Resumo

A publicação To Error Is Human: Building a Safer Health System, do Institute of Medicine (IOM), dos Estados Unidos, demonstrou, por meio de resultados de pesquisas, que cerca de cem mil pessoas morrem anualmente por falhas na assistência à saúde. Nos hospitais brasileiros, acredita-se que cerca de 67% dos danos que ocorrem poderiam ter sido evitados. Assim, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde em 2013, procura minimizar os riscos por meio de ações que buscam efetivar a segurança do paciente nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse aspecto, uma estratégia utilizada é a educação dos profissionais de saúde para que saibam como lidar com dificuldades relativas a aspectos estruturais, processuais e financeiros. Diante disso, o projeto em questão busca treinar e capacitar profissionais de todo o país por meio de simulações no Centro de Simulação Realística (CSR) do Hospital Israelita Albert Einstein.


Introdução

Serão realizadas 50 turmas no triênio, sendo 28 delas em telessimulação —  10 concluídas em 2021 e 18 previstas para 2022 — e 22 turmas presenciais, que devem ser realizadas em 2023. Os conteúdos serão oferecidos a profissionais de todo território nacional, no CSR do Einstein.

As turmas serão compostas por 40 vagas destinadas às instituições credenciadas à Rede Sentinela. Fica sob responsabilidade da área de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e/ou Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) realizar o agrupamento dos indicados para o curso e enviar para o hospital.

O curso tem duração total de 16 horas, sendo 8 horas assíncronas e 8 horas de telessimulação ou simulação presencial. No momento síncrono, os 40 participantes convocados serão subdivididos em grupos de no máximo 10 alunos para a realização das atividades com telessimulação/simulação.


Métodos

Para o desenvolvimento dos conteúdos serão utilizadas as seguintes estratégias:

Aulas teóricas: serão ministradas de forma assíncrona por profissionais do Einstein com expertise na área. As aulas são compostas pelos momentos: pré teste, teoria online, discussão de casos e vídeos de habilidades.

Simulação realística: metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade e que, por meio de cenários, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e interativo. Os treinamentos que adotam essa metodologia utilizam simuladores de realidade virtual, de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares, favorecendo treinamentos práticos. 

Neste ano, as simulações acontecem ainda por meio da modalidade de telessimulação, em que o aluno e o professor conectam-se virtualmente em uma data pré-determinada. Assim, é possível tirar dúvidas com os especialistas em tempo real, além de ampliar a troca de experiências.

Nesse aspecto, o CSR oferece treinamentos que simulam condições reais, em que um determinado procedimento ou comportamento deverá ser empregado, propiciando melhor retenção da informação. Cabe destacar que o CSR é o mais moderno e o primeiro em sua categoria na América Latina. Destaca-se pela alta tecnologia, com infraestrutura digitalizada, instrutores habilitados a capacitar outros profissionais em simulação realística e desenvolvimento e oferta de novos cursos. É o primeiro centro de Simulação acreditado pela Society for Simulation in Healthcare na América do Sul.

Literatura de apoio: indicação de artigos preparatórios que contemplam os conteúdos ofertados para figurar como material prévio e posterior ao curso.

Acesso aos conteúdos ministrados: todos os materiais utilizados durante o curso ficam disponíveis em plataforma de ambiente virtual.

 


Resultados

.


Equipe

  • Hospital Israelita Albert Einstein

    Liderança
     Joyce Kelly Barreto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin  Maitê Augusta Correa Costa Rossetto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
    Equipe

     

    Priscilla Cerullo Hashimoto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Midia Martinez Matias - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Veronica Borsaro Rosa - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Elisabeth Cristina Araujo, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Olivia Cristiane Nascimento Silva, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Gabriel Aguiar de Lima, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Tatiane Evangelista Oliveira, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Keila Regina Alexandre E Alves, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Isabella Muniz de Oliveira Santos, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP


    Colaboração
    Beatriz Bonadio Aoki - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Fernanda Pahim Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Dourival Sabino Gomes Filho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Renato Tanjoni - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Kauê Kamia de Menezes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
    Área Técnica

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


Conheça outros Projetos_