
      • Maracanaú

        upa 24 hora maracanau
      • Maranguape

        upa 24hs maranguape
      • Pacatuba

        upa i unidade de pronto atendimento
      • Sobral

        upa sobral dr hugo mendes parente
    • Espírito Santo

      • Serra

        upa serra
    • Maranhão

      • São Luís

        unidade de pronto atendimento oeste
    • Mato Grosso

      • Nova Olímpia

        unidade de pronto atendimento de olimpia
      • Várzea Grande

        upa ipase
    • Mato Grosso do Sul

      • Corumbá

        unidade de pronto atendimento dr jose abilio m de barros
      • Três Lagoas

        upa unidade de pronto atendimento 24h
    • Minas Gerais

      • Araguari

        upa araguari
      • Belo Horizonte

        unidade de pronto atendimento barreiro
        unidade de pronto atendimento centro sul
        unidade de pronto atendimento leste
        unidade de pronto atendimento norte
        unidade de pronto atendimento pampulha
      • Congonhas

        upa congonhas
      • Contagem

        unidade de pronto atendimento petrolandia upa
        upa ressaca
      • Ipatinga

        unidade de pronto atendimento venda nova
      • Juiz de Fora

        upa sao pedro
      • Mateus Leme

        mateus leme upa 24 horas tiago cardoso santos
    • Paraná

      • Apucarana

        upa unidade de pronto atendimento de apucarana pr
      • Arapongas

        upa unidade de pronto atendimento
      • Cianorte

        upa faustino bongiorno
      • Foz do Iguaçu

        unidade de pronto atendimento joao samek
      • Francisco Beltrão

        upa 24 horas
      • Guarapuava

        upa 24h batel
      • Guaíra

        unidade de pronto atendimento upa
      • Ibiporã

        unidade de pronto atendimento dr justino alves pereira
      • Maringá

        unidade de pronto atendimento upa zona sul
      • Pato Branco

        upa 24 horas maria italia freddo
      • Pinhais

        unidade de pronto atendimento 24 horas
      • Piraquara

        upa 24 hrs armando neme filho
      • São José dos Pinhais

        upa afonso pena
    • Paraíba

      • Ingá

        unidade de pronto atendimento maria das merces lira da silva
      • João Pessoa

        unidade de pronto atendimento celio pires de sa
        upa augusto almeida filho - cruz das armas
        upa dr. luiz lindbergh farias - bancários
        upa oceania
      • Monteiro

        upa joaquina pires barbosa henrique
      • Piancó

        upa unidade de pronto atendimento 24 horas
      • Santarém

        unidade de pronto atendimento upa 24 horas
      • Sousa

        upa mauro abrantes sobrinho
    • Pará

      • Abaetetuba

        upa porte ii dr manoel antonio ferreira
      • Altamira

        upa 24 de altamira
      • Ananindeua

        unidade de pronto atendimento upa ii
        unidade de pronto atendimento upa iii
        upa dr nonato sanova
        upa mariguela
      • Barcarena

        upa 24 hs barcarena
      • Belém

        upa dagua i
        upa daico
      • Benevides

        upa benevides
      • Cametá

        upa 24h dr haroldo martins
      • Capanema

        unidade de pronto atendimento manoel maria serrao valente
      • Marituba

        upa eladio soares
      • Novo Repartimento

        upa 24h joao francisco bozi
      • Paragominas

        upa paragominas solange maria do nascimento melo
      • São Félix do Xingu

        upa 24h xingu
      • Tomé-Açu

        upa unidade de pronto atendimento
      • Tucuruí

        upa 24hs tucurui erostacio correa filocreao ioio
      • Viseu

        unidade de pronto atendimento de viseu upa
    • Pernambuco

      • Caruaru

        upa boa vista dr amorim
        upa caruaru
      • Jaboatão dos Guararapes

        upa eduardo campos
        upa engenho velho
      • Paulista

        upa paulista
      • Recife

        upa caxanga
        upa ibura
        upa imbiribeira
        upa nova descoberta
    • Piauí

      • Floriano

        upa 24 horas dr adelmar pereira da silva
    • Rio Grande do Norte

      • Natal

        upa 24hs cidade satelite
    • Rio Grande do Sul

      • Camaquã

        upa 24h mario nunes lacerda
      • Gravataí

        upa abilio alves dos santos
        upa dr moises eli magrisso
      • Santa Cruz do Sul

        upa 24 horas santa cruz do sul
      • Vacaria

        upa 24 horas vacaria
    • Rio de Janeiro

      • Rio de Janeiro

        sms coord de emergencia regional cer barra ap 40
        sms upa 24 h joao xxiii ap 53
        sms upa 24 h paciencia ap 53
        sms upa 24 h sepetiba ap 53
        sms upa 24h cidade de deus ap 40
        sms upa 24h complexo do alemao ap 31
        sms upa 24h costa barros ap 33
        sms upa 24h madureira ap 33
        sms upa 24h manguinhos ap 31
        sms upa 24h rocha miranda ap 33
        sms upa 24h rocinha ap 21
        sms upa 24h senador camara ap 51
        sms upa 24h vila kennedy ap 51
    • Rondônia

      • Porto Velho

        upa jacy parana
    • Santa Catarina

      • Bombinhas

        upa bombinhas
      • Chapecó

        upa chapecó
      • Criciúma

        upa da prospera dr antonio carlos althoff
        upa do rio maina jose marcomin
      • Florianópolis

        unidade de pronto atendimento upa continente
      • Herval d`Oeste

        unidade de pronto atendimento remi a mascarello
      • Palhoça

        unidade de pronto atendimento upa centro 24h
        unidade de pronto atendimento upa sul 24h
      • São José

        pronto atendimento 24h forquilhinha
      • São Lourenço do Oeste

        upa unidade de pronto atendimento
    • São Paulo

      • Araraquara

        upa selmi dei nefalia de oliveira lauar
      • Assis

        upa ruy silva
      • Atibaia

        upa porte ii 24hs jd cerejeiras atibaia
      • Bauru

        upa bela vista
        upa geisel
        upa ipiranga
      • Franco da Rocha

        upa dr clesio rodrigues moreira
      • Garça

        upa 24 hs unidade de pronto atendimento dr mario nunes miran
      • Itapeva

        unidade de pronto atendimento upa porte 1
      • Jundiaí

        upa ii jundiai
      • Mauá

        upa magini centro
      • Piracicaba

        upa piracicamirim dr fortunato losso neto piracicaba
        upa vila sonia nestor longatto piracicaba
      • Praia Grande

        upa unidade de pronto atendimento dr charles antunes bechar
      • Ribeirão Preto

        upa dr luis atilio losi viana ribeirao preto
      • Santos

        unidade de pronto atendimento da zona leste upa zl
        upa central santos
      • Sumaré

        unidade de pronto atendimento macarenko upa 24h
      • São Paulo

        unidade de pronto atendimento campo limpo dr fernando pro
        upa 26 de agosto - itaquera
        upa ermelino matarazzo
        upa jacana
        upa julio tupy
        upa tito lopes
        upa vila santa catarina
      • Tupã

        unidade de pronto atendimento upa tupa
    • Tocantins

      • Araguaína

        upa anatolio dias carneiro

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