Diante da escassez de recurso, alta taxa de letalidade por sepse e a superlotação dos leitos na rede pública de saúde, consideramos a necessidade de implementação de boas práticas, adequação de processos assistenciais e fortalecimento da gestão. Portanto, este pretende com sua continuidade utilizar todo o conhecimento e expertise acumulados ao longo desses anos, para ampliar suas ações em instituições públicas pelo país, corroborando para o desenvolvimento da gestão, melhoria de desfechos clínicos, qualificação profissional, otimização dos recursos e capacidade de atendimento oferecendo melhor qualidade aos serviços de saúde.
O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O enfoque está na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo, consequentemente, para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor.
Dentre os impactos para o SUS destacam-se construções e ou aperfeiçoamento prático em:
Gestão de Indicadores de Processos e Resultados;
Reestruturação do Núcleo de Educação Permanente;
Capacitações nas modalidades a distância no ambiente virtual de aprendizagem (EAD): Curso de Diagnóstico e Elaboração de Plano de Incorporação de Equipamentos Médicos, Sepse e Choque Séptico, Parada Cardiorrespiratória (game);
Capacitações dos serviços em plataforma remota nos temas: FAHOSP, Qualidade e Segurança do Paciente, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Responsabilização, Auditoria Interna, Ferramentas da Qualidade, Gestão por Indicadores, NIR e KANBAN;
Implantação do NIR conforme diretrizes do Manual do Ministério da Saúde;
Implantação e ou Reestruturação do setor de Engenharia Clínica;
Gestão da cadeia medicamentosa;
Núcleo de Segurança do Paciente;
Gerenciamento de Risco de acordo com a taxonomia da Organização Mundial de Saúde (OMS);
Protocolos e rotinas assistenciais padronizados;
Implantação ou reestruturação do sistema de classificação de riscos institucional;
Implantação ou reestruturação do protocolo de sepse;
Implantação ou reestruturação do protocolo de deterioração clínica.
Seleção Ciclo 1- Foco Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico
Resultados: 18 hospitais localizados em Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Belo Horizonte e Montes Claros; Espírito Santo – Vila Velha, Vitória e Serra; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.
Avaliação Diagnóstica
Módulo de Planejamento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Implantação
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Monitoramento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Avaliação Final
Convite de Expansão Ciclo 2- Pronto Socorro Adulto de Porta Aberta
Resultados: 11 hospitais localizados em Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Montes Claros; Espírito Santo – Vila Velha, Vitória; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.
Avaliação Pronto Socorro
Módulo de Planejamento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Implantação
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Módulo de Monitoramento
Visitas e Videoconferências de acompanhamento
Avaliação Final
2021-2023
Ciclo 1 - 18 serviços distribuídos em 04 estados da federação - Espírito Santo, Mato Grosso do Su, Minas Gerais e Paraíba
Média de evolução dos serviços participantes: 43% de melhorias nas áreas focos trabalhadas (centro cirúrgico, UTI, enfermaria, farmácia, engenharia clínica)
3.805 profissionais capacitados
3.470 profissionais participantes nas videoconferências
439 participantes em eventos
202 visitas multidisciplinares
360 pacientes desospitalizados pelo Programa Melhor em Casa
Apoio para a efetivação do Programa Melhor em Casa no estado do Espírito Santo
100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente - Portaria, Regimento, Plano, 06 Metas de Segurança do Paciente
100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Gerenciamento de Risco- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos
100% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núclo Interno de Regulação- Portaria, Organograma, Regimento, Fluxo de Admissão e Alta, Articulação com Programa Melhor em Casa
84% dos serviços com implantação e ou reestruturação do Núcleo de Educação Permanente- Portaria, Regimento, Cronograma
75% dos serviços com implantação e ou reestruturação da Farmácia Clínica na UTI- Plano, Ficha de notificações, análises de eventos adversos e óbitos
Ana Paula Neves Marques de Pinho - Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswald Cruz Nídia Cristina Souza - Gerente de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz Carolinne Ferreira Abrahão - Coordenador de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar - CGAHD/MS
Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência - DAHU/MS
Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - SAES/MS