Resumo

A gestão na área da saúde é um campo complexo e com inúmeros desafios relacionados ao aumento crescente dos custos nas últimas décadas. Esse aumento nos custos da saúde tem inúmeras causas, destacando-se o aumento da carga de doenças não comunicáveis, a persistência das doenças transmissíveis e o envelhecimento populacional. Soma-se a isso as bem documentadas ineficiências e desperdícios que permeiam o cotidiano da gestão do setor. Na saúde pública essa complexidade é ainda mais desafiadora, devido à magnitude do Sistema Único de Saúde (SUS) e à pluralidade das estruturas organizacionais, financiamento e processos técnico-políticos. 

Esse contexto exige lideranças cada vez mais qualificadas, com múltiplas competências e foco na eficiência e sustentabilidade do sistema, mas esse processo de qualificação ainda representa uma lacuna importante no nosso sistema de saúde. Voltado para profissionais que já atuam em cargos de gestão em saúde pública, o MBA Executivo em Liderança e Gestão Pública em Saúde, desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, apresenta-se como uma proposta robusta e inovadora para preencher essa lacuna de formação dos gestores em saúde no Brasil. 

Com formato inédito no país, o programa é pautado no desenvolvimento de competências com foco na geração de cuidado de alto valor, organização de processos, liderança de equipes, tomada de decisões baseadas em  evidências, e melhoria contínua da qualidade e eficiência dos serviços.

 


Introdução

O MBA em Liderança e Gestão Pública na Saúde foi desenvolvido para formar um novo perfil de líderes do setor de saúde no Brasil, guiados pela excelência e conduta ética.  O maior objetivo do curso é a transformação da prática dos alunos e consequentemente a realidade do seu contexto de gestão, seja ele municipal, estadual ou em nível federal.

A estrutura curricular será pautada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e produtivas, que estimulam a autonomia intelectual do aluno e a construção de um aprendizado significativo. 

Foram selecionados 66 alunos cuja atuação está distribuída entre funções nas Secretarias Municipais e estaduais de todos os estados da federação e Distrito federal, além de vagas destinadas a representantes das secretarias estratégicas do Ministério da Saúde. Essa pluralidade de vivências e formação profissional sem dúvida trará ao aluno a troca de ricas experiências, para além das aulas com especialistas do setor. Ao longo do curso, planeja-se desenvolver competências fundamentais para o gestor moderno, como a capacidade de trabalho colaborativo e em equipe interdisciplinar, capacidade de negociação, desenvolvimento de pensamento crítico e liderança em ambientes complexos.  

 


Métodos

O curso de MBA em Liderança e Gestão Pública na Saúde será realizado durante o triênio de 2021 a 2023, com carga horária total de 620 horas, de forma híbrida, ou seja, as aulas acontecerão de forma presencial e online. 

Com uma estrutura curricular robusta e espelhada nos cursos internacionais, o programa possui cinco pilares fundamentais:  

  • Liderança e humanização;  
  • Competências e ferramentas da gestão pública; 
  • Políticas públicas; 
  • Inovação e saúde digital; 
  • Economia da Saúde. 
  • Ao final do curso, os alunos desenvolverão em grupo, um projeto aplicado, que pode intervir no contexto real do ambiente da saúde. O processo será feito em etapas ao longo do curso e possibilitará o aperfeiçoamento de habilidades de seleção e análise de problemas concretos, além de desenvolver o pensamento estratégico e capacidade de formulação de técnicas de intervenção para enfrentar possíveis adversidades.


    Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança

      .


      Equipe

      .


      Colaboração

      .


      Área Técnica

      .


    Indicadores

    60
    Profissionais
    capacitados

    Conheça outros Projetos_