Resumo

O projeto Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CD&IA) visa capacitar profissionais em Ciências de Dados e Inteligência Artificial, para que ao analisar os dados disponíveis da saúde possam melhorar a gestão, qualificar e agilizar a tomada de decisão, melhorar a qualidade do atendimento, reduzir custos e aumentar a eficiência em saúde.

Os alunos são profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde (MS), vigilâncias sanitárias e Secretarias de Saúde estaduais e municipais, CONASS e CONASEMS.

O CD&IA está em conformidade com os objetivos do Plano Plurianual 2020-2023 do Ministério da Saúde, focando na promoção do conhecimento científico e na melhoria da gestão do SUS, que tem como prerrogativas garantir acesso equitativo e de qualidade aos serviços de saúde. Além disso, está alinhado com ao Plano Estratégico da ANVISA 2024-2027, em seu “Objetivo Estratégico 6. Promover o uso intensivo de dados” com qualidade.


Introdução

Tecnologias como a Ciência de Dados (CD) e a Inteligência Artificial (IA) revolucionam a maneira como as instituições são gerenciadas, contribuindo diretamente para a realização de atividades de controle e de tomada de decisão. Por meio destas ferramentas, é possível chegar a diferentes soluções na área da saúde, como a otimização da gestão, qualificação e agilidade das entregas, melhoria da qualidade do atendimento, diagnóstico e tratamento do paciente, redução de custos, entre outras.

Dessa maneira, qualificar e formar especialistas do SUS em Ciências de Dados e no uso de Inteligência Artificial possibilitará otimizar processos e fluxos para a tomada de decisão, além de trazer agilidade e efetividade de ações de promoção e proteção da saúde da população brasileira. Os benefícios do uso da Ciência de Dados são inúmeros e também apoiam na análise preditiva de dados para planejar ações futuras, previsibilidade que beneficia a economia e acelera o lançamento de produtos. Em vigilância e monitoramento, profissionais capacitados podem identificar riscos antecipadamente e utilizar processamento de linguagem natural para análises mais precisas, eliminando a necessidade de revisão manual.


Métodos

A proposta do projeto é realizar a formação de 160 profissionais distribuídos em quatro turmas, com até 40 alunos em cada grupo. O curso é ministrado com aulas online síncronas e aulas presenciais, com encontros de imersão e atividades práticas, com carga horária de 360 horas.


Equipe

  • Hospital Alemão Oswaldo Cruz




Conheça outros Projetos_