Resumo

A publicação To Error Is Human: Building a Safer Health System, do Institute of Medicine (IOM), dos Estados Unidos, demonstrou, por meio de resultados de pesquisas, que cerca de cem mil pessoas morrem anualmente por falhas na assistência à saúde. Nos hospitais brasileiros, acredita-se que cerca de 67% dos danos que ocorrem poderiam ter sido evitados. Assim, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde em 2013, procura minimizar os riscos por meio de ações que buscam efetivar a segurança do paciente nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse aspecto, uma estratégia utilizada é a educação dos profissionais de saúde para que saibam como lidar com dificuldades relativas a aspectos estruturais, processuais e financeiros. Diante disso, o projeto em questão busca treinar e capacitar profissionais de todo o país por meio de simulações no Centro de Simulação Realística (CSR) do Hospital Israelita Albert Einstein.


Introdução

Serão realizadas 50 turmas no triênio, sendo 28 delas em telessimulação —  10 concluídas em 2021 e 18 previstas para 2022 — e 22 turmas presenciais, que devem ser realizadas em 2023. Os conteúdos serão oferecidos a profissionais de todo território nacional, no CSR do Einstein.

As turmas serão compostas por 40 vagas destinadas às instituições credenciadas à Rede Sentinela. Fica sob responsabilidade da área de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e/ou Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) realizar o agrupamento dos indicados para o curso e enviar para o hospital.

O curso tem duração total de 16 horas, sendo 8 horas assíncronas e 8 horas de telessimulação ou simulação presencial. No momento síncrono, os 40 participantes convocados serão subdivididos em grupos de no máximo 10 alunos para a realização das atividades com telessimulação/simulação.


Métodos

Para o desenvolvimento dos conteúdos serão utilizadas as seguintes estratégias:

Aulas teóricas: serão ministradas de forma assíncrona por profissionais do Einstein com expertise na área. As aulas são compostas pelos momentos: pré teste, teoria online, discussão de casos e vídeos de habilidades.

Simulação realística: metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade e que, por meio de cenários, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e interativo. Os treinamentos que adotam essa metodologia utilizam simuladores de realidade virtual, de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares, favorecendo treinamentos práticos. 

Neste ano, as simulações acontecem ainda por meio da modalidade de telessimulação, em que o aluno e o professor conectam-se virtualmente em uma data pré-determinada. Assim, é possível tirar dúvidas com os especialistas em tempo real, além de ampliar a troca de experiências.

Nesse aspecto, o CSR oferece treinamentos que simulam condições reais, em que um determinado procedimento ou comportamento deverá ser empregado, propiciando melhor retenção da informação. Cabe destacar que o CSR é o mais moderno e o primeiro em sua categoria na América Latina. Destaca-se pela alta tecnologia, com infraestrutura digitalizada, instrutores habilitados a capacitar outros profissionais em simulação realística e desenvolvimento e oferta de novos cursos. É o primeiro centro de Simulação acreditado pela Society for Simulation in Healthcare na América do Sul.

Literatura de apoio: indicação de artigos preparatórios que contemplam os conteúdos ofertados para figurar como material prévio e posterior ao curso.

Acesso aos conteúdos ministrados: todos os materiais utilizados durante o curso ficam disponíveis em plataforma de ambiente virtual.

 


Equipe

  • Hospital Israelita Albert Einstein

    Liderança

    Joyce Kelly Barreto Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Roberta Gonçalves Marques - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP


    Equipe

    Mariana Santos Alecrim Molina - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Dourival Sabino Gomes Filho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Midia Martinez Matias - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Elisabeth Cristina Araujo - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Olivia Cristiane Nascimento Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Keila Regina Alexandre E Alves - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Luana Andrade Nunes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Monica Alvarenga Amaral - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

    Isabella Muniz de Oliveira Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP


    Colaboração

    Área Técnica

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


Indicadores

1606
Profissionais
capacitados

Conheça outros Projetos_