Resumo

O projeto tem como objetivo qualificar médicos e enfermeiros atuantes nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS em temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências do adulto, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas e condutas estabelecidas, proporcionando, também, a formação de multiplicadores ao longo do período.

Para tanto, o projeto está dividido em 2 momentos:

 

  • Capacitação dos profissionais: aulas focadas no atendimento de urgência e emergência do adulto, proporcionando aos profissionais participantes a ampliação e atualização dos seus conhecimentos para atuação segura e qualificada nos atendimentos aos usuários do SUS.
  • Capacitação de Multiplicadores: focado na aplicação da metodologia de simulação realística como recurso para elaboração de atividades de educação continuada nos serviços de urgência e emergência, possibilitando ao profissional capacitado que multiplique os conhecimentos adquiridos.
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    As estratégias a serem implementadas serão:

     

  • Aulas teóricas: sobre atendimento em parada cardiorrespiratória, choque, acidente vascular cerebral e síndrome coronariana aguda.
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  • Prática monitorada:
  • Desfibrilador;
  • Técnicas de intubação oro traqueal e via aérea difícil;
  • Manobras iniciais de RCP;
  • Arritmias;
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  • Cenários: Cases baseados na vida real, seguidos da sessão de Todos os cenários terão um check-list com os objetivos específicos a serem alcançados, considerando também os aspectos atitudinais do trabalho em equipe, tomada de decisão e liderança.
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  • Choque;
  • Arritmias;
  • Emergência Cardiológica;
  • Emergência Neurológica;
  • Emergência Respiratória;
  • Gerenciamento de conflito;
  • Síndrome coronariana aguda.
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  • Capacitação de Multiplicadores: Capacitar os profissionais no método da simulação realística como estratégia de treinamento, de modo a esclarecer aos profissionais a diferença entre estação/prática monitorada e cenários técnicos/comportamentais, com enfoque nos temas:
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  • Histórico e conceitos de simulação. Estrutura física, ambientação e recurso de materiais na simulação. (contexto geral)
  • Conteúdo Prévio e estação/prática monitorada
  • Cenário Técnico
  • Cenário Comportamental
  • Debriefing
  • Prática monitorada A: Elaboração de cenário técnico.
  • Prática monitorada B: Elaboração de cenário comportamental
  • Cenário A: Elaboração de cenário técnico
  • Cenário B: Elaboração de cenário comportamental
  • Como resultado, espera-se profissionais melhor preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes usuários do SUS.


    Introdução

    O programa do curso foi desenvolvido com o método de simulação pela equipe do Centro de Simulação Realística e será executado no período de 1º de maio de 2018 a 31 de dezembro 2020.

    Neste curso, iremos qualificar médicos e enfermeiros abordando temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências do adulto nos serviços primários e secundários de saúde. Serão utilizados casos clínicos que promoverão as discussões embasadas nos protocolos vigentes, promovendo atualização da abordagem diagnóstica e intervenções terapêuticas. Como consequência dessa iniciativa terão profissionais qualificados para prestar assistência aos pacientes usuários da Rede de Atenção às Urgências com maior qualidade.

    Este projeto está alinhado ao Plano Nacional de Saúde vigente 2016-2019, conforme mencionado na Portaria 3.362, Seção I , “Art. 17 – Os projetos de apoio deverão ser classificados em, pelo menos, um dos objetivos do Plano Nacional de Saúde e em uma das seguintes áreas de atuação, destacando-se a relevância e o potencial de contribuição do projeto para a governança do SUS” .


    Métodos

    A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade e que por meio de cenários replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade. O Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE) oferece treinamentos que simulam condições reais no qual um determinado procedimento ou comportamento deverão ser empregados, propiciando melhor retenção da informação.

    O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de realidade virtual, simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares favorecendo treinamentos práticos (handson).

    O CSR possui ambientes reversíveis e adaptáveis a cada situação proposta, salas de feedback (debriefing),  salas de controle e comando central. Conta com uma estrutura de alta complexidade que favorece a captação e a organização das imagens e do som, em tempo real, permitindo que os vários ambientes e cenários do CSR sejam monitorados. 

    Além da utilização da metodologia da Simulação Realística, será utilizado como estratégias de ensino aulas teóricas e o momento ao final do curso onde os participantes tem a chance de sanar as dúvidas referentes aos temas abordados junto de um profissional especialista.

    No folder de divulgação do treinamento iremos disponibilizar um link contendo diretrizes clínicas das melhores evidências científicas no atendimento ao adulto em situações de urgências e emergências, com isso há a possibilidade de disponibilizar o conteúdo para um maior número de profissionais.

    Na simulação realística, as estações práticas para o treino de habilidades e os cenários que replicam casos da vida real desses profissionais, seguido de discussões com o instrutor especialista no tema.

     


    Resultados

    Ao oferecer a qualificação dos profissionais no âmbito das Urgências e Emergências do adulto iremos monitorar:

  • Taxa de aquisição de conhecimento: média entre o pré e pós –teste realizada pelo profissional. O resultado é expresso em porcentagem. Espera-se que esta média seja acima de 15% e presença em 100% do curso para emissão de certificado.
  • Taxa de aproveitamento de vagas: é o resultado de aproveitamento das vagas, levando em consideração a quantidade de inscritos e a quantidade de presentes. É desejável que este valor seja acima de 90% de vagas ocupadas.
  • Avaliação de reação do curso: questionário preenchido pelo participante para avaliar a qualidade do curso. A meta será obtermos 90% de bom/ excelente no ítem geral do treinamento.

  • Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança
      Joyce K. S. Barreto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Rafael Rafaini Lloret - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
      Equipe

      Priscilla Cerullo Hashimoto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Midia Martinez Matias - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Veronica Borsaro Rosa - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Elisabeth Cristina Araujo, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Olivia Cristiane Nascimento Silva, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Gabriel Aguiar de Lima, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Tatiane Evangelista Oliveira, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Keila Regina Alexandre E Alves, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Isabella Muniz de Oliveira Santos, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP


      Colaboração
      Beatriz Bonadio Aoki - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP Fernanda Pahim Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Dourival Sabino Gomes Filho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Renato Tanjoni - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin Kauê Kamia de Menezes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
      Área Técnica

      Secretaria de Atenção à Saúde (SAS)

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