É dividido em duas etapas: a primeira refere-se ao diagnóstico dos atuais programas de residência médica de MFC, e a segunda consiste no desenvolvimento de um Plano de Apoio para qualificar os programas existentes.
O mapeamento das residências, o diagnóstico das dificuldades em relação à ocupação das vagas, a avaliação das necessidades de novos programas e a qualificação daqueles já existentes serão realizados por meio de uma metodologia mista, caracterizada pelo uso de informações quantitativas e qualitativas.
O Plano de Apoio aos PRMFC será desenvolvido a partir das informações coletadas no diagnóstico, elencando as dificuldades e necessidades. O apoio pedagógico será prestado pela equipe responsável pelo desenvolvimento projeto no HMV e, se necessário, por consultores especialistas.
O projeto está em execução, em atividades de planejamento. Espera-se que a formação de preceptores qualifique os programas de residência em MFC, promova a ocupação das vagas dos programas de residência já ofertados atualmente e possibilite a ampliação de vagas e de programas de residência para essa especialidade tão importante para o fortalecimento da APS do país.