Resumo

Diante da escassez de recurso, alta taxa de letalidade por sepse e a superlotação dos leitos na rede pública de saúde, consideramos a necessidade de implementação de boas práticas, adequação de processos assistenciais e fortalecimento da gestão. Portanto, este pretende com sua continuidade utilizar todo o conhecimento e expertise acumulados ao longo desses anos, para ampliar suas ações em instituições públicas pelo país, corroborando para o desenvolvimento da gestão, melhoria de desfechos clínicos, qualificação profissional, otimização dos recursos e capacidade de atendimento oferecendo melhor qualidade aos serviços de saúde.

 

 


Introdução

O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O enfoque está na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo, consequentemente, para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor.

Dentre os impactos para o SUS destacam-se construções e ou aperfeiçoamento prático em:

Gestão de Indicadores de Processos e Resultados;

Reestruturação do Núcleo de Educação Permanente;

Capacitações nas modalidades a distância no ambiente virtual de aprendizagem (EAD): Curso de Diagnóstico e Elaboração de Plano de Incorporação de Equipamentos Médicos, Sepse e Choque Séptico, Parada Cardiorrespiratória (game);

Capacitações dos serviços em plataforma remota nos temas: FAHOSP, Qualidade e Segurança do Paciente, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Responsabilização, Auditoria Interna, Ferramentas da Qualidade, Gestão por Indicadores, NIR e KANBAN;

Implantação do NIR conforme diretrizes do Manual do Ministério da Saúde;

Implantação e ou Reestruturação do setor de Engenharia Clínica;

Gestão da cadeia medicamentosa;

Núcleo de Segurança do Paciente;

Gerenciamento de Risco de acordo com a taxonomia da Organização Mundial de Saúde (OMS);

Protocolos e rotinas assistenciais padronizados;

Implantação ou reestruturação do sistema de classificação de riscos institucional;

Implantação ou reestruturação do protocolo de sepse; 

Implantação ou reestruturação do protocolo de deterioração clínica.

 


Métodos

Seleção Ciclo 1- Foco Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico

Resultados: 18 hospitais localizados em Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Belo Horizonte e Montes Claros; Espírito Santo – Vila Velha, Vitória e Serra; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.

Avaliação Diagnóstica

Módulo de Planejamento

Visitas e Videoconferências de acompanhamento

Módulo de Implantação

Visitas e Videoconferências de acompanhamento

Módulo de Monitoramento

Visitas e Videoconferências de acompanhamento 

Avaliação Final

Convite de Expansão Ciclo 2- Pronto Socorro Adulto de Porta Aberta

Resultados: 11 hospitais localizados em Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Montes Claros; Espírito Santo – Vila Velha, Vitória; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.

Avaliação Pronto Socorro

Módulo de Planejamento

Visitas e Videoconferências de acompanhamento

Módulo de Implantação

Visitas e Videoconferências de acompanhamento

Módulo de Monitoramento

Visitas e Videoconferências de acompanhamento 

Avaliação Final


Resultados

  • 4.664 profissionais capacitados - 95% satisfação;
  • 566 pacientes desospitalizados - Fortalecimento NIR e articulação Programa Melhor em Casa;
  • 17 estudos de Farmacoeconomia com valor estimado de otimização de recursos de R$ 2.530.600,00 (dois milhões, quinhentos e trinta mil e seiscentos reais) sendo 33% dos estudos em Farmácia Clínica (otimização de R$ 402. 072,59), 33% em controle de estoque (otimização de R$ 1.470.176,29) e 9% em controle do uso racional de antimicrobianos (otimização de R$ 658.426,43) 
  •  

    Ciclo 1 - 18 meses

  • 18 serviços distribuídos em 04 estados da federação - Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba;
  • Média de evolução dos serviços participantes: 43% de melhorias nas áreas focais trabalhadas (centro cirúrgico, UTI, enfermaria, farmácia, engenharia clínica);
  • 3.470 profissionais participantes nas videoconferências;
  • 439 participantes em eventos;
  • 202 visitas multidisciplinares;
  • 360 desospitalizações pelo Programa Melhor em Casa;
  • Apoio para a efetivação do Programa Melhor em Casa no estado do Espírito Santo;
  • 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente - Portaria, Regimento, Plano, 06 Metas de Segurança do Paciente;
  • 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Gerenciamento de Risco- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos;
  • 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo Interno de Regulação- Portaria, Organograma, Regimento, Fluxo de Admissão e Alta, Articulação com Programa Melhor em Casa;
  • 84% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Educação Permanente- Portaria, Regimento, Cronograma;
  • 75% dos serviços com implantação e ou reestruturação da Farmácia Clínica na UTI- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos.
  •  

     Ciclo 2- 12 meses

  • 11 serviços distribuídos em 04 estados da federação - Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraíba;
  • Média de evolução dos serviços participantes: 23% de melhorias na área foco trabalhada (pronto socorro porta aberta) e ampliação das melhorias do ciclo 1;
  • 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente - Portaria, Regimento, Plano, 06 Metas de Segurança do Paciente;
  • 100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Gerenciamento de Risco- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos;
  • 72,7% de taxa de implantação dos documentos normativos e organizacionais do Núclo Interno de Regulação;
  • 82% dos processos implantados Núcleo de Educação Permanente- Programa de Integração, Indicadores de Treinamento, Levantamento das necessidades de treinamento (LNT), cronograma anual de treinamento;
  • 91% dos serviços com controle de antimicrobianos com foco no Protocolo de Sepse,
  • 82% implantação da cadeia medicamentosa;
  • 100% de reestruturação do controle de estoque e dispensação de medicamentos de urgência no Pronto Socorro;55% de implantação do plano do parque tecnológico.
  • 90% dos serviços com execução de manutenções preventivas e processos gestão de equipamentos implantados.

  • Equipe

    • Hospital Alemão Oswaldo Cruz

      Liderança

      Ana Paula Neves Marques de Pinho - Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswald Cruz Nídia Cristina Souza - Gerente de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz Carolinne Ferreira Abrahão - Coordenador de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz

       


      Equipe
      Ana Lucia Aquesta - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Andrea Francisco - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Sâo Paulo, SP Carolinne Ferreira Abrahão - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Cibele Cristina Lustre Paronetto - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Isabelle Lauria Viel - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Lais Marques Coelho e Silva - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Marcilene Jose da Silva - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Mariana de Sousa Lima - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP  Patricia Santesso Laurino - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP  Ricardo Mendes de Matos - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP  Ricardo Reis Osoegawa - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Sara Regina A. Santos - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP  Tatiana da Silva Francelino - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP Tatiane Cifuentes - Hospital Alemão Oswaldo Cruz. São Paulo, SP
      Colaboração

       

       


      Área Técnica

      Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar - CGAHD/MS

      Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência  - DAHU/MS

      Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - SAES/MS


    Indicadores

    9481
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão
    4809
    Profissionais
    capacitados

    Instituições

    • Vila Velha

      hospital antonio bezerra de farias
    • Belo Horizonte

      hospital joao xxiii
    • Montes Claros

      hospital aroldo tourinho
      hospital dilson godinho
      hospital universitario clemente de faria
      hospital das clinicas doutor mario ribeiro da silveira
    • João Pessoa

      complexo hospitalar de mangabeira gov tarcisio burity
      hospital universitario lauro wanderley
      hospital edson ramalho
      hospital municipal santa isabel
    • Salvador

      hospital santa isabel
    • Vitória

      hospital estadual de urgencia e emergencia
      hospital santa casa de vitoria
    • Serra

      hospital dorio silva
    • Campina Grande

      hospital regional de emerg trauma dom luiz gonzaga fernandes
    • Campo Grande

      hospital universitario maria aparecida pedrossian
      hospital regional de mato grosso do sul
      santa casa de campo grande
    • Patos

      complexo hospitalar dep janduhy carneiro
    • Boa Vista

      hospital da crianca santo antonio
    • Capistrano

      hospital e maternidade nossa senhora de nazare

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