Diante da escassez de recurso, alta taxa de letalidade por sepse e a superlotação dos leitos na rede pública de saúde, consideramos a necessidade de implementação de boas práticas, adequação de processos assistenciais e fortalecimento da gestão. Portanto, este pretende com sua continuidade utilizar todo o conhecimento e expertise acumulados ao longo desses anos, para ampliar suas ações em instituições públicas pelo país, corroborando para o desenvolvimento da gestão, melhoria de desfechos clínicos, qualificação profissional, otimização dos recursos e capacidade de atendimento oferecendo melhor qualidade aos serviços de saúde.
O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O enfoque está na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo, consequentemente, para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e trabalhadores do setor.
A iniciativa apoia a instrumentalização da gestão hospitalar, utilizando ferramentas estruturadas para mensurar a evolução dos processos assistenciais e de gestão, avaliação das ações implantadas, auditorias, monitoramento de indicadores e fortalecimento da comunicação como instrumento gerencial e de participação da equipe. Dessa forma, também enfatiza a importância da aprendizagem organizacional como ambiente promotor de práticas inovadoras e de disseminação da cultura organizacional por meio de ferramentas sistematizadas e implantação de normas e políticas, bem como o fortalecimento de rotinas institucionais.
Impactos do projeto no SUS:
Para o primeiro ciclo, foram selecionados 18 hospitais localizados em: Mato Grosso do Sul – Campo Grande; Minas Gerais – Belo Horizonte e Montes Claros; Espírito Santos – Vila Velha, Vitória e Serra; Paraíba – Campina Grande, João Pessoa e Patos.
Avaliação das Instituições Hospitalares e visitas de acompanhamento:
As visitas constituem um método de monitoramento e de avaliação contínua da execução do plano de ação elaborado a partir do diagnóstico inicial. Nas individuais, os profissionais participantes desenvolvem as ações específicas de cada área. Já as multiprofissionais têm o objetivo de sensibilizar os profissionais, bem como favorecer a integração dos processos.
Aplicação de Ferramenta Diagnóstica Inicial e Final:
A aplicação é realizada pela FAHosp, sendo subdividida em três dimensões: estrutura, processo e resultado. A avaliação é realizada por equipe multiprofissional (três participantes), in loco, com duração máxima de dois dias.
Avaliação da Cultura de Segurança:
Este questionário é um instrumento de auto aplicação que será mensurado em dois momentos: na avaliação inicial da instituição, para identificação da cultura corrente e proposição de ações de melhoria; e na avaliação final, para verificação da evolução dos pontos apontados.
Capacitação em EaD e Oficinas:
As oficinas de capacitação e a Educação à Distância (EaD) são imprescindíveis para instrumentalizar os profissionais de saúde das instituições para as ações de melhorias, bem como para prepará-los para serem multiplicadores do conhecimento. As capacitações e oficinas na modalidade presencial são: sistematização da assistência de enfermagem; curso de qualidade e segurança do paciente; curso de responsabilização; curso de ferramentas da qualidade; e suporte básico de vida.
Auditoria: Projeto Custo x Efetividade:
Apoio às ações de melhoria nos processos da cadeia medicamentosa por meio do desenvolvimento da gestão de recursos, adequando-o às necessidades da instituição baseado numa distribuição mais racional de recursos disponíveis com consequente redução de custos, desperdícios e possibilitando, assim, a melhor utilização dos recursos oferecidos ao usuário.
A qualificação da assistência será realizada com:
Desde o primeiro triênio já foram impactados 56 hospitais públicos.
No último triênio (2015-2017), o projeto obteve uma evolução de 20% de conformidade dos itens em comparação ao período inicial de intervenção do projeto. Estas evoluções são evidenciadas através de documentos, rotinas ou processos implantados dos quais a equipe executora acompanha mensalmente até o cumprimento da meta proposta e acordada com as instituições. Podemos exemplificar como rotinas implantadas:
Visita multidisciplinar na UTI
Gestão por indicadores
Desenvolvimento de Planejamento Estratégico
Reestruturação dos Serviços de Enfermagem
Revisão de fluxos internos e capacitações que permitem a melhoria contínua dos serviços de saúde
Nos triênios anteriores, podemos citar:
Fortalecimento da cultura de segurança
Implantação do planejamento estratégico
Implantação do modelo assistencial
Reestruturação das comissões intra-hospitalares obrigatórias
Implantação do núcleo de segurança do paciente e gerenciamento de risco
Disseminação de informações (capacitação) com foco em segurança do paciente
Gestão e qualidade, readequação da cadeia medicamentosa com a redução de desperdício em algumas instituições hospitalares.
Outro resultado alcançado foi a construção de uma ferramenta de avaliação (FAHOSP) diagnóstica sistematizada em parceria com a CGHOSP que será utilizada no triênio 2018-2020 onde proporcionará uma visão sistêmica do serviço contribuindo com um diagnóstico inicial onde poderá ser acompanhado com ações de melhoria pela equipe do projeto, pelo ministério da saúde e CGHOSP.
Ana Paula Neves Marques de Pinho - Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswald Cruz Nídia Cristina Souza - Gerente de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz Carolinne Ferreira Abrahão - Coordenador de Projetos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar - CGAHD/MS
Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência - DAHU/MS
Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - SAES/MS