A adoção de padrões em Informática em Saúde, como o ISO/IDMP (Identificação de Produtos Medicinais), impacta positivamente a saúde pública e a segurança da população, uma vez que possibilita a tomada de decisões regulatórias de forma mais rápida, com redução de custos e aumento da eficiência do processo de registro e pós registro de medicamentos, por meio de dados mais íntegros e de maior qualidade.
Como os produtos medicinais podem ser originados por composições bastante complexas, com elementos produzidos por diferentes fornecedores, em diferentes lugares do mundo, o rastreio de eventos relacionados a medicamentos é especialmente difícil.
A padronização de dados possibilita a troca eletrônica de informações sobre produtos medicinais entre estados e países e facilita a gestão adequada de suas informações, permitindo a identificação de cada elemento envolvido na sua composição para que produtos de baixa qualidade ou com desvio de qualidade sejam rastreados e retirados de circulação de forma ágil e ainda possibilita a diminuição do tempo de espera para comercialização de novos produtos com qualidade para a população.
Assim, o objetivo do projeto é apoiar a ANVISA na adoção do padrão ISO/IDMP no Brasil, promovendo recursos para aumentar a segurança na utilização de medicamentos.
Saiba mais sobre o projeto:
As atividades da equipe desenvolvem-se por meio de estudos dos padrões de Informática em Saúde, especificação de arquitetura de dados e elaboração de propostas de governança de modo a viabilizar a adoção do padrão ISO/IDMP no Brasil. Ainda, são realizadas reuniões de trabalho envolvendo profissionais do Hospital Sírio Libanês e membros da ANVISA e estão programados workshops colaborativos com diversos profissionais da área ao longo dos próximos meses.
O projeto Terminologia de Medicamentos encontra-se 100% concluído. No ano de 2019, o principal foco das entregas esteve centrado nas fases de Organizações e Referências, que são as duas primeiras etapas da estratégia faseada denominada SPOR – acrônimo para Substâncias, Produtos, Organizações e Referências. No 1º semestre do ano de 2020 foram concluídas as entregas da fase de Substâncias e iniciadas as atividades para as entregas da fase Produtos e no 2º semestre do ano de 2020 o time concluiu as entregas da fase de Produtos e realizou as apresentações e transferências de conhecimento para a ANVISA.
Alex Ricardo Martins, Hospital Sírio-Libanês (https://www.linkedin.com/in/alexricardomartins/)
Renata Rodrigues de Mattos, Hospital Sírio-Libanês (https://www.linkedin.com/in/renata-rmattos/)
Patrocinador: Ailton Bomfim Brandão Junior, Hospital Sírio-Libanês (https://www.linkedin.com/in/ailtonbrandao/)
Prof.ª Dra. Beatriz Leão, Hospital Sírio-Libanês (http://lattes.cnpq.br/3263401403625735)
Débora Patricio Silva, Hospital Sírio-Libanês (https://www.linkedin.com/in/déborapatricio)
Dr. Eugênio Neves, Hospital Sírio-Libanês (http://lattes.cnpq.br/4786326933342613)
Monalisa de Assis Molla, Hospital Sírio-Libanês (https://www.linkedin.com/in/monalisa-de-assis-molla-moaassis)
Vanderson Paim, Hospital Sírio-Libanês (https://www.linkedin.com/in/vanderson-paim-4a680538/)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA