Resumo

Os serviços de urgência e emergência no país exigem cada vez mais profissionais aptos para trabalhar em equipe, preparados para atender uma infinidade de condições clínicas e capazes de dar diagnósticos precisos e tratamentos adequados com agilidade.

Sendo assim, o projeto Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Urgências e Emergências com Simulação Realística foi criado para capacitar profissionais de saúde do SUS, no âmbito do atendimento de urgências e emergências adulto e pediátrica, utilizando a simulação realística.

Entre os anos de 2018 e 2020, no total, foram capacitadas 95 turmas. Foram treinados mais de 3 mil profissionais do SUS, sendo 2.108 no curso de adultos e 1.680 no de pediatria.

Na média realizada para avaliação do curso, 95% dos participantes consideraram o treinamento como “excelente/bom”, principalmente no que se refere à questão da dinâmica que a metodologia da simulação proporciona aos participantes. 

Desta forma, a continuidade do treinamento elevará o conhecimento dos profissionais, podendo oferecer, de forma indireta, melhoria na qualidade da assistência e segurança no atendimento.

 


Introdução

O objetivo é capacitar profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do SUS no aprimoramento das atividades de assistência a crianças e adultos em situações de urgência e emergência, considerando profissionais atuantes no SAMU, professores dos centros de simulação realística de hospitais universitários, UPAs 24 horas e hospitais federais e universitários. O foco do projeto é qualificar a equipe para garantir a segurança do paciente, a partir das melhores práticas e condutas, de forma que possa atender as mais diversas condições clínicas, dar diagnósticos precisos e tratamento adequado. 

As capacitações do projeto serão realizadas em duas etapas, com formação online e presencial. O profissional realizará o conteúdo online como pré-requisito para participação presencial. O certificado será emitido mediante o cumprimento total da carga horária (16h) em cada curso.

Objetivos relacionados à urgência e emergência pediátrica:

  • Abordar os temas mais recorrentes nos serviços de emergência pediátrica, como infecções respiratórias, arritmias, choque séptico, parada cardiorrespiratória, entre outros;
  • Aprimorar conhecimento em técnica e indicação dos principais procedimentos emergenciais em pediatria;
  • Preparar e atualizar os participantes a realizarem o diagnóstico e abordagem dos principais temas de emergências clínicas;
  • Empregar os conhecimentos adquiridos na prática diária.
  • Objetivos relacionados à urgência e emergência adulto:

  • Abordar os temas mais recorrentes nos serviços de emergência, como síndromes coronarianas agudas, sepse, acidente vascular cerebral, entre outros;
  • Atualizar os participantes a realizarem o diagnóstico e abordagem dos principais temas de emergências clínicas.
  • Objetivos do Plano Nacional de Saúde vinculados ao projeto:

  • Objetivo 07: promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, análises de situação de saúde, inovação em saúde e a expansão da produção nacional de tecnologias estratégicas para o SUS;
  • Objetivo 10: promover, para as necessidades do SUS, a formação, a educação permanente, a qualificação, a valorização dos trabalhadores, a desprecarização e a democratização das relações de trabalho.
  • Políticas públicas vinculadas:

  • Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS):
  • VI - apoio à formação e à educação permanente em promoção da saúde para ampliar o compromisso e a capacidade crítica e reflexiva dos gestores e trabalhadores de saúde, bem como o incentivo ao aperfeiçoamento de habilidades individuais e coletivas, para fortalecer o desenvolvimento humano sustentável;
  • VIII - promover processos de educação, formação profissional e capacitação específicas em promoção da saúde, de acordo com os princípios e valores da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), para trabalhadores, gestores e cidadãos;
  • Os resultados e impactos do projeto de qualificação para o SUS poderão ser observados com a melhora da prática clínica em situações de urgências e emergências e a redução da mortalidade.

     


    Métodos

    O projeto está dividido em dois momentos:

  • Capacitação dos profissionais: aulas focadas no atendimento de urgências e emergências, proporcionando aos profissionais participantes a ampliação e atualização dos seus conhecimentos no escopo de atendimento adulto e pediátrico. Cada programa conta com a carga horária de 16 horas, sendo 8 horas de encontro assíncrono, com vídeo-aulas e demonstração de habilidades, e 8 horas de interações práticas presenciais, com cenários de simulação realística e interação com especialistas para discussão de casos e raciocínio clínico. Serão executadas duas temáticas de turma distintas: uma urgência e emergência adulta e outra pediátrica.
  • Capacitação de multiplicadores: focado em aplicar a metodologia de simulação realística para elaborar atividades de educação continuada nos serviços de urgência e emergência. A técnica possibilita que o profissional multiplique os conhecimentos adquiridos. Compreende a carga horária de 16 horas presenciais, com interações de cenários de simulação realística.
  • Durante o triênio, serão realizadas 106 turmas: 48 do projeto de urgências e emergências pediátricas, 48 do projeto de urgências e emergências em adultos e 5 turmas de multiplicadores para cada projeto. Serão oferecidas 40 vagas por turma.

     

     


    Resultados

    Ao oferecer a qualificação dos profissionais no âmbito das Urgências e Emergências do adulto iremos monitorar:

  • Taxa de aquisição de conhecimento: média entre o pré e pós –teste realizada pelo profissional. O resultado é expresso em porcentagem. Espera-se que esta média seja acima de 15% e presença em 100% do curso para emissão de certificado.
  • Taxa de aproveitamento de vagas: é o resultado de aproveitamento das vagas, levando em consideração a quantidade de inscritos e a quantidade de presentes. É desejável que este valor seja acima de 90% de vagas ocupadas.
  • Avaliação de reação do curso: questionário preenchido pelo participante para avaliar a qualidade do curso. A meta será obtermos 90% de bom/ excelente no ítem geral do treinamento.

  • Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança

      Joyce Kelly Barreto Silva - Hospital Israelita Albert Einstein

      Thomaz Bittencourt Couto - Hospital Israelita Albert Einstein

      Rafael Rafaini - Hospital Israelita Albert Einstein


      Equipe

      Mariana Santos Alecrim Molina - Hospital Israelita Albert Einstein

      Dourival Sabino Gomes Filho - Hospital Israelita Albert Einstein

      Midia Martinez Matias - Hospital Israelita Albert Einstein

      Elisabeth Cristina Araujo - Hospital Israelita Albert Einstein

      Olivia Cristiane Nascimento Silva - Hospital Israelita Albert Einstein

      Keila Regina Alexandre E Alves - Hospital Israelita Albert Einstein

      Luana Andrade Nunes - Hospital Israelita Albert Einstein

      Monica Alvarenga Amaral - Hospital Israelita Albert Einstein

      Isabella Muniz de Oliveira Santos - Hospital Israelita Albert Einstein


      Colaboração

      Área Técnica

      SAES - Departamento de Atenção Hospitalar e Domicílio de Urgência - DAHU


    Indicadores

    3959
    Profissionais
    capacitados

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