Resumo

O projeto de Educação: Vigilância Sanitária em Foco insere-se nessa perspectiva e tem como objetivo a disponibilização de uma trilha de cursos de curta duração na modalidade de ensino a distância (EaD), a serem elaborados por especialistas em vigilância sanitária sobre temáticas definidas e indicadas pela Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa (GGTES/Anvisa), a partir dos projetos e prioridades identificados na Agenda Regulatória da Anvisa 2021-2023, assim como em demais diretrizes estratégicas da Agência.

Ao final do triênio, o conteúdo completo dos cursos será transferido à Escola Virtual de Governo (EVG), plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ou a outra plataforma de ensino a distância de acesso público, a fim de que permaneçam disponíveis aos profissionais do SNVS após o encerramento do presente projeto. Pretende-se, dessa maneira, contribuir com o contínuo aperfeiçoamento e a atualização técnica de profissionais de vigilância sanitária, no que tange às áreas de serviços de saúde e serviços de interesse da saúde.

 


Introdução

Neste sentido, o projeto tem como objetivos o que segue:

Objetivo Geral - Promover a atualização de temas pertinentes em Vigilância Sanitária, relacionados às áreas de serviços de saúde e de serviços de interesse da saúde por meio da disponibilização de trilha de cursos de curta duração por ensino à distância, para servidores públicos de vigilância sanitária.

Objetivos Específicos

  • Disseminar conhecimentos atualizados em Vigilância Sanitária para servidores públicos de vigilância sanitária de todas as regiões do país.
  • Aprimorar o conhecimento e a prática dos servidores públicos nos temas de Vigilância Sanitária.
  • Transferir os cursos para acesso em plataforma de domínio público.
  • Público-alvo: profissionais de vigilância sanitária, sobretudo os atuantes em órgãos estaduais e municipais nas áreas de serviços de saúde e serviços de interesse da saúde.

    Benefícos esperados para o SUS: A atuação de profissionais de vigilância sanitária contribui para minimizar os riscos à saúde da população. A disponibilização de cursos gratuitos e atualizados para profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no âmbito do SUS, nesse sentido, possibilita uma melhor qualificação desses servidores e, consequentemente, melhor desempenho na execução das atividades envolvidas no cotidiano da prestação de serviços aos cidadãos.

     


    Métodos

    O presente projeto desenvolverá uma trilha de aprendizagem composta por 10 cursos, com carga horária de até 10 horas cada, totalizando 36 edições e ofertando um máximo de 5.000 vagas, na modalidade de ensino a distância e com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem necessidade de tutoria, com o objetivo principal de promover a atualização de profissionais de vigilância sanitária sobre os temas a serem definidos pela GGTES/Anvisa.

    O desenvolvimento pedagógico e instrucional dos cursos envolverá a utilização de metodologias dinâmicas e ferramentas interativas, como vídeos, áudios e infográficos e outros recursos audiovisuais a serem definidos pela equipe técnica do projeto, em comum acordo com a GGTES/Anvisa, e que possam ser futuramente desmembrados do conteúdo dos cursos para compartilhamento aos serviços de saúde, ou para serem utilizados em treinamentos, capacitações, ou até mesmo serem incorporadas em notas técnicas.

    O conteúdo técnico será desenvolvido por equipe de especialistas e conteudistas em vigilância sanitária, a partir das diretrizes e prioridades definidas pela GGTES/Anvisa, sob coordenação da equipe do HAOC, que ainda proverá os serviços de produção instrucional, administração do ambiente virtual, suporte operacional, estratégias de monitoramento para adesão e conclusão do curso, além de avaliação de satisfação e aprendizagem, seguida de certificação chancelada pela Faculdade de Educação de Ciências em Saúde do HAOC.

    Os projetos pedagógicos dos cursos trarão o detalhamento das ementas de conteúdo programático, das avaliações pré e pós módulos, dos recursos audiovisuais de interação e atração que serão utilizados. Todos esses aspectos dos cursos serão discutidos e encaminhados para a validação da equipe técnica da GGTES/Anvisa, de acordo com o cronograma de elaboração dos cursos. Após aprovação, os cursos serão produzidos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do HAOC, no qual os links de acesso-teste ao ambiente de navegação serão encaminhados à equipe técnica da GGTES/Anvisa para validação dos produtos confeccionados no AVA e do aspecto geral de cada curso produzido.

    Os editais de seleção, as regras para priorização do público-alvo e para aprovação dos alunos, os cronogramas de acesso aos conteúdos e de encerramento de cada curso serão elaborados conjuntamente entre as equipes do HAOC e da GGTES/Anvisa, a fim de garantir o máximo alcance dos cursos aos profissionais de vigilância sanitária de todo o SNVS.

    Todos os cursos serão de capacitação autoinstrucional, gratuita e totalmente na modalidade de ensino a distância, oferecidos na plataforma de cursos Proadi-HAOC, do segundo semestre de 2021 até o término do triênio, em dezembro de 2023. No segundo semestre de 2023, ademais, serão executadas atividades necessárias ao processo de transferência dos cursos à plataforma EVG da ENAP ou a outra plataforma de cursos EaD de acesso público a ser definida pela GGTES/Anvisa.

    As aulas de cada um dos 10 cursos serão estruturadas em módulos com conteúdo aplicado em exemplos, para demonstrar conceitos essenciais da rotina de vigilância sanitária nos serviços específicos, associados à prática de exercícios de fixação. A carga horária máxima de 10h foi estabelecida para que a trilha de aprendizagem seja ágil e contínua, de modo a ser atrativa para os profissionais do SNVS.

    Relatórios de aprendizagem e satisfação serão emitidos para cada uma das edições dos 10 cursos, além dos relatórios de avaliação de comportamento, que visam a analisar a percepção dos alunos sobre o aprimoramento de seus conhecimentos e suas práticas. Entende-se que, se o aluno seguir a trilha de aprendizagem como um todo, terá condições de acumular conhecimento atualizado sobre as temáticas a serem desenvolvidas, além de melhorar sua prática profissional.

     


    Equipe

    • Hospital Alemão Oswaldo Cruz

      Liderança

      Ana Paula Marques de Pinho - Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

      Wilma Madeira - Gerente de Projetos

      Bruno Lopes Zanetta - Coordenador de Projetos


      Equipe

      Fernanda Rigueira Barrieli - Assistente Administrativo

      Marcela Ferreira Pontes - Analista de Projetos


      Colaboração

      Debora Silva Mello - Consultora Técnica


      Área Técnica

      Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES/Anvisa.


    Indicadores

    3572
    Profissionais
    capacitados

    Conheça outros Projetos_