Resumo

A telemedicina compreende a oferta de serviços em saúde nos casos em que a distância é um fator crítico usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, além de educação permanente dos profissionais envolvidos, pesquisas e avaliações. Trata-se de uma tecnologia alinhada aos princípios de equidade, universalidade e igualdade, tão claros no Sistema Único de Saúde (SUS), ao promover a transferência de conhecimentos de um centro de excelência para qualquer instituição com menores recursos. Esta tecnologia amplia e qualifica a assistência com melhoria do atendimento à população em situações de urgência e emergência, especialmente em um país de dimensões continentais, como o Brasil. Isto vai também, ao encontro da resolução do Conselho Federal de Medicina, através do artigo. 7º que resolve “Tornar obrigatória a qualificação dos profissionais médicos para o trabalho em Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência, mediante o disposto no Capítulo VII, item 2, alínea B-3, da Portaria nº 2.048/GM/MS, de 5 de novembro de 2002”.  

O Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein possui mais de 10 anos de experiência de aplicação de sistema de telemedicina para a capacitação de equipes e suporte diagnóstico e terapêutico a urgências e emergências. Bem como, atualmente, oferece mais de 15 serviços diferentes de telemedicina, com mais de 100 clientes ativos e encontra-se envolvido em 5 projetos PROADI no triênio 2021-2023.

O projeto visa a implantação de sistema de telemedicina para a capacitação de médicos emergencistas no apoio ao suporte diagnóstico e terapêutico às urgências e emergências cardiológicas e neurológicas em hospitais laboratórios (HL) definidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES), respeitando os critérios de elegibilidade pré-estabelecidos, integrantes da Rede de Urgência e Emergência (RUE), em pelo menos uma macrorregião (MR) de cada SES da Região Norte, que aderir ao projeto. O serviço será prestado por meio de disponibilidade em tempo integral (24 horas por dia, 7 dias na semana) de médicos cardiologistas e neurologistas, contando, ainda, com um curso de capacitação e discussão de casos clínicos baseados nas melhores e mais atualizadas práticas em saúde. 


Introdução

Este projeto tem por finalidade aplicar os recursos da telemedicina no apoio diagnóstico e terapêutico para pacientes em situações de emergências cardiológicas e neurológicas, visando também capacitar os médicos emergencistas do SUS atuantes na região norte do Brasil e contempladas pelo projeto, por meio da transferência de conhecimentos especializados do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) para serviços que atendam pacientes do SUS com insuficiência e/ou desprovidos de cardiologistas e neurologistas, ampliando a sua capacidade de resolução. Desta forma, estima-se que este projeto possua potencial para a diminuição da morbidade, sequelas e mortalidade, diminuição do tempo para o atendimento e tratamento indicado, diminuição do tempo de permanência dos pacientes nas unidades de urgência, diminuição do número de internações e transferências desnecessárias, acarretando a possibilidade de redução de gastos. 


Métodos

O projeto realiza a implantação de pontos de Telemedicina em 30 instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza, também, a capacitação de médicos atuantes nestes, ofertando a estes um treinamento através de um curso e-learning.

O projeto também oferta o serviço de telemedicina no apoio da decisão diagnóstica e terapêutica junto aos médicos que atuam em unidades de pronto atendimento, oferecendo hardware e software necessários para a realização da teleinterconsulta, assim, em contrapartida, a  localidade  que  recebeu  o  serviço forneceu infraestrutura e conectividade necessária para a execução do projeto, bem   como teve uma atualização na capacitação de sua equipe   assistencial e teve acesso ao conteúdo educacional que foram disponibilizados juntamente com o treinamento incrementando assim a qualidade e segurança da assistência médica aprimorando o serviço de atenção à saúde.

Os temas abordados no treinamento são sobre condutas de urgência e emergência cardiológicas e neurológicas, trazendo aos profissionais as melhores práticas assistenciais, conforme temas clínicos de maior prevalência na assistência e conforme explicitado abaixo.

Temas cardiológicos abordados no treinamento:

  • Insuficiência cardíaca aguda descompensada (ICAD);
  • Síndrome Coronariana com supra;
  • Síndrome Coronariana sem supra;
  • Crises Hipertensivas;
  • Tromboembolismo Pulmonar (TEP);
  • Pericardite e Miocardite aguda.
  •  

    Temas neurológicos abordados no treinamento:

  • Acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI);
  • Acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH);
  • Transtornos Delirantes;
  • Vertigem e Tontura;
  • Crise convulsiva;
  • Acidente isquêmico transitório (AIT).
  • Para obtenção do certificado de conclusão do treinamento, faz-se necessário completar dois pré-requisitos mínimos, sendo eles: concluir o treinamento on-line e realizar ao menos 10 teleinterconsultas pelo projeto. Caso contrário, o certificado não será disponibilizado na plataforma do Ensino Einstein.


    Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança

      Carlos Henrique Sartorato Pedrotti - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn 

      Flavio Tocci Moreira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn

      Renata Albaladejo Morbeck - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn


      Equipe

      Andreza Fernanda Faes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn

      Celiza de Fatima Goularte - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn

      Marco Antonio dos Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn

      Danielle Alves de Oliveira – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP – LinkedIn

      Ana Eliza Acerbi Sarti - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Lattes - LinkedIn

      Claudia Cristine Curcio - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn

      Beatriz Fernanda Pereira de Souza - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - LinkedIn


      Colaboração

      Área Técnica

      Departamento de Saúde Digital

      Atenção a Saúde - Conselho Nacional de Secretários de Saúde


    Indicadores

    511
    Quantidade de atendimentos
    realizados

    Conheça outros Projetos_